o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 27

PROVÍNCIA DE UDON THANI - TAILÂNDIA



 


 
Udon Thani  อุดรธานี) é uma das províncias  (changwat) do nordeste  da Tailàndia.
Províncias vizinhas são Nong Kai, Sakon Nakhon, Kalasin, Khob Kaen, Nong Bua Lamphu e Loei.
Ocupa uma área de 11 730,03 Kms2 a árvore provincial é a Teng ( Shorea obtusa ), e a flor é a Chama da floresta ( Butea monosperma ).
Udon Thani means Northern City. The origin of the name Udon Thani is lost in history.
Udon Thani encontra-se localizada no coração do planalto de Khorat, entre as províncias de Khon Kaen a sul e Nong Khai a norte, fazendo fronteira com o Laos.
Na Era de Bangkok foi fixado o nome da cidade de Udon Thani quando Anuwong foi palco de revolta tendo levado as suas tropes laoletanas até Nakhon Ratchasrima durante o periodo de 1826 a 1828, porém ali encontrou uma forte resistência por parte da Senhora Mo, esposa do governador de Nakhon Ratchasrima, forçando as tropas comandandas por Anuwong a baterem-se em retirada seguindo as mesmas para Nongbua Lampoo, cidade esta situada bem perto onde hoje se localiza a cidade Udon Thani.
Conhecida por Ban Mak-kaeng, Udon Thani, foi a primeira base military liderada pelo Principe Prachak que dominou as minorias ali residents a nordeste do estado do Laos.
A provincial de Udon Thani é conhecida pela sua rica arqueologia na zona de Ban Chiang que vem da idade do Bronze, localizada a 85 kms a Este de Udon Thani, é uma zona rica em agricultura, numa zona bem seca da região do nordeste.
Em 1960 e devido à construção da Real Base Aérea e ao acordo formado com o governo americano, durante a guerra do Vietname, sendo essa base usada pelas tropas americanas para bombardearem o Vietname.
Udon Thani tem igualmente a maior base da CIA’s para efectuar campanhas anti-comunistas.
O governo americano devolveu a base aos miliatres tailândeses no ano de 1976, mas sua longa presença no local foi uma optima fonte de receita para os habitantes da região, que para além dos bons vencimentos auferidos aprenderam o inglês que os ajudou e muito na sua migração para os países do médio oriente.
 
 


O selo provincial mostra um gigante Yaksa, da mitologia Hindu, referindo-se a Thao Kuwane (Vaisravana ou Kubera) o deus do Norte. Apresenta igualmente a árvore Teng ( Shorea obtusa)


                                         A cidade Udon Thani dista 564.8 Kms de Bangkok

O articulista visitou por uma mera casualidade, já que tinha embarcado num autocarro em Nong Kai com destino a Khon Kaen, porém quando chegou à gare em Udon Thani, o obrigaram a mudar de autocarro o que deixou o articulista bastante chateado, resolvendo não seguir viagem nesse dia e ficar uma noite e um dia na cidade de Ubon Thani.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/03/udon-thani.html

Divisão Administrativa

 

Udon Thani  divide-se em 20 administrativos distritos (os outros 5 fazem parte atualmente da província de  Nong Bua Lamphu ):

  1. Mueang Udon Thani
  2. Kut Chap
  3. Nong Wua So
  4. Kumphawapi
  5. Non Sa-at
  6. Nong Han
  7. Thung Fon
  8. Chai Wan
  9. Si That
  10. Wang Sam Mo
  1. Ban Dung
  1. Ban Phue
  2. Nam Som
  3. Phen
  4. Sang Khom
  5. Nong Saeng
  6. Na Yung
  7. Phibun Rak
  8. Ku Kaeo
  9. Prachaksinlapakhom








Nenhum comentário: