o mar do poeta

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terça-feira, agosto 9

CASA DE ESPÍRITOS



ESPÍRITOS E A NATUREZA
O budismo está impreganado de histórias de espíritos que vêm das tradições budistas mas também de histórias antigas antes do budismo ter sido implantado na Tailândia.


Os espíritos estão ligados à natureza através dos seus elementos, ar, terra, fogo e água.

Os tailândeses tem receio e medo dos espíritos e não são admitidas anedotas a esse respeito, porém existem revistas à venda que publicam histórias de espíritos, mas é contraprocedente perante a sociedade.

San Phra Phun significa casa de espíritos, na grande maioria das casas tailândesas existem essas casas dos espíritos e o seu proprietário todas as manhãs oferece comida e bebida bem como figuras humanas que simbolizam criados para servir essas almas, outros há que oferecem dançarinas para os entreter, elefantes e viaturas tudo é possível oferecer para que almas tenham maior conforto.
 

Casa de Espíritos
Toda casa tailandesa ou mesmo um prédio comercial tem que ter uma casa de espíritos em seu terreno. Um lugar para os espíritos do local, ou phrá phum (como é chamado na Tailândia), viverem. Sem essa vital estrutura o morador da casa está se arriscando ter espirítos vivendo dentro de sua residência, o que pode causar uma série de problemas. Uma casa de espíritos tem o mesmo tamanho de uma casa de pássaros, sempre imitando a arquitetura dos templos tais e levantada sobre um pedestal, com uma escada conectando o chão à casa (senão o espírito não chega na casa). No caso de um grande hotel, a casa pode ser maior, mas ter um terreno vazio, que rodeia a casa deve ser maior, muitas vezes superando os 100 metros quadrados.
 Interessante mesmo é perceber que os tailandeses sempre mantêm essa pequena casa sempre limpa, fazem oferendas diárias de comidas, bebidas, flores, velas e incensos. Muitas casas ainda tem até luz elétrica (parece brincadeira). O motivo de tantos cuidados é deixar a casa de espíritos mais agradável que a casa principal do local, pois assim se assegura que o espírito não entrará na casa da família, mas sim ficará na casa destinada para ele. Isso requer que essa pequena casa também tenha um local previlegiado no terreno, não ficando coberta ou sujeita à sombra da casa principal.
 A posição da casa de espíritos desse ser pensada desde o início da construção do prédio e instalada com a devida cerimônia. Caso a casa principal sofra algum melhoramento ou ampliação, a casa em miniatura também deverá ser beneficiada, sempre contando com cerimônias para essa alteração.
 O interior dessas casas é geralmente decorado com figuras de cerâmica ou de plástico, representando os espíritos guardiões da propriedade. As casas maiores e mais elaboradas contém figuras que se assemelham a uma família ou mesmo servos para os espíritos residentes.


A House Spirit in Thailand lives in a Spirit House called San Phra Phum. Thais believe that when they build a house they will disturb the resident House Spirit so they give them a new Spirit House and ensure that the House Spirit will have ample sustenance. Offerings of food and drink are usually made daily and Thais treat these Spirit Houses with great respect.

The Spirit House (San Phra Phum) is very common in Thailand. The Spirit House is a small elevated model house, a little like a doll's house, often richly decorated with many tiny model animals inside and around them . They have a small platform or table on which offerings to the Spirits are placed and can be seen in many gardens and outside shops and other businesses. Spirit worship ( Animism) was widely practiced in Asia and with the coming of Buddhism some of these beliefs became intermingled.

There are several reasons why these Spirit House are erected. It is also believed that some Spirits will look after the house and ensure the well being or prosperity of the owner.

Riverside residents warned to prepare for floods




Riverside residents warned to prepare for floods


segunda-feira, agosto 8

FESTIVAL QIXI - OU FESTA DO DUPLO SETE


Qixi Festival ( chinês : 七 夕 Seção , literalmente "The Night of Sevens"), também conhecido como Magpie Festival, cai no sétimo dia do sétimo mês lunar do calendário chinês , assim o seu nome.

Também inspirou Tanabata (Shichiseki) no Japão , Chilseok (칠석) na Coréia , e que Tich no Vietnam Às vezes é chamado Chinese Dia dos Namorados (chinês simplificado: 情 人 Seção ; pinyin: Qing ren jie) desde 1990.

Meninas tradicionalmente demonstrar sua artes domésticas, especialmente fazendo gravações em melões, neste dia e fazer votos de poderem ter um bom marido. É também conhecida pelos seguintes nomes:

O Festival para interceder por Competências

Aniversário das sete irmãs, especialmente em cantonês , (chinês tradicional: 七 姊 诞 ; Mandarim Pinyin: Qi zǐ daN; Jyutping: cat1 zi2 daan3)

A Noite de Competências (chinês: 巧 夕 ; pinyin: qiǎo xi)

No presente ano de 2011 este festival teve lugar no dia 6 de Agosto

A história do vaqueiro e a moça tecelã

No final do Verão, as estrelas Altair e Vega são altas no céu noturno, e os chineses dizem o amor seguinte história , de que há muitas variações:

Um pastor jovem,  Niulang (chinês: 牛 郎 ; pinyin: niu lang, literalmente "[o] vaqueiro"), deparou com uma linda garota - Zhinü (chinês: 织 女 ; pinyin: zhi nǚ, literalmente "[o] weavergirl "), a sétima filha da Deusa, que só escapou do céu, com suas irmãs e se indo banhar num rio.

Zhinü logo se apaixonou por Niulang, e casaram-se sem o conhecimento da Deusa. Zhinü provou ser uma esposa maravilhosa, e Niulang para ser um bom marido. Eles viveram felizes e tiveram dois filhos.

Mas a Deusa do Céu (ou em algumas versões, a mãe do Zhinü) descobriu que Zhinü, uma menina de fadas, tinha casado com um mero mortal. A Deusa ficou furioso e ordenou Zhinü para voltar para o céu. (Como alternativa, a Deusa forçado a fada de volta ao seu dever ex-tecelã de nuvens coloridas, uma tarefa que ela negligenciou, enquanto vivia na terra com uma mortal.) Na Terra, Niulang ficou muito irritado por sua esposa tivesse desaparecido.

De repente, o seu boi começou a falar, dizendo-lhe que estva velho e irias morrer dentro em breve, e se ele se colocasse em sua pele, ele seria capaz de ir para o céu para encontrar sua esposa. Chorando amargamente, ele matou o boi, coloque-se sobre a pele, e levou seus dois filhos amados  para o céu para encontrar Zhinü. A Deusa descobriu isso e ficou muito zangada. Tirando as hairpin, a Deusa criou um rio largo no céu para separar os dois amantes para sempre, formando assim a Via Láctea entre Altair e Vega.

Zhinü deve sentar-se sempre de um lado do rio, infelizmente, tecelagem em tear, enquanto Niulang a observa de longe enquanto cuida de seus dois filhos (suas estrelas acompanhamento β e γ Aquilae ou por seus nomes chineses Ele Gu Gu Ele 1 e 3 ).

Mas uma vez por ano todos os magpies no mundo levaria pena deles e voar até ao céu para formar uma ponte ( 鹊桥 , "a ponte dos magpies", Que Qiao ) sobre a estrela Deneb na constelação de Cygnus para os amantes podem ser juntos por uma única noite, que é a sétima noite da sétima lua.

Variações da história

Também foi dito que a Deusa do Céu, por piedade, resolveu deixá-los se unir uma vez no sétimo dia do sétimo mês lunar como ela foi tocado por seu amor um pelo outro.

Em algumas versões ele é o Imperador do Céu , ou o pai do vaqueiro, ou a mãe do pastor é que tem o papel de separar os amantes, para que eles se concentrem no seu trabalho em vez de romance.

A estrela Deneb é uma fada que age como um acompanhante , quando os amantes se encontram na ponte da pega.

Ao invés de uma vez por ano, há uma outra versão em que os amantes foram autorizados a se reunir uma vez por mês.

Há também uma crença de que em algum momento durante a noite de Qixi, as duas estrelas Vega e Altair vai realmente se unir no mesmo lado da Via Láctea.

Histórias semelhantes são contadas em toda a Ásia; no Japão, Coréia, Tailândia, Laos e Indonésia. No Sudeste Asiático as histórias eram conhecidos como Sudhana Jataka , que se acredita ser uma das histórias de vidas passadas do Buddha , ou o jataka .

Na cultura popular Barry Hughart 's romance de fantasia, Ponte das Aves , é vagamente baseado nesta história, embora as duas figuras são trocadas. A menina é forçado a permanecer na terra, enquanto seu amante masculino está nos céus. Ela é uma jovem camponesa, e ele pastor das estrelas.

Americana post-hardcore da banda La Disputa 's canção' Four 'está escrito sobre uma versão alternativa da história, com um Grande Rei assumindo o papel de separar os amantes, devido à sua negligenciar seus deveres no tear. Nesta versão os amantes é uma princesa e um pastor, e substitui toda a mitologia da história original. La Disputa 's primeiro LP foi um tema recorrente desta história, incluindo o título do álbum: algum lugar no fundo do rio entre Vega e Altair .

Qixi originada durante a Dinastia Han. Ela veio de adoração do povo das estrelas. Em Qixi, um festão é colocado no quintal e as mulheres solteiras ou recém-casados na casa fazer uma oferta para Niulang e Zhinü composto por frutas, flores, chá e pó facial . Depois de terminar a oferta, a metade do pó facial é jogado sobre o telhado ea outra metade dividida entre as mulheres jovens do agregado familiar.

Acredita-se que, fazendo isso, as mulheres ficam ligadas em beleza com Zhinü.

Outra tradição é que todas as  meninas que jogarem uma agulha de costura  em uma bacia cheia de água na noite de Qixi como um teste de bordadeiras. Se a agulha flutuar sobre a água em vez de afundar, isso prova que a menina é uma mulher bordadeira.As solteiras qualificadas também rezam para encontrar um bom marido no futuro. E as mulheres recém-casados rezam para ficarem  grávidas rapidamente no futuro.

As pessoas dizem que nesse dia vai chover, porque eles, os amantes, estão chorando no céu.
O sétimo dia do sétimo mês lunar recai sobre:


06 de agosto de 2011

23 de agosto de 2012

13 de agosto de 2013

02 de agosto de 2014

20 de agosto de 2015

9 de agosto de 2016

28 de agosto de 2017

17 de agosto de 2018

7 de agosto de 2019

Agosto 25 2020

Versão vietnamita In Vietnam

No Vietnã , este dia é chamado ngầy "Ngưu Lang Chuc Nu" (Niu Lang Zhi Nu dia em mandarim). O conto é sobre um casal de namorados: Ngưu Lang, que é o Imperador de Jade 's homem de búfalo e um excelente fluter bambu, e Chuc Nu, excelente tecelã. Eles estavam muito apaixonados um pelo outro para fazer seu trabalho bem. Por causa dessa perda de produtividade, o Imperador de Jade ficou zangado e decidiu que eles devem viver em lados opostos da Ngan Ha (Ngan rio aka a Via Láctea ). Mas mais tarde o Imperador Jade sentiu pena deles e lhes permitiu conhecer uns aos outros uma vez por ano, no dia 7 do mês 7 do ano lunar.

No entanto, eles são incapazes de atravessar a Via Láctea pelos seus próprios meios. Assim, o Imperador de Jade ordenou a corvos para construirem uma ponte sobre a Via Láctea. A partir de então, a ponte tem o nome cau Ô Thước ("Crow e Ponte Pie").

Todos os anos, quando eles se encontram, os amantes choram de alegria. Suas lágrimas caem do céu e formando um tipo especial de chuva neste dia: "mua Ngau" ("chuva contínua" - uma chuva que dura um longo tempo).

Outros dias românticos na cultura chinesa .

Dois outros dias tem, ou tinha, associações românticas na região a cultura chinesa:

Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, emprestado do Ocidente, e Dia Lantern Festival (元宵节) - dia 15 e dia do Ano Novo Lunar, em que moças solteiras eram tradicionalmente permissão para aparecer em público sem escolta e assim ter a chance de conhecer solteiros. Enquanto na cultura chinesa moderna, tais limitações para as mulheres deixaram de existir, o dia, que marca também o fim das celebrações do Ano Novo Lunar, ainda é levemente observado em algumas regiões chinesas.

 
 
The Double Seven Festival :


The Double Seven Festival or Chinese Valentine's Day is celebrated on July 7 of the Chinese lunar calendar, which is the most romantic festival in China.





扩展阅读:



相传在很早以前,有个年轻的小伙子叫牛郎。一天,他看见天上的七位仙女下凡在河里洗澡。牛郎在老牛的帮助下认识了第七个仙女——织女,二人互生情意,后来织女做了牛郎的妻子。男耕女织,情深意重,他们生了一男一女两个孩子,一家人生活得很幸福。



但是当王母娘娘得知织女嫁给一个凡人后,勃然大怒,强行把织女带回天上。就在牛郎万分焦急的时候,一直陪伴他的老黄牛突然张口说话了。它告诉牛郎,它死后牛郎可以剥下它的皮,踩着去追织女。牛郎于是含泪剥下老黄牛的皮,把一双儿女放在两个筐里,挑着扁担踩着黄牛皮去追织女。牛郎越来越近,眼看就要追上来了。王母娘娘急忙用银簪在天上划出一条河。银河分开了牛郎和织女。



他们的忠贞爱情感动了喜鹊,千万只喜鹊飞来,搭成鹊桥,让牛郎织女走上鹊桥相会,王母娘娘对此也无奈,只好允许两人在每年七月七日于鹊桥相会。



A young cowherd named Niulang came across seven fairy sisters bathing in a lake. With the help of his companion the ox, he fell in love with the seventh sister Zhinü. Later she agreed to his request for marriage. She proved to be a wonderful wife, and Niulang to be a good husband. They lived happily and had two children.

But the Goddess of Heaven found out that Zhinü, a fairy girl, had married a mere mortal. The Goddess was furious and ordered Zhinü to return to heaven. On Earth, Niulang was very upset that his wife had disappeared. Suddenly, his ox began to talk, telling him that if he killed it and put on its hide, he would be able to go up to Heaven to find his wife. Crying bitterly, he killed the ox, put on the skin, and carried his two beloved children off to Heaven to find Zhinü. The Goddess discovered this and was very angry. Taking out her hairpin, the Goddess scratched a wide river in the sky to separate the two lovers forever.

But once a year all the magpies in the world would take pity on them and fly up into heaven to form a bridge so the lovers may be together for a single night, which is the seventh night of the seventh moon.





domingo, agosto 7

EM BANGUECOQUE UM ALMOÇO PARA TRÊS

Thursday, December 16, 2010


EM BANGUECOQUE UM ALMOÇO PARA TRÊS

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Foi um almoço para três que acomodaria o estômago a seis mesmo daqueles de não sofrerem o mal do fastio.
Assim foi ontem, dia 15 de Dezembro, em sua casa de Banguecoque do amigo e puro alentejano António Cambeta acompanhado de mim, o chefe de cozinha, das almoçaradas dos “portugas” Manuel Campos que ontem esteve de folga dado que o confrade António Cambeta, a esposa Tasanee, prepararam o excelente almoço. A mesma foi posta pela jovem, filha e tal qual a face do amigo Cambeta, Catalya.
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Ora o confrade Cambeta um velho residente desta imensa Ásia cuja permanência, nesta área do globo, já dobrou a do Fernão Mendes Pinto por 4 anos. Leva com isto 46 anos.
.Quase meio século de uma vida entre o serviço do Estado Português, servindo vários Governadores de Macau e agora gozando merecida reforma que lhe permite, uns tempos em Macau, outros na Tailândia, junto de suas duas família as luso tailandesa e chinesas e a viver desafogadamente.
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António Cambeta ex-oficial da Marinha do Governo de Macau, de quando sob administração portuguesa, não esconde a ninguém que vive entre vários amores: “as suas duas esposas a tailandesa Tasanee, a chinesa Drª Maria de Lourdes, suas três filhas em Banguecoque, dois filhos, duas netinhas e um netinho, recentemente nascido, em Macau.


Imagem do lado esquerdo um bacalhau à "brás" confeccionado pelo amigo Cambeta. Do lado direito Manuel Campos e o anfitrião ao "ataque". A ementa que bem dava para seis, além do indispensável bacalhau, da maneira que for cozinhado, havia chouriço à rodelas, azeitonas, alentejanas, queijo, galinha assada e recheada à "Cambeta" e o caldo verde com tora, aos pedacinhos de chouriço.
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Carne de porco cozida, deliciosa. Vinho do Chile... Continua a não haver vinho português na prateleiras dos super-mercados de Banguecoque e nas garrafeiras de hoteis. Seria uma pergunta a fazer ao embaixador Faria e Maya e razão de tal anomalia, mas como ele, creio dentro de dias, vai descansar (reforma) e o adeus à diplomacia, já não vale a pena perder tempo com a pergunta... Há pelo menos a esperança que o novo embaixador a chegar a Banguecoque faça algo para que na Tailândia, onde se bebem almudes de vinho, a "pinga" de boa cepa portugesa, volte a ser bebida e vendida como outrora..
Não estou ou tenho estado a elogiar o amigo António Cambeta, gratuitamente, porque ele é um homem de virtude, sentimentos,assumindo as responsabilidades de marido, pai e avó. Mas além do mais é um nato, viajante e conhecedor da Tailândia desde o sul ao norte, possuindo milhares de fotografias que catologou em CD-Roms, cujos os discos estão decorados com capas. Petencem ao seu arquivo particular de memórias
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Um cantinho, aconhegador, da casa de António Cambeta, onde figuram na parede as lembranças de um passado e a bandeira das Quinas, Qual português, haverá, por esse mundo adiante que não tenha na sua casa a sua indentidade?
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Há 8 anos escrevi sobre António Cambeta:
“Entredois amores (considero três), vive o jovem na proximidade da casa dos 60, António Cambeta; Homem já da Àsia e onde vive há perto dos 40 anos. O três amores de António Cambeta são: o Alelentejo, Évora onde nasceu, a esposa chinesa em Macau que lhe deu dois filhos, funcionários do Governo e uma senhora tailandesa, que conheceu e por quém se perdeu de amores, há 23 anos e cujo dessa, sincera, ligação amorosa, nasceram 3 formosas raparigas, onde a fisionomia, do rosto, das três beldades lusas/tailandesas têm bem vincados os sinais da latinidade de António Cambeta.

Que não se ascendam as iras da gente púdica, dos castos, dos pregadores dos bons costumes pelo facto de António Cambeta ter vivido, ao longo da sua permanência na Ásia, entre dois amores.
Os seus dois filhos nascidos de uma senhora, chinesa, em Macau, o Luis Manuel de 33 anos e o Vicente de 32, contribuem, para a continuação da lusitanidade naquele Território, servindo a Administração; e as suas três “princesas”, tailandesas, está a prepará-las com uma educação primorosa para enfrentarem o futuro.

Rosa Cambeta, de 19 anos, é estudante, forma-se na mais moderna universidade no centro norte da Tailândia, Susaranee ( nome de um Rei heroi do antigo Sião), a Sunsanee Cambeta, de 9 anos e Catalya Cambeta de 8 anos, aprendem em excelentes escolas para depois seguirem o caminho da Rosa e com isto contribuir para o desenvolvimento da Tailândia,moderna e preparada para um futuro promissor, económico, dentro do contexto dos países do Sudeste Asiático.

Foto tirada em Março de 2011


Além do mais a comunidade lusa/portuguesa vai continuar presente na Tailândia e, com isto manter as raízes da sua identidade, na velha capital Aiútaia (Ayutthaya), na proximidade de atingir os 500 anos de relacionamento, amistoso, entre Portugal e a Tailândia.

António Cambeta deixou o seu Alentejo em 1964 e partiu para Macau,como oficial miliciano, inserido, na Companhia de Caçadores 690. Passou à disponibilidade em 1967 e fica por Macau como funcionário de uma companhia de navegação.

Mais tarde ingressa nos quadros dos Serviços da Marinha do território. Foi patrão de várias lanchas de fiscalização no Rio das Pérolas, frequentou cursos, avançados, de processos alfandegários, em Hong Kong e a seu cargo, a chefia, de todos os sectores do departamento aduaneiro de Macau.

Socorreu humanitáriamente e resgatou, em situações aflitivas, centenas de refugiados vietnamitas (boat people).

Foi condecorado, com as medalhas de Dedicação e Mérito Profissional, pelos Governadores Eng. Carlos Melancia e General Rocha Vieira . Durante a longa carreira teve vários louvores e menções honrorosas pelos bons serviços, prestados em Macau, debaixo da administração portuguesa.

António Cambeta, reformado, vive desafogadamente, entre os vários amores: as duas companheiras asiáticas, os filhos e as filhas que estas lhe ofereceram.
Évora, no imenso Alentejo, é outro seu amor.

Mas pelo que ouvi de António Cambeta me pareceu de quem gosta mais é de Macau e da Tailândia. Évora de tempos a tempos, para matar saudades.”

José Martins - 22.10.2002

sábado, agosto 6

6 DE AGOSTO DE 1945 - BOMBA ATÓMICA EM HIROSHIMA

Little Boy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Little Boy

Little Boy
TipoArma nuclear
Local de origem Estados Unidos
História operacional
Em serviço6 de agosto de 1945
Utilizadores Estados Unidos
GuerrasSegunda Guerra Mundial
Histórico de produção
Quantidade
produzida
1
Especificações
Peso4 ton
Comprimento3,2m
Largura71cm
Diâmetro60cm

Carga explosivaUrânio
Peso da carga
explosiva
65kg
Poder explosivo15 quilotons

Little Boy ("menininho", ou "rapazinho", em português) é o nome de código de uma bomba atómica largada sobre Hiroshima, no Japão, na Segunda-feira 6 de agosto de 1945. Após ter sido largado a partir do B-29 Superfortress, Enola Gay pilotado pelo então tenente-coronel Paul Tibbets, a cerca de 31.000 pés (9.450m) de altitude, o engenho explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (JST) a cerca de 600m do solo, com uma explosão de potência equivalente à de 13 kton de TNT.


A Mk I "Little Boy" tinha 3,2m em comprimento, 71cm de largura e massa de 4.000kg. O projeto tinha um mecanismo igual ao de uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia. Continha 60kg de U-235. O urânio foi enriquecido nas enormes fábricas de Oak Ridge, no Tennessee, durante o Projecto Manhattan.

Aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado direto da explosão, e um número equivalente de pessoas foram feridas. Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque "inverno nuclear" e cancro. Muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos crianças nasceram com deformações.

Não existe consenso sobre o real número total de vítimas mortais, debate em relação ao qual podem ser obtidas informações nos seguintes sites sobre esta questão:

 

Estrutura da bomba

Little Boy internal diagram.svg
  1. Estabilizador
  2. tambor de aço
  3. detonador
  4. Explosivo (pólvora)
  5. Projétil de Urânio-235(peso total 26 kg)
  6. Entradas para o instrumento de medição e barômetro
  7. Fuselagem
  8. Fusível
  9. Cano de aço de 10 cm de diâmetro e 2 m de comprimetno
  10. Cabos para o fusível
  11. Urânio-235 alvo com 38 kg
  12. refletor de nêutrons de Carbonato de tungstênio
  13. iniciador de nêutrons
  14. Antenas do radar
  15. cavidade para receber o cilindro de boro de segurança

Após a destruição

Hiroshima antes do bombardeamento.Hiroshima antes do bombardeamento.
Hiroshima antes do bombardeamento.
Hiroshima depois do bombardeamento.
O operador de controle da Japanese Broadcasting Corporation, em Tóquio, reparou que a estação de Hiroshima tinha saído do ar. Ele tentou restabelecer o seu programa usando outra linha telefónica, mas esta também falhou. Cerca de vinte minutos mais tarde, o centro telegráfico de Tóquio verificou que a principal linha telegráfica tinha deixado de funcionar logo ao norte de Hiroshima. De algumas pequenas estações de caminho-de-ferro a menos de 16 km da cidade chegaram notícias não oficiais e confusas de uma terrível explosão em Hiroshima. Todas estas notícias foram transmitidas para o Quartel-General do Estado-Maior japonês.

Maquete de Hiroshima antes do bombardeamento.Maquete de Hiroshima antes do bombardeamento.
Maquete de Hiroshima antes do bombardeamento.
Maquete de Hiroshima depois do bombardeamento.

Bases militares tentaram repetidamente chamar a Estação de Controle do Exército em Hiroshima. O silêncio completo daquela cidade confundiu os homens do Quartel-General; eles sabiam não ter ocorrido qualquer grande ataque inimigo e que não havia uma grande quantidade de explosivos em Hiroshima naquela altura.

Um jovem oficial do Estado-Maior japonês foi instruído para voar imediatamente para Hiroshima, para aterrar, observar os danos, regressar a Tóquio e apresentar ao Estado-Maior informação fiável. A opinião mais ou menos geral, no Quartel-General, era de que nada de importante tinha ocorrido, que tudo não passava de um terrível rumor deflagrado por algumas centelhas de verdade.

O oficial dirigiu-se ao aeroporto e descolou em direcção a sudoeste. Após voar durante aproximadamente três horas, ainda a uma distância de 160 km de Hiroshima, ele e o seu piloto viram uma imensa nuvem de fumo da bomba. Na solarenga tarde, os restos de Hiroshima ardiam. O avião em breve chegou à cidade, à volta da qual ambos fizeram círculos sem acreditar no que viam. Uma grande cicatriz no solo ainda a arder, coberto por uma pesada nuvem de fumo, era tudo o que restava.

Aterraram a sul da cidade e o oficial, após contactar com Tóquio, começou imediatamente a organizar medidas de socorro. O conhecimento por parte de Tóquio do que realmente tinha causado o desastre veio do anúncio público da Casa Branca, em Washington, dezesseis horas após o ataque nuclear a Hiroshima.

Relatos

Veja o depoimento Sumie Kuramoto, que presenciou o ataque aos 16 anos de idade:
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Nunca esquecerei esse momento. Pouco depois das 8 da manhã, houve um estrondo, uma explosão reverberante e, no mesmo instante, um clarão de luz amarelo-alaranjado entrou pelo vidro do telhado. Ficou tudo tão escuro como noite. Um golpe de vento atirou-me no ar e a seguir no chão, contra as pedras. A dor estava apenas brotando quando o prédio começou a ruir em torno de mim.
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Cquote1.png
Aos poucos o ar se aclarou e eu consegui sair dos destroços. No caminho para um dos centros de emergência vi muita confusão. As ruas estavam tão quentes que queimavam meus pés. Casas ardiam, os trilhos de bonde irradiavam uma luz sinistra e no local de um templo pessoas se amontoavam. Algumas respiravam, a maioria estava imóvel. No pronto-socorro chegava gente correndo, as roupas rasgadas, chorando, gritando. Alguns tinham o rosto ensanguentado e inchado, outros tinham a pele queimada caindo aos frangalhos de seus braços e pernas. Em um bonde vi fileiras de esqueletos brancos. Havia também os ossos de pessoas que tentaram fugir. Hiroshima tinha se tornado num verdadeiro inferno."
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Estruturas sobreviventes


A "Cúpula Genbaku" atualmente.

Alguns dos edifícios de concreto armado reforçado de Hiroshima foram construídos tendo em mente o perigo, sempre presente, de terramotos (ou terremotos), pelo que, muito embora estivessem localizados no centro da cidade, a sua hiperestrutura não colapsou. Como a bomba detonou no ar, a onda de choque foi orientada mais na vertical (de cima para baixo) do que na horizontal, fator largamente responsável pela sobrevivência do que é hoje conhecido por "Cúpula Genbaku", ou "Cúpula da Bomba Atómica", projectada e construída pelo arquiteto checo Jan Letzel, a qual estava a apenas a 150 m do hipocentro da explosão.

A ruína foi chamada de Memorial da Paz de Hiroshima e foi tornada Património Mundial pela UNESCO em 1996, decisão que enfrentou objecções por parte dos E.U.A. e da China.

sexta-feira, agosto 5

FESTIVAL DA SARDINHA 2011



Portimão: Festival começa hoje


Toneladas de sardinha

O Festival da Sardinha, um dos mais emblemáticos eventos gastronómicos do País, começa hoje e prolonga-se até ao próximo dia 15, em Portimão. Sete toneladas de sardinhas capturadas no mar algarvio serão consumidas ao longo dos 11 dias do festival. A organização espera 60 mil visitantes.



Por:José Carlos Eusébio

O certame conta com sete restaurantes e dois mil lugares sentados. Uma refeição, que inclui cinco sardinhas assadas, salada, pão e batatas, custa sete euros. A entrada no recinto do festival custa 5 euros.

O certame conta ainda com 25 outros espaços dedicados à gastronomia, onde não faltarão doces e bebidas tradicionais, bem como 55 stands de artesanato. O festival é organizado pela autarquia local através de uma empresa municipal, que prevê gastar cerca de 250 mil euros (uma redução de 50% no investimento em relação ao ano passado).

No primeiro dia do evento, tem lugar a cerimónia de assinatura de um acordo de transferência de quatro navios abatidos ao efectivo da Marinha para o município de Portimão. Os barcos serão depois afundados ao largo da costa para criar um museu submerso.

Todos os dias, existe animação musical. Hoje, canta Dulce Pontes.

Fonte - Correio da Manhã

quinta-feira, agosto 4

MOEDA COMEMORATIVA DO TRATADO DE AMIZADE PORTUGAL - TAILÂNDIA




Série: VII Série dos Descobrimentos Portugueses - Navegando no mar da China


Ano: 1996

Valor facial: 200 escudos

Metal: cuproníquel 75/25

Acabamento: normal

Diâmetro: 36 mm

Peso: 21 g +/- 1,5%

Bordo: serrilhado

Eixo: horizontal

Tiragem: 750.000

Escultor: Eloisa Byrne

Legislação: Decreto-Lei n.º 101/96, de 24 de Julho

A/: apresenta, no lado direito do campo, o escudo das armas nacionais, tendo por baixo, à direita, uma representação de edifícios e templos tradicionais siameses das margens do rio Chaophaya, e a era «1996», do lado esquerdo do campo, uma representação de um navio português quinhentista, na orla superior, a legenda «República Portuguesa» e, na orla inferior, o valor facial «200 Escudos».

R/: apresenta, no centro do campo, duas composições heráldicas alegóricas dentro de molduras encordoadas que se cruzam ao centro, à direita, uma representação de símbolos iconográficos e heráldicos siameses e a inscrição do nome do rei «Ramathibodi II» no arco inferior, à esquerda, uma representação da Cruz da Ordem de Cristo sobrepondo-se inferiormente sobre uma esfera armilar de recorte manuelino, tendo no arco inferior o nome do rei «D. Manuel I», na parte inferior do campo, a era «1512», na orla inferior a legenda «Aliança Portugal-Reino do Sião» e, na orla superior, a mesma legenda em tailandês.

Reino do Sião ou Reino Ayutthaya foi um reino siamês fundado em 1351 que perdurou até à invasão birmanesa em 1767. Fundado pelo povo Tai, que expulso do sudoeste da China se instalou na região próxima e adoptou o budismo como religião. Ayutthaya estabeleceu relações amigáveis com negociantes estrangeiros, incluindo os chineses Han, vietnamitas annam, indianos, japoneses e persas e, mais tarde com os portugueses, espanhóis, holandeses e franceses, permitindo-lhes construir povoações no exterior dos muros da cidade.

No século XVI Ayutthaya era descrita por mercadores estrangeiros como uma das maiores e mais ricas cidades do Oriente. A corte do rei Narai (1656-1688) teve um forte ligação com a corte do rei Luís XIV de França, cujos embaixadores a comparavam a Paris pela dimensão e opulência. Antes do domínio birmanês em 1767, os seus estados tributários do Reino do Sião incluíam os estados shan do norte do actual Myanmar, Chiang Mai, Yunnan e Shan Sri na China), Lan Xang de Laos, o reino Champa, e algumas cidades-estado da península da Malásia. Em 1939 trocou de nome e passou a chamar-se Tailândia (ex-Sião).

O estado siamês baseado na cidade de Ayutthaya no vale do rio Chao Phraya cresceu a partir do reino inicial de Lavo, que viria a absorver, continuando a tendência de expansão para sul dos povos siameses (tai). Em 1351 para fugir de uma epidemia, o rei Ramathibodi I mudou a corte para sul, na bacia do rio Chao Phraya. Numa ilha do rio fundou uma nova capital, a cidade Ayutthaya, significando "cidade de reis". Em poucos decénios, o reino de Ayutthaya expandiu-se consideravelmente à custa do decadente império khmer do Camboja e do reino de Sukhotai, que foram absorvidos pelo novo Estado. O império de Ayutthaya empregou novas técnicas de centralização do poder e herdou do Estado Khmer a visão do governante como um rei divinizado.

O reino desenvolveu um extenso aparato burocrático, e a sociedade hierarquizou-se rigidamente. As guerras foram frequentes e o território dominado a partir de Ayutthaya alcançou limites próximos ao da actual Tailândia. No entanto, as fronteiras com os Estados vizinhos, devido às contínuas guerras e aos planos separatistas das províncias distantes, modificaram-se constantemente. Em 1569, os birmaneses transformaram Ayutthaya num Estado dependente.

Quinze anos mais tarde, a independência do Sião foi restabelecida pelo príncipe Naresuan, considerado desde então um herói nacional na

Tailândia. Em 1511 Ayutthaya recebeu uma missão diplomática portuguesa, enviada por Afonso de Albuquerque na sequência da conquista portuguesa de Malaca no início do ano, dado a influência que era então atribuída ao Reino do Sião sobre a península de Malaca.

Duarte Fernandes foi o primeiro enviado à corte de Rama T'ibodi II, regressando com um enviado siamês e ofertas para o Rei de Portugal, seguindo-se-lhe António de Miranda de Azevedo, Duarte Coelho e Manuel Fragoso, que aí permaneceu dois anos preparando um documento sobre o reino do Sião, que enviou directamente para Portugal. Estes terão sido os primeiros europeus a visitar o reino. Cinco anos após os contactos iniciais, Ayutthaya e Portugal estabeleceram um tratado que garantia aos portugueses a permissão para comerciar no reino do Sião.

As relações entre os dois reinos permaneceram informais até que em 1518 o Rei D. Manuel I enviou uma embaixada com ofertas e a proposta de formalização de um tratado de aliança comercial, política e militar, que incluía a possibilidade dos siameses comerciarem em Malaca. Os comerciantes e missionários portugueses não exerceram, no entanto, grande influência sobre o país, situado fora das principais rotas portuguesas do Índico.

A maioria de portugueses na Tailândia eram aventureiros que serviriam os exércitos reais como mercenários e que foram responsáveis pela adopção de algumas técnicas militares ocidentais nas operações militares tailandesas. Mais tarde, em 1592, seria estabelecido um tratado semelhante dando aos holandeses uma posição privilegiada no comércio de arroz. Os estrangeiros eram cordialmente recebidos na corte de Narai (1657-1688), um governante com uma visão cosmopolita, embora reticente à influência externa.

Foram estabelecidas importantes relações comerciais com os japoneses. No século XVII, comerciantes holandeses e britânicos começaram a fundar centros comerciais junto à capital e na península de Malaca. Mais tarde, chegaram os franceses, que se impuseram aos outros europeus e foram enviadas missões diplomáticas siamesas a Paris e a Haia. Ao manter todos estes laços a corte do Sião jogou habilmente com as rivalidades entre holandeses e ingleses e franceses, impedindo a influência excessiva de um único poder.

Contudo em 1664 os holandeses forçam um tratado garantindo direitos territoriais e acesso comercial livre. Exortado pelo ministro externo Constantine Phaulkon, um aventureiro grego, Narai volta-se para a França em busca de auxílio. Engenheiros franceses construíram fortificações e um novo palácio em Lopburi, além disso missionários franceses dedicaram-se à educação e medicina, trazendo para o reino a primeira impressora. O próprio Luís XVI entusiasmou-se com a possibilidade de Narai se poder converter ao cristianismo.

A forte influência francesa despertou desconfianças e a chegada de uma expedição francesa composta de 600 homens armados, em 1687, despertou receios. No ano seguinte, um golpe dado por líderes tais antiocidentais levou à expulsão de todos os franceses. Teve início então uma etapa de relativo isolamento do Sião com relação ao Ocidente, uma política que durou 150 anos.

4 DE AGOSTO DE 1578 - BATALHA DE ALCÁCER-QUIBIR



A Batalha de Alcácer-Quibir (grafias: Alcácer - Quivir, Al Quasr al-kibr, Alcazarquivir ou Alcassar, significando "grande fortaleza", em árabe) (árabe: معركة القصر الكبير), conhecida em Marrocos como Batalha dos Três Reis (árabe: معركة الملوك الثلاث), foi uma grande batalha travada no norte de Marrocos perto da cidade de Ksar-El-Kebir, entre Tânger e Fez, em 4 de Agosto de 1578. Os combatentes foram os portugueses liderados pelo rei D. Sebastião aliados ao exército do sultão Mulay Mohammed (Abu Abdallah Mohammed Saadi II, da dinastia Saadi) contra um grande exército marroquino liderado pelo Sultão de Marrocos Mulei Moluco (Abd Al-Malik da dinastia Saadi) com apoio otomano.

No seu fervor religioso, o rei D. Sebastião planeara uma cruzada após Mulay Mohammed ter solicitado a sua ajuda para recuperar o trono, que seu tio Abd Al-Malik havia tomado. A batalha resultou na derrota portuguesa, com o desaparecimento em combate do rei D. Sebastião e da nata da nobreza portuguesa. Além do rei português morreram na batalha os dois sultões rivais originando o nome "Batalha dos três reis", com que ficou conhecida entre os Marroquinos.

A derrota na batalha de Alcácer-Quibir levou à crise dinástica de 1580 e ao nascimento do mito do Sebastianismo. O reino foi gravemente empobrecido pelos resgates que foi preciso pagar para reaver os cativos. A batalha ditou fim da Dinastia de Avis e do período de expansão iniciado com a vitória na batalha de Aljubarrota. A crise dinástica resultou na perda da independência de Portugal por 60 anos, com a união ibérica sob a dinastia Filipina.

 

Antecedentes

O rei D. Sebastião, cognominado "o desejado", era filho do Infante Dom João (filho de João III de Portugal) e Joana de Áustria, filha do Imperador Carlos V. Seu pai morrera antes que ele houvesse nascido, e D. Sebastião herdou o trono aos três anos, após a morte do seu avô em 1557. Foi educado quase exclusivamente por jesuítas, pelo seu guardião e tutor Aleixo de Meneses e por sua avó, Catarina de Áustria, esposa de D. João III e irmã de Carlos V. Assumiu o governo em 1568, aos 14 anos.

Certas teorias afirmam que no âmbito dessas influências o seu idealismo juvenil se transformou em fanatismo religioso, embora ele nunca tenha aderido à Santa Liga. As Cortes haviam solicitado várias vezes a D. Sebastião para fazer cessar o avanço da presença militar otomana, que seria uma ameaça para a segurança das costas portuguesas e do comércio com a Guiné, Brasil e Ilhas Atlânticas. Mas só quando Mulay Mohammed se deslocou a Portugal pedindo o seu auxílio para recuperar o trono, tomado pelo seu tio em 1576, é que D. Sebastião se decidiu a montar um esforço militar.

D. Sebastião ter-se-á sentido motivado a reviver as glórias do passado intervindo no Norte de África, influenciado por acontecimentos como a defesa do Mazagão durante o cerco mouro em 1562. Assim, em 1568, o reino começou a preparar a intervenção em Marrocos. Esta política foi vista como um imperativo nacional, pois pretendia beneficiar do comércio de ouro, gado, trigo, açúcar o que além de oferecer oportunidades à burguesia mercantil, era também um campo de atividade para a nobreza, sendo apoiada por ambas.

Até então a ação militar portuguesa em África tinha-se limitado a pequenas expedições e invasões; Portugal havia construído o seu vasto império marítimo do Brasil até às Índias Orientais por uma combinação de comércio, exploração marítima e domínio tecnológico, com conversão cristã das populações sendo um objectivo, mas não o único. D. Sebastião propôs alterar totalmente essa estratégia.

Em 1574 D. Sebastião liderara uma bem sucedida incursão em Tânger, o que incentivou um plano mais vasto. Deu assim o seu apoio a Abu Abdallah Mohammed II Saadi, que estava envolvido numa guerra civil para recuperar o trono de Marrocos a seu tio, o Emir Abd Al-Malik - aliado dos cada vez mais poderosos otomanos.

Apesar das admoestações de sua mãe e do seu tio Filipe II de Espanha (que se tornara muito cauteloso após a Batalha de Djerba), D. Sebastião estava determinado a travar uma campanha militar. D. Sebastião decidiu apoiar Mulay Mohammed, que como compensação ofereceu Arzila, e procurou apoio de outros reis. Filipe II retirou-se.

Preparativos para a batalha

D. Sebastião empregara uma parte significativa da riqueza do Império Português para equipar uma grande frota e reunir um grande exército. Este incluía 2.000 voluntários de Castela (liderados por Alonso de Aguilar), 3.000 mercenários vindos da Alemanha e da Flandres (comandados por Martim da Borgonha) bem como 600 italianos inicialmente recrutados para ajudar uma invasão da Irlanda sob a liderança do Inglês Thomas Stukley, bem como o auxílio em armas e munições.

Fez-se o recrutamento do exército português, mas verificou-se alguma corrupção, o que fez com que o exército expedicionário, de cerca de 15 000 a 23 000 homens, fosse em parte pouco disciplinado, mal preparado, inexperiente e com pouca coesão. A "elite" do exército era composta pelos "aventureiros", nobres portugueses veteranos nas guerras de África e do Oriente, e pelos "mercenários" estrangeiros, veteranos das guerras do norte da Europa.

A força expedicionária terá reunido também 500 navios.

Sebastião partiu de Lisboa a 25 de Junho de 1578, passou por Tânger, onde estava o Mulei Maamede, seguiu para Arzila e daqui para Larache, por terra, havendo quem preferisse que se fosse por mar, para permitir maior descanso às tropas e o necessário reabastecimento em víveres e água. Seguiram depois a caminho de Alcácer Quibir, onde encontraram o exército de Mulei Moluco, muito superior em número.

A Batalha

El Kasr El-Kébir, Oued Loukos (ou Loukkes). Foi entre este rio e o rio Mekhazen que se deu a Batalha.

A 4 de Agosto de 1578, perto de al-Kasr al-Kebir onde há hoje uma aldeia denominada Suaken, com o exército esgotado pela fome, pelo cansaço e pelo calor, deu-se a batalha.

O exército marroquino avançou em um ampla frente planejando cercar as fileiras de D. Sebastião, era composto por 10.000 cavaleiros nos seus flancos tendo em seu centro mouros vindos de Espanha, os quais guardavam especial ressentimento dos cristãos. Apesar de sua doença o Sultão Abd Al-Malik deixou sua liteira e liderou suas forças a cavalo.

O exército português nesta batalha tinha uma primeira linha (vanguarda) composta pelos "aventureiros" portugueses,comandados por Cristóvão de Távora, e pelos voluntários e mercenários estrangeiros, por uma ala esquerda de cavalaria pesada comandada pelo Rei D.Sebastião e por uma ala direita de cavalaria comandada pelo Duque de Aveiro. A segunda linha de infantaria (batalha) era comandada por Vasco da Silveira e a terceira linha de infantaria (retaguarda) por Francisco de Távora. A artilharia estava posicionada sobretudo na primeira linha.

A batalha começou com ambos os exércitos trocando fogo de mosquetes e artilharia. Thomas Stukley, comandando os voluntários italianos foi morto por uma bala de canhão no começo da batalha. A superior, em número, cavalaria moura avançou cercando o exército português, enquanto as forças principais se engajavam completamente em combate corporal. No centro da vanguarda do exército português, os experientes "aventureiros" comandados por Cristóvão de Távora avançaram com grande ímpeto provocando o recuo e a debandada da vanguarda moura. Para deter essa debandada das suas forças, o debilitado Mulei Moluco, monta o seu cavalo pela ultima vez e morre com o esforço momentos depois, a sua morte é ocultada até ao final da batalha.

Próximo do acampamento do líder mouro, o ataque português perde impulso após o comandante se ter apercebido que tinham ficado demasiado afastados do restante exército, assim, correndo risco de isolamento começam a recuar. Vendo seus flancos comprometidos pelo ataque da cavalaria moura, ameaçado ele próprio pela mesma e em retirada o centro português perdeu as esperanças e foi subjugado lentamente. D.Sebastião perante a derrota inevitável, recusa os conselhos de outros nobres para que se renda, tendo dito "Senhores, a liberdade real só há de se perder com a vida". Os nobres que o acompanhavam a cavalo conformam-se em prosseguir o combate até ao fim, tendo D.Sebastião dito a estes: "Morrer sim, mas devagar!"

Desenlace

A batalha terminou após 4 horas de combate intenso com a completa derrota dos exércitos de D.Sebastião e Abu Abdallah Mohammed II Saadi com quase 9.000 mortos e 16.000 prisioneiros nos quais se incluem grande parte da nobreza portuguesa; 100 sobreviventes talvez tenham escapado com custo.

Abu Abdallah Mohammed II Saadi, aliado dos portugueses, tentou fugir ao massacre em que a batalha se convertera mas morreu afogado no rio. O Sultão Abd Al-Malik (Mulei Moluco) também morreu durante a batalha, mas de causas naturais, uma vez que o esforço da batalha foi demais para seu estado debilitado. D.Sebastião por sua vez desapareceu liderando uma carga de cavalaria contra o inimigo e seu corpo jamais foi encontrado. Nestas condições, o exército português, pesem alguns atos de grande bravura, foi completamente dizimado. Apesar de na época duvidarem da morte do rei português, é provável que ele nesta batalha tenha perecido.

Entre os prisioneiros na batalha de Alcácer-Quibir, estava D. António de Portugal, Prior do Crato que, conta-se, conseguiu a libertação com recurso à astúcia: quando lhe perguntaram o significado da cruz de S. João que usava, respondeu que era o sinal de uma pequena mercê que tinha obtido do papa, e que a perderia se não voltasse até 1 de Janeiro. O seu captor, pensando que se tratava de um homem pobre, permitiu a sua libertação em troca de um pequeno resgate.

Consequências

As consequências desta batalha foram catastróficos para Portugal. D. Sebastião desaparecera, deixando como sucessor o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que veio a falecer sem descendência dois anos depois. Assim iniciou-se uma crise dinástica ameaçando a independência de Portugal face a Espanha, pois um dos candidatos à sucessão era o seu tio, Filipe II de Espanha.

A disputa do trono português teve vários pretendentes: D. Catarina de Médici, rainha da França, que se dizia descendente de D. Afonso III; D. Catarina, duquesa de Bragança e sobrinha do Cardeal D. Henrique; Manuel Felisberto, duque de Savoia e António de Portugal, Prior do Crato, Prior do Crato, ambos, sobrinhos do rei; Alberto de Parma e Filipe II.

Filipe efetivamente ascendeu ao trono em 1580. A maioria da nobreza portuguesa que participara na batalha ou morreu ou foi feita prisioneira. Para pagar os elevados resgates exigidos pelos marroquinos, o país ficou enormemente endividado e depauperado nas suas finanças.

Luís Vaz de Camões numa carta a D. Francisco de Almeida, referindo-se ao desastre de Alcácer-Quibir, à ruína financeira da Coroa portuguesa, à independência nacional ameaçada: "Enfim acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha Pátria que não só me contentei de morrer nela, mas com ela".

Perto de al-Kasr al-Kebir numa aldeia denominada Suaken onde se deu a Batalha e, provavelmente, onde foram, naquela altura, enterrados os três reis, encontra-se um obelisco em memória de D. Sebastião e mais dois em memória dos outros dois reis. A batalha ainda hoje é conhecida em Marrocos como a "batalha dos três reis".

Fonte - Enciclopédia livre


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