o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 18

PROVÍNCIA DE NAKHON PHANON - TAILÂNDIA




 





Nakhon Phanom นครพนม) é uma das províncias do Noroeste da Tailândia.  Províncias vizinhas são (do sul no sentido dos ponteiros do relógio) Mukdahan, Sakon Nakhon e Bueng Kan,  para o norte-leste, faz fronteira com Khammouan, Laos.
Como se pode ver nos links abaixo inseridos, no ano de 2010, já tendo pago à picasa para a postagem de fotos, mas mesmas foram todas excluídas, nem uma ficou.
Possue uma área de 5 512,7 Kms2, a árvore provincial, bem como flor, é a fragrans Fagrae.
O nome de Nakhon Phanom,  significa "cidade de montanhas", e concedido pelo pelo rei Rama I Não há montanhas dentro de Nakhon Phanom as montanhas calcárias está concentrada na cidade de Thakhek no Laos , que é do outro lado do rio Mekong . Nakhon Phanom deve, então, significar uma cidade onde se podem ver as montanhas.
A região era habitada por pessoas do Laos pertencentes ao reino de Lan Xang. Mesmo depois de estar sob o controle de  Ayutthaya a sua população permaneceu predominantemente Lao.  No início, era conhecida como Si Kotrabun, e durante os tempos do Rei Rama I como Maruka Nakhon.
Nakhon Phanom foi alvo dos mais sangrentos  combates entre os insurgentes norte-vietnamitas e as forças dos EUA durante a Guerra do Vietnã. Durante os anos 1960, 1973 os 131 subdistritos ( tambons ) foram considerados locais onde se infiltravam combatentes vietnamitas e comunistas do Laos e eram classificadas  como o "coração da insurgência"  as forças americanas e tailandesas estabeleceram uma  base aérea em Nakhon Phanom, sendo a base dos Comandos 56 tailandeses que realizou operações especiais contra os apoiantes de Ho Chi Minh no Laos.
Entre 1967 e 1971, a maioria dos comunistas foram derrotados quase no fim da Guerra do Vietnã , as forças americanas transferiram as suas operações militares indochineses para Nakhon Phanom.
Outro ponto de interesse é que: Ho Chi Minh residiu entre 1928 e 1931 em Ban Nachok, uma pequena aldeia na estrada entre a base aérea e Nakhon Phanom.  Tanto a casa dele e um novo museu moderno estão agora abertas ao público.

 

O selo provincial mostra o Wat (mosteiro) de Phra That Phanom. Este edifício religioso altamente reverenciado foi originalmente construído em torno de 535 aC, em estilo Khmer. O mosteiro original ruiu em 1675 e foi reconstruída em estilo Lao.



                                   A cidade de Nakhon Phanon dista 737,5 Kms de Bangkok




 
Na altura que o articulista visitou o templo de Phra That Phanom havia defronte do mesmo uma enorme feira, onde não faltavam elefantes.


                                              O articulista junto ao rio Mekong

O articulista tirou imensas fotos, fotos essa que postou em seus artigos neste blog, mas que a google apanhou, fotos essas que janais conseguiu recuperar.

O articulista visitou toda a zona do Isan a partir da província de Ubon Ratchathani, no mês de fevereiro de 2010.



Neste local o movimento de embarcações era uma constantes, milhares de pessoas seguiam em barcos, atravessando o rio mekong com destino ao Laos.
 

 




 
 O articulista no ano de 2010 quando visitou o local

Phra That Phanom, o templo famoso e glorioso com uma enorme Chedi em Nakhon Phanom. É cerca de 50 quilômetros da cidade e é o templo religioso mais importante do nordeste da Tailândia.

Não sabe exatamente aqueles, no entanto, de acordo com os arqueólogos, é de cerca de 1.500 anos de idade ou construído em décimo quinto ao século XVI.
  A bela Chedi é cinqüenta e dois metros de altura e tem ossos do Buda dentro. O topo é decorado com ouro pesando 110 kg.
 Quase todo mundo na Tailândia sabe disso; The Chedi foi subitamente quebrada com um rugido em muitos dias de chuvas fortes em 11 de agosto de 1975. (Ele parece muito assustador!) The Chedi atual foi reconstruído em 1979.

2 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro Amigo António Cambeta!
Grato pela deferência em nos apresentar mais esta encantadora província do reino do Sião!
Caloroso abraço! Saudações turísticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Um ser vivente em busca do conhecimento

Pedro Coimbra disse...

Mais uma que é total novidade para mim
Aquele abraço!!