o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 27

PROVINCIA DE SURIN - TAILÂNDIA









 

 


Surin สุรินทร์) é uma das províncias (changwat) do nordeste da Tailândia . Províncias vizinhas são  Buriram , Maha Sarakham , Roi Et e Sisaket . . Ao sul faz fronteira com Oddar Meancheay do Camboja .
Ocupa uma área de 8 124.1 Kms2 a  árvore Provincial, bem como flor é o Tembusu Comum (Fagraea fragrans).
O primeiro período histórico conhecido é o Dvaravati .  Esta foi uma cultura indiana baseado, que desativou toda a região nordeste do que hoje é a Tailândia. Evidências dessa cultura é encontrada na região de Surin e datam entre os séculos VII ao século XI séculos CE. Foi neste período que o budismo se tornou a religião dominante da região.
Após o período Dvaravati, o poderoso Império Khmer expandiu a sua influência através do que é hoje a região de Isan, Tailândia.  Surin era uma parte importante do antigo império Khmer. Ruínas dos templos e um substancial população de étnica Khmer continuam a fazer parte de Surin.   Ao longo dos séculos um número crescente de templos Khmer foram construídos na província, principalmente Sikhoraphum Prasat.  Estes mosteiros fariam parte da rede de infra-estruturas Khmer centrada em Prasat Rung Phanom.
Com o colapso do império Khmer no século XIII a província de Surin desapareceu da história. É no século XVIII que re-emerge.Nessa altura, um líder local chamado Kuay Chiangpum  tornou-se o governante regiamente nomeado da região. Segundo a lenda, ele apresentou um raro elefante branco para o Phaya Chao Chakri, futuro rei Rama I . Em gratidão, Chiangpum foi agraciado com o título real Luang Surin Phakdi e designadoo chefe da aldeia.
Quando Rama I se tornou rei,  nomeou Luang Surin Phakdi como governador da província. . Em 1763 a vila foi movida para o local da cidade moderna de Surin, passando a ter o estatuto de  cidade com o nome Muang Prathai Saman. Existe uma lenda local que este movimento deveu-se ao melhor abastecimento de água  no novo local.  Além disso, que a localização original da cidade estava em Muang Thi, cerca de 50 kms a leste da cidade moderna.  Em 1786, o nome da cidade foi mudado para Surin em homenagem ao seu governador.
A província lentamente cresceu em população, houve um fluxo contínuo de pessoas de áreas vizinhas, principalmente do Camboja  no entanto Surin era praticamente auto-suficiente, e um pouco isolado.
A província de Surin se abriu ao mundo quando a linha férrea chegou até lá, nessa altura comerciantes chineses e indianos para lá se mudaram tendo incrementado o desenvolvimento da região. 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe

A provincia  subdivide-se em 17 districts (amphoe) estes se subdivide em 158 subdistricts (tambon) e 2011 aldeias (muban).

  1. Mueang Surin
  2. Chumphon Buri
  3. Tha Tum
  4. Chom Phra
  5. Prasat
  6. Kap Choeng
  7. Rattanaburi
  8. Sanom
  9. Sikhoraphum
  1. Sangkha
  2. Lamduan
  3. Samrong Thap
  4. Buachet
  5. Phanom Dong Rak
  6. Si Narong
  7. Khwao Sinarin
  8. Non Narai
 







O selo provincial apresenta  um Indra sobre seu celestial elefante branco, Airavata que é baseado no desenho encontrado em um templo Khmer famoso na província. Ambos os templos Khmer, bem como os elefantes são comumente encontrados em Surin.


 
                                           A cidade de Surin dista 437.1 Kms de Bangkok




O articulista quando visitou a provincia de Buriram seguiu para Surin, mas devido ao mau estado das estradas, revolveu não seguir a viagem, seguindo para Nakhon Ratchasima.


 

O santuário é o ícone sagrado, a divindade tutelar da cidade e da província. Antes de 1968, o santuário não abrigar um pilar,  em 1968, quando o Departamento de Belas Artes tailandes  projetou um novo santuário da cidade. Um pilar da cidade para este novo santuário foi feito a partir de uma cassia dourada, doada por um Mr. Prasith Maneekan.

 

 
 Prasat Sikhoraphum Thai: ปราสาท ศีขรภูมิ é um templo Khmer localizado na Tailândia, entre as cidades de Surin e Sisaket. Foi construído no século 12 pelo rei Suryavarman II para o culto hindu. 



O templo é composto por cinco torres de tijolos de arenito  torres  em uma base feita de laterita. Existem  baixos-relevos na torre principal representando Shiva, Brahma, Ganesh eVishnu. As molduras de portas têm conjuntos de apsaras, devatas e dvarapalas. O templo foi convertido para uso pelos budistas no século XVI. A arcitectural laoteano é evidente nos telhados torre. O nome vem da palavra shikhara sânscrito, que significa torre santuário do sul da Índia.

 

O monumento de Phaya Surin Phakdi Si Narong Changwang (Pum). (ปุ ). Esta é uma estátua do fundador tradicional de Surin e primeiro governador, Phaya Surin. O preto, a estátua de bronze é de 2,2 metros de altura, e foi dedicado em 1968.

 


                                                 Surin é famosa pelos seus elefantes




                              Esta foto tirada não em Surin, mas sim na cidade Ratchaburi

Nenhum comentário: