o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, novembro 18

PROVÍNCIA DE NAKHON PATHOM - TAILÂNDIA









Nakhon Pathom จังหวัด นครปฐม,  é uma das  províncias (changwat) centrais da Tailândia .  Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Suphan Buri , Ayutthaya , Nonthaburi , Bangkok , Samut Sakhon , Ratchaburi e Kanchanaburi . A capital da província de Nakhon Pathom é Nakhon Pathom. 

A província de Nakhon Pathom é a casa do  Phra Pathom Chedi, um chedi encomendada pelo rei Mongkut e concluído pelo Rei Chulalongkorn , em 1870. O chedi é um lembrete do tempo desapareceu Dvaravati civilização que floresceu aqui e por Pathom Nakhon tradição é onde o budismo veio pela primeira vez para a Tailândia.  A própria província é famosa por seus muitos pomares. 

 


 Phra Pathom Chedi, o mais alto mosteiro no mundo.
O Phra Pathom Chedi, stupa, com 127 metros de altura, é o maior mosteiro do mundo. Localizado no centro da cidade, tem sido um importante centro budista desde o século VI. O atual edifício foi criado pelo reiMongkut em 1860. No mosteiro é retrada uma coroa real, símbolo da  reconstrução do mesmo por parte  do Rei Mongkut.
Ocupa uma área de 2 168,3 Kms2, a árvore provincial é a Diospyros decandra.
O nome deriva da Pali palavras Nagara Pathama, ou seja, primeira cidade, e Nakhon Pathom é muitas vezes referida como a mais antiga cidade da Tailândia.  Vestígios arqueológicos têm sido associados à (pré-tailandia) reino de Dvaravati, que data do século VI até ao século XI.
A província de Nakhon Pathom séculos atrás  era uma cidade costeira na rota entre a China e Índia, porém, e devido â sedimentação do rio Chao Phraya, a linha da costa ficou a uma grande distância do mar.
Quando o rio Chin Tha mudou o seu curso, a cidade perdeu sua principal fonte de água e, portanto, ficou deserta, a população  muda-se para uma cidade chamada Nakhon Chaisi (ou Sirichai).
O  Rei Mongkut (Rama IV) ordenou a restauração do Chedi Phra Pathom, que se encontrava em ruínas e abandonado na selva.  Uma nova cidade se foi formando em torno dele, dando nova   vida  a Nakhon Pathom.  Um museu apresenta o registro arqueológico da história da cidade.
Os grandes povoados da província incluem o início da emigração no reinado do Rei Buda Loetla Nabhalai (Rama II), que incluía aldeias khmer (por exemplo, Don Yai Hom), o povoado Lanna (Baan Nua) e aldeias Song Lao (por exemplo, Don Kanak), como bem como sofreu  um grande afluxo de chineses vindos do sudoeste,nos finais dos anos 1800 e 1900.

 

 

  O selo provincial mostra o Phra Pathom Chedi, em 127 metros, o mais alto pagode no mundo.
 Está localizado no centro da cidade de Nakhon Pathom, e tem sido um importante centro budista desde o século VI. O prédio atual foi criado pelo rei Mongkut em 1860. No pagode uma coroa real é retratada, o símbolo para o trabalho do rei Mongkut em reconstruir o pagode




http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/nakhon-pathon.html

 



                                A cidade de Nakhon Pathom dista 65 Kms de Bangkok
 
 
 
 

Divisão Administrativa

Map of Amphoe


A provincia está subdividida em 7 distritos (amphoe), estes se subdividem em 195 comunas  (tambon) e  919 aldeias (muban). Esta pequena província tem apenas uma cidade, a capital da província, Nakhon Pathom.

  1. Mueang Nakhon Pathom
  2. Kamphaeng Saen
  3. Nakhon Chai Si
  4. Don Tum
  1. Bang Len
  2. Sam Phran
  3. Phutthamonthon

 
                            O articulista no mosteiro, numa das suas frequentes visitas

 



 


Phutthamonthon (tailandês: พุทธ มณฑล, também escrito Monthon Buddha, do sânscrito Buddha mandala, "Esfera de Buda ") é um parque budista no distrito Phutthamonthon, na província de Nakhon Pathom, a oeste de Bangkok. A imagem tem 15,87  metrosde altura e,  é considerada a maior estátua do mundo, de Buda.
 
O parque foi criado em 1957 (que foi o ano de 2500 na Era budista tailandês ) com base em uma ideia do primeiro-ministro da Tailândia, Phibunsongkhram. O parque ocupa uma área de cerca de 400 hectares.
A construção começou em 29 de julho de 1955, e o parque foi inaugurado no dia Bucha Vaisakh (13 de maio ), em 1957.
Depois de uma longa pausa na construção do parque as mesmas foram foi retomadas em 1976 , nomeadament, a principal estátua de Buda foi construída após esse período.  A estátua com 15.875 m de altura e está localizado no centro do parque, foi dado o nome Phra Si Sakkaya Thotsaphonlayan Prathan Phutthamonthon Suthat (tailandês: พระ ศรี ศากยะ ทศพล ญาณ ประธาน พุทธ มณฑล สุทรรศน์


 
Estrada que dá para o parque de  Phutthamonthon

Nenhum comentário: