o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, novembro 24

PROVÍNCIA DE RANONG - TAILÂNDIA




 

 

Ranong  ระนอง) é uma das províncias (changwat) do sul da Tailândia, localizada na costa oeste ao longo do Mar de Andaman.  É a província que possue o menor números de habitantes.  Províncias vizinhas no (sentido dos ponteiros do relógio) Chumphon , Surat Thani e Phang Nga.  A oeste, faz fronteira Kawthaung, Tanintharyi, Mianmar .
Ocupa uma área de 3 298 Kms2 a árvore provincial é o Banaba (Lagerstroemia speciosa), e a flor  é a orquídea Dendrobium formosum .
 
O nome de Ranong  é uma corruptela  tailandesa de Rundung, (Jawi: روندوڠ) [1], um antigo principado malaio pouco povoada pertencente ao Sultanato malaio  de Kedah.
Rundung foi durante o período de Ayutthaya foi  repetidamente invadida e submetida à leis tailandesa.

Divisão Administrativa

A província de Ranong se subdivide em 5 distritos (amphoe) estes se subdividem em 30 subdistritos (tambon) e 167 aldeias. (muban).

MapaNomeThai
Amphoe Ranong.svg
1Mueang Ranongเมืองระนอง
2La-unละอุ่น
3Kapoeกะเปอร์
4Kra Buriกระบุรี
5Suk Samranสุขสำราญ



 
 
O selo provincial apresenta um palácio no topo de uma colina, para lembrar que o rei Chulalongkorn (Rama V), uma vez visitada Ranong e se hospedaram no Palácio Rangsan Ratana no topo do monte Niveskiri.

 
                                   A cidade de Ranong dista 580.1 Kms de Bangkok

O articulita esteve por várias vezes nesta bela província aquando das suas idas a Surat Thani e Hat Yai.






A família Khaw
 A família Khaw é muito importante na história da Ranong . Khaw Soo Cheang era um imigrante chinês oriundo de  Zhangzhou, província de Fujian. Ele era um oficial da "  Sociedade Secreta Pequenas Facas " , que estava lutando para restaurar a dinastia Ming. Seu outro nome era Khaw Teng Hai, e seu apelido era Khaw Soo Cheang . Em 1810 ele chegou a Penang , ficando em Sungai Tiram a cerca de 1 km do Aeroporto Internacional de presente Bayan Lepas, ali se estabeleceu como pequeno agricultor, indo uma vez por semana a Jelutong vender seus produtos.
Khaw Soo Cheang , eventualmente, começou uma pequena loja de artigos diversos, sob o nome de Koe Guan iniciando  a sua actividade ao longo da costa do sul da Tailândia.
Khaw Soo Cheang teve seis filhos : Sim Khaw Sim Cheng , Khaw Sim Kong, Khaw Sim Chua, Khaw Sim khim, Khaw Sim Teik, e Khaw Sim Bee. Sim Cheng acredita-se ter nascido de sua esposa chinesa. Sim Kong, Sim Chua , Sim  Khim, Sim e Teik eram filhos de segunda esposa Sit Kim Lean, que está sepultada em Ranong . O mais novo nasceu de uma das suas numerosas  cucumbinas tailandesas.
 Khaw Soo Cheang diversificou seu negócio na extração de estanho, transportes e contratação de trabalhadores imigrantes. Em 1844, foi nomeado o Coletor Real de royalties estanho de Ranong, recebendo o título real Luang Ratanasethi. Em 1854, o Rei Rama IV Mongkut o fez governador de Ranong e elevou-o à categoria nobre maior de Phra.
Ranong ficou suberdinada à província Chumphon, mas em 1864 foi elevada à categoria de província. Khaw Soo Cheang, assim, foi designado para ser um Phraya ele defendeu com sucesso a nova província contra a invasão das tropas birmanesas.
A família Khaw tornou-se próximo da corte real tailandesa, especialmente com o príncipe Damrong Rajanubhab, que ficou em casa da família em Penang, chamado Chakrabong em homenagem à família real tailandesa. em 1872 , Khaw Soo Cheang, então cdom 81 anos de idade , voltou para a China, onde se casou com uma mulher de 18 anos de idade.
O filho mais velho, Khaw Sim Cheng, morreu antes de seu pai. O segundo filho, Khaw Sim Kong, sucedeu-o como governador de Ranong em 1874. Em 1896 tornou-se Sim Kong comissário da Monthon de Chumphon. Seu quarto filho, Sim Khim, tornou-se governador de Kraburi, e o quinto filho, Sim Teik, tornou-se governador de Langsuan. Khaw Sim Bee, o filho mais novo, Ratsadanupradit Mahison Phakdi tornou-se governador de Trang, e em 1900 foi comissário de Monthon Phuket.

 A família Khaw fundou uma empresa naval  de navios a vapor conhecida como Eastern Shipping Company. Eles também formaram a Oriental Trading Company que eles tentaram, sem sucesso, para listar em bolsa de valores. Seu império de negócios também incluiu Tongkah Harbour, a primeira empresa asiática envolvido na dragagem do porto para. O ramo da família em Penang  foram também um dos fundadores da companhia de seguros conhecido como Khean Guan Insurance.
Os corpos de Khaw Soo Cheang, Khaw Sim Kong. Khaw Sim Teik e  de Khaw Sim Bee encontram-se sepultados em  Ranong. Os túmulos de Khaw Sim Khim está localizado no cemitério chinês em Batu Lanchang  enquanto Khaw Sim Chua, que não teve filhos, está supostamente enterrado fora Kampar Road em Penang. Hoje as linhas masculinas de o filho mais velho Sim Cheng e o terceiro filho Sim Chua estão extintos.

 

O Palácio Rattanarangsarn  (พระราชวัง รัตน รังสรรค์ จำลอง) ...  foi construído pelo senhor Phraya Damrong sutjarit Mahitsornpakdee (Kor Sim Kong) servindo o salão do trono para a residência do rei Rama V, durante a visita real à província de Ranong nos dias abril 23-25 de abril de 1890. Está localizado no topo do morro chamado "Niwest Kiree".










Nenhum comentário: