o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 27

PROVÍNCIA DE UTTRADIT - TAILANDIA




 

 
Uttaradit é uma das províncias do norte ( Changwat ) da Tailândia. Províncias vizinhas são (da direita sul) Phitsanulok, Sukhothai, Phrae e Nan . A leste faz fronteira Xaignabouli de Laos.
Uttaradit significa pouso do norte, como era anteriormente um centro comercial no rio Nan .
Na era Sukhothai várias cidades-estados ( Mueang ) sujeito ao rei foram localizados na área da província moderna. Mueang fang foi no dia moderno distrito Mueang Uttaradit , Mueng Thung Yang em Laplae e Mueang Ta Chuchok no distrito de Tron .
 Durante o reino de Ayutthaya , Mueang Phichai foi um dos 16 principais Mueang do reino tailandês. No reinado do Rei Naresuan , o governante de Phichai rebelaram , juntou-se o governante de Sawankhalok . Sua revolta foi suprimida e os habitantes de ambas as cidades foram forçados a se mudar para o sul para Phitsanulok .
 Após a queda da cidade de Ayutthaya para o birmanês , em 1767 , Phichai foi o local de várias batalhas contra os invasores. O governante de Phichai conseguiu conduzir de volta os birmaneses e foi premiado com o título Phraya Phichai Dabhak - o "Senhor da Pichai com uma espada quebrada " , como ele havia quebrado uma de suas espadas na mão feroz combate corpo a corpo com o inimigo.
 No reinado do rei Rama III Mueang Phichai controlado vários Mueang do norte Siam como Nan ou Phrae e até Luang Prabang e Vientiane. No ponto onde o rio Nan tornou-se um porto de águas rasas foi estabelecida. Como esta cidade cresceu em importância como um importante ponto de comércio , em 1887 foi feito um subordinado Mueang de Phichai . 1899, o centro de Phichai foi  mudou-se para este novo local , que foi renomeado para Uttaradit em 1915.
A província situa-se no vale do rio Nan . Cerca de 45 quilômetros ao norte da cidade Uttaradit é a Rainha Sirikit Dam , que criou um 250 km ² lago artificial do Nan . O Phi Pan Nam Faixa atinge o noroeste da província .
 A maior parte da província já foi coberta de florestas de teca, em seguida, o principal produto de Uttaradit . A maior árvore de teca no mundo é encontrada no Yai Parque Ton Sak no Luang Prabang Faixa  As medidas de árvores 1.500 anos de idade 9,87 m de circunferência e 37 m de altura - . Originalmente era de 48,5 m de altura , mas era danificado por uma tempestade .
 

 
 
O selo provincial mostra a mondop no templo Wat Phra Thaen Sila At, em Baan Phra Thaen no distrito Laplae. O principal item de adoração no templo é um bloco de laterita, que se acredita ter sido usado por Buda para buscar a iluminação. O mondhop é construída sobre este bloco.

O selo foi criado pela primeira vez em 1940, depois de um garuda como o símbolo da Tailândia e do nome da província foram adicionados.
 
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A província  subdivide-se em 9 distritos (amphoe) este se subdividem em These 67 communes (tambon) e 562 aldeias (muban).

  1. Mueang Uttaradit
  2. Tron
  3. Tha Pla
  4. Nam Pat
  5. Fak Tha
  6. Ban Khok
  1. Phichai
  2. Laplae
  3. Thong Saen Khan


A cidade de Uttradit dista 483.2 Kms de Bangkok
 
O articulista esteve na cidade de Uttradit, faz muitos anos, e lá foi não para visitar a província mas sim para receber a esposa de um seu sobrinho

 
Monumento de Phraya Phichai Dap Hak, defronte de Uttaradit City Hall
















Nenhum comentário: