o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, novembro 19

PROVÍNCIA NAKHON RATCHASIMA - TAILÂNDIA

 







 


Nakhon Ratchasima นครราชสีมา) ou ( Khmer : Nokor Alcance Seyma), muitas vezes abreviado para Korat ou Khorat (โคราช), é uma das  províncias (changwat) do nordeste da Tailândia e é a porta de entrada para a zona do Isan .  Províncias vizinhas são (no sentido dos ponteiros do relógio, de norte) Chaiyaphum , Khon Kaen , Buriram , Sa Kaeo , Prachinburi , Nakhon Nayok , Saraburi , Lopburi.
 
A história arqueológica revelam que exitiram, duas antigas cidades, que tinham os nomes de Sema e Nakhon Raj, onde nos dias de hoje se localiza o distrito de Sung Noen, que fica a 32 kms a Oeste, da presente cidade de Nakhon Ratcjasima (Korat).Nakhin significa capital e Raj significa reino na língua Hindi. 
Antes do século XIV, a área de Nakhon Ratchasima, fazia parte do Império Khmer, havendo igualmente uma outra cidade mais importante que servia de base aos Kmers, essa cidade é Phimai, onde, ainda nos dias de hoje se pode ver as ruínas do importante templo.
O Rei Narai de  Ayutthaya 1656-1688, ordenou  que fosse construída uma nova cidade, pra servir como uma fortaleza, na fronteira do Nordeste de Ayutthaya. Nakhon Ratchasima foi posteriormente mencionada nas crónicas siamesas e documentos legais, como uma  uma cidade - 'segunda classe' do reino.
Um governador foi nomeado, e governou a cidade como uma dinastia. Após a fase final de Ayutthaya, que terminou em completa destruição desse reino pelas tropas birmanesas, em 1767, o príncipe Theppipit, um filho do Rei Ayutthayan Boromakot  estabeleceu-se em Phimai, mantendo o domínio sobre Korat e outras províncias do Leste.
O Rei Taksin do Thonburi_Kingdom  (1768-1782) sucessivas vezes  enviou dois de seus generais, os irmãos Thong Duang e Boonma para derrotar o príncipe, tendo o mesmo sido capturado e executado no ano de 1768. Thong Duang tornou-se o  Rei Rama I do reino em 1782, e Korat se tornou um baluarte estratégico na fronteira nordeste, supervisionando Lao e estados Khmer tributária.
A derrota decisiva da Birmânia na primeira guerra anglo-birmanesa (1824 - 1826) e o Tratado Burney com os britânicos, fez Siam parecer fraco aos Chao Anouvong, o Rei Vientiane baseado em Lan Xang (Milhões de Elefantes), que atacou Korat em 1826, em uma tentativa de independência. Lady Mo, a esposa do vice-governador na época, é creditado com ter libertado a cidade do exército Anouvong, e foi homenageado com uma estátua no centro da cidade de Korat.
A cidade, antiga murada de Korat leste do monumento foi projetado e construído por um engenheiro francês que se acredita ser o único que também construiu o Palácio Naraimaharaj, em Lopburi. O projeto de base francesa se reflete no sistema de fosso que circunda a porção mais interna da cidade.
Nakhon Ratchasima continua a ser um importante centro politico e económico na região Nordeste, mesmo depois das reformas administrativas introduzidas, nos finais do século XIX. A primeira via férrea a ser contsruída na região do Nordeste só foi completada nos finais do século XX, sendo a cidade de Nakhon Ratchasima, o principal ponto de ligação da região, tipo antigo Entroncamento, em Portugal.
Em Outubro de 1933, depois do fim da revolução em 1932, que pôs fim à monarquia absoluta, a cidade de Nakhon Ratchasima, passou a ser o quartel general dos Boworadej, após uma revolta. fracassada, contra o novo governo de Bangkok. Em 1981 houve uma tentativa de golpe de estado, e a famólia real se refugiou em Korat.
No período de 1962 a 1976 a  Korat Royal Thai Air Force Base, composta pela Royal Thai Air Force, Força Aérea dos Estados Unidos da América  e pela Força Aérea da Nova Zelandia, serviu de base para os bombardeamentos ao Vietname.
No ano de 1976, a Força Aéra Tailandesa, assumiu o total controle da base e no principio dos anos 90s, a base aérea se ligou operacionalmente à aviação civil, sendo assim criado o Aeroporto de Nakhon Ratchasima.
Ir-se a Korat e não se ir visitar o centro histórico e a estátua da heroina Thao Suranaree, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa, mas o articulista, como sempre que visita esta cidade, passa pelo local, não para orar, pois isso deixa para os locais, que adoram e verenaram tudo e mais alguma coisa. Uma estátua igualmente de uma heroína e muito venerada, se encontra no centro da cidade de Lamphun, a história de ambas é muita parecida.
Thao Suranari (tailandês: ท้าว สุร นารี) é o estilo  de Lady Mo, (também conhecido como Ya Mo (ย่า โม avó Mo) (1771-1852), que era a esposa do vice-governador de Nakhon Ratchasima, a fortaleza para o controle de siameses sobre seus vassalos do Laos, no momento do ataque do rei Vientiane Anouvong na Korat em 1826, forças de Anuvong's tomaram a cidade e fizeram prisioneiros os seus  habitantes.
 
O selo provincial apresenta a  heroína reverenciado de Korat,Thao Suranari  (1771-1852), em frente a antiga porta,  Pratu Chumpon

                                A cidade de Nakhon Ratchasima dista 219 Kms de Bangkok

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2011/01/visita-nakhon-ratchasima-korat.html

Divisão Administrativa

Map of Amphoe
 

 
Downtown Nakhon Ratchasima City
 


 
Main Gate of Korat

A província subdivide-se em 32 distritos (amphoe), estes se subdividem em 263 subdistritos (tambon) e 3 743 aldeias (muban).
  1. Mueang Nakhon Ratchasima
  2. Khon Buri
  3. Soeng Sang
  4. Khong
  5. Ban Lueam
  6. Chakkarat
  7. Chok Chai
  8. Dan Khun Thot
  9. Non Thai
  10. Non Sung
  11. Kham Sakaesaeng
  12. Bua Yai
  13. Prathai
  14. Pak Thong Chai
  15. Phimai
  16. Huai Thalaeng
  17. Chum Phuang
  18. Sung Noen
  19. Kham Thale So
  20. Sikhio
  21. Pak Chong
  22. Nong Bun Mak
  23. Kaeng Sanam Nang
  24. Non Daeng
  25. Wang Nam Khiao
  26. Thepharak
  27. Mueang Yang
  28. Phra Thong Kham
  29. Lam Thamenchai
  30. Bua Lai
  31. Sida
  32. Chaloem Phra Kiat


 

 


Thao Suranari (tailandês: ท้าว สุร นารี) é o estilo  de Lady Mo, (também conhecido como Ya Mo (ย่า โม avó Mo) (1771-1852), que era a esposa do vice-governador de Nakhon Ratchasima, a fortaleza para o controle de siameses sobre seus vassalos do Laos, no momento do ataque do rei Vientiane Anouvong na Korat em 1826, forças de Anuvong's tomaram a cidade e fizeram prisioneiros os seus  habitantes.
Lady Mo é creditada como a líder que salvou a cidade por assédio às força invasora.  São imensas e variadas as histórias que se contam sobre esse acontecimento.Uma das histórias  descreve a forma como Lady Mo  conseguiu ludibriar e embriagar os soldados invasores, liderando depois uma rebelião conjuntamente com os outros prisioneiros, fazendo dispersar as tropas e conseguindo trazer de volta muitos dos prisioneiros que seguiam para o Vientiane.
De Bangkok foram enviadas tropas comandadas pelo general Sing Singhaseni (สิงห์ สิงห เสนี) que derrotou Anuvong com a destruição total de Vientiane.

O Rei Rama III em reconhecimento pela bravura demostranda pela Lady Thao, lhe condeceu  o titulo de KUN YING MO.


 
O articulista junto a imagem da heroina, numa das muitas vezes que visitou esta interessante e bela cidade.







 
O parque histórico Phimai (tailandês: ปราสาท หิน พิมาย ) protege um dos mais importantes templos Khmer da Tailândia, está localizado na cidade de Phimai, província de Nakhon Ratchasima .
O templo marca uma extremidade do Khmer estrada antiga de Angkor, com uma  área fechada de 1020 x 580m é comparável com a de Angkor Wat, Phimai deve ter sido uma cidade importante no império Khmer. A maioria dos prédios são do final do dia XI e finaos do século XII , construída no estilo Baphuon, Bayon e Angkor Wat. No entanto,  o povo Khmer naquela época eram Hindu , o templo foi construído como um templo budista,  como o budismo na área Khorat datado do século 7VII. Inscrições citam o local como Vimayapura (o que significa cidade de Vimaya ), que se tornou o nome tailandês Phimai.

O articulista visitou este importante local no ano de 2001, e por essa altura já havia a descriminação sobre o pagamento para visitar o templo, para os naturais a entrada era de 10 baths e para os estrangeiros de 40 baths.



 Pak Chong (tailandês: ปากช่อง) é a zona mais ocidental (Amphoe) da província de Nakhon Ratchasima, nordeste da Tailândia.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2013/01/passeio-pak-chong-1a-parte.html

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2013/01/passeio-por-pak-chong-2a-parte-500.html



História 

No passado, esta área era parte de Tambon Khanong Phra, Chan distrito Thuek (que agora é distrito Sikhio).

Em 1949, Ban Pak Chong foi atualizado para ser Tambon Pak Chong. Ele foi atualizado para um distrito menor (King Amphoe) 1 º de janeiro de 1957, composta por quatro subdistritos Pak Chong, Chanthuek, Klong Dan e Mu Si



Cidade esta que o articulista muito bem conhece, nela vivem duas irmãs de sua esposa.



 
 
Khao Yai National Park (อุทยานแห่งชาติ เขา ใหญ่) está na faixa Sankamphaeng. Ele abrange quatro províncias; Nakhon Ratchasima, Nakhon Nayok, Saraburi e Prachin Buri. A selva aqui divide a Região Central e do Nordeste. Khao Yai tornou-se o primeiro parque nacional da Tailândia em 18 de setembro 1962 e é um Património Mundial da ASEAN devido à sua variedade de flora e fauna. O terreno geral de Khao Yai National Park é constituído por florestas mistas e florestas.

Parque este que o articulista por diversas já visitou

 





A imagem do grande Buda de cor branca branco grande Buda é uma impressionante estátua de 45 metros de altura pertencente ao templo Wat Theppitak Punaram, localizado no Yen Phaya, distrito de Pak Chong, província de Nakhon Ratchasima.

A população local se referem ao grande Buda branco branco como Luang Por Khao e é visível a partir da estrada No. 2 (Mittraphap Road) no nordeste da Tailândia.

A imagem encontra-se a 112 metros ou 56 thai wat (medida de comprimento tailandesa) esta elevação refere-se às 56 bondades do budismo. O total de 1.250 passos dos dois caminhos à esquerda e à direita que levam até junto da imagem significam o número de discípulos do Lord Buda que se reuniram no dia de Magha Puja sem aviso prévio. A altura da estátua de 45 metros significa que o número de anos Buda passou a ensinar as pessoas, depois de ter atingido a iluminação.
 
Local que o articulista visitou já por várias vezes, além de outros interessantes na província de Nakhon Rachasima.







http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2013/01/passeio-por-pak-chong-visita-pha-sadet.html

Um comentário:

Pedro Coimbra disse...

Não conheço :(
Aquele abraço!!