o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 7

PROVÍNCIA DE CHIANG RAI - TAILÂNDIA



 


Chiang Rai (Tailândia: เชียงราย) é a província mais ao norte da Tailândia, faz fronteira com o Estado de Shan Myanmar para o norte, Bokeo província do Laos, a leste, Phayao para o sul, Lampang para o sudoeste e Chiang Mai, a oeste.
 
Província esta que o articulista bem conhece e a tem visitado desde longa data, já que o articulista vivia numa aldeia perto da cidade de Lampang, e igualmente por ter amigos que residem perto da cidade de Chiang Rai.
 
 

 
 
 Geografia
 A altitude média da província é de 580 m. O norte da província pertence ao chamado Triângulo Dourado, em que as fronteiras da Tailândia , Laos e Birmânia convergem - uma área que antes do aumento da produção agrícola de café, ananaz, coco e plantações de banana, era inseguro por causa de o tráfico de drogas através das fronteiras. O rio Mekong forma a fronteira com o Laos, a Mae Sai e Rio Ruak para a Birmânia. Através da cidade de Chiang Rai -se , corre o Rio 'Mae Kok '

 História
Chiang Rai é habitada  desde o século VII e tornou-se o centro da Lanna Thai Unido durante o século XIII. A região, rica em recursos naturais e têxteis, foi ocupada pelos birmaneses até 1786.
Chiang Rai  tornou-se uma província em 1910, depois de fazer parte do reino de Lannathai durante séculos. Depois Lannathai ter sido  incorporadao na Tailândia, permaneceu uma região autónoma e, portanto, a área de Chiang Rai foi administrada a partir de Chiang Mai.
A província de Chiang Rai, Triangulo Dourado faz fronteira com Laos e Birmânia já foi o centro de produção de ópio que tinha muita influência sobre as práticas culturais e estilos de vida.
 

 

 

O selo provincial mostra um elefante branco, o símbolo real. Ele lembra que Chiang Rai foi fundada pelo rei Mengrai, de acordo com a lenda, porque seu elefante branco ter gostado do  lugar.

                                        A cidade de Chiang Rai dista 820 Kms de Bangkok

 
O articulista junto de pessoas de vários tribos dos as quais dançou

 
Para quem segue no sentido de Chiang Rai - Mae Sai, do lado direito da estrada, encontra-se, digamos, um campo de recolhimento, no qual se encontram pessoas de várias tribos, vindas da antiga Birmânia, hoje Mynamar.
O articulista esteve lá e tirou estas fotos, esta junto de uma senhora da tribo karen

 

Doi Tung ( ดอย ตุง ) é uma montanha reverenciado que inclui o Palácio Doi Tung  e o Jardim Fa Luang. O Wat Phra That Doi Tung,  é um velho local religioso no topo da montanha, e localiza-se a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar.
 

 
Vila Real Doi Tong

A Vila Real Doi Tong, antiga residência da falecida princesa Somdej Phra Sri Nakarindra Baromraj Chonni, mãe do actual Rei, também está localizado no alto da colina.

Graças ao interesse e incentivo da princesa mãe todas as colinas foram reflorestadas. Ela também foi fundamental na luta contra o comércio de ópio, como resultado, as tribos locais deixaram de pantar papoulas e iniciaram outras culturas.

O Villa Real foi originalmente construído como residência de verão para a falecida princesa Mãe e agora abriga um museu e mostrar seu trabalho para melhorar a qualidade de vida de pessoas de tribos locais.

Os Jardins de Mae Fah Luang  são um parque botânico localizado nas encostas abaixo da villa real. Flores e plantas crescem entre formações rochosas.


 

O Wat Rong Khun ( วัด ร่อง ขุ่น ) : Este templo foi projetado e construído pelo artista Chaloemchai Khositphiphat. Uma sala de ordenação branca - Phra Ubosot - é decorado com peças brilhantes de prata de espelhos. Há grandes pinturas murais do Buda em diferentes posturas .

 



O Triângulo Dourado ( สามเหลี่ยม ทองคำ ), localmente chamado de " Sop Ruak " , é o lugar onde o Mekong encontra o rio Ruak e também onde as fronteiras de três países , Laos, Birmânia e Tailândia, se reúnem. Há restos de muitos lugares antigos e estruturas que atestam a área ter sido colonizada por pessoas no passado .



Doi Mae Salong ( ดอย แม่ ลอง ) é o lar de uma comunidade estabelecida por remanescentes da Divisão 93 do Exército da República da China, que se mudou para fora da província de Yunnan, na China, para a Birmânia e depois para o território tailandês no final do guerra civil chinesa em 1949. Hoje a cidade é uma atração turística conhecida por seu chá e seu ambiente de cidade pequena em altos montes.
 
O articulista quando visitou este lindissimo local, foi obsequiado por um amigo com vários pacotes de um maravilhoso chá, o articulista tirou algumas fotos, fotos essas que por mais que as tente encontrar, mas em vão.

 
O Wat Phra Kaeo ( วัด พระ แก้ว ) possue uma imagem do Lord Buda mais reverenciado da Tailândia, o Buda de Esmeralda. Foi descoberto em 1444. A imagem tinha sido removida por vários governantes estaduais e foi colocado em suas respectivas capitais como um símbolo de dominação , inclusive Lampang, Chiang Rai e Vientiane, antes de finalmente ter sido consagrada no Wat Phra Kaeo em Bangkok durante o reinado do rei Rama I do período de Rattanakosin .



                                     O Rio Kok ( แม่น้ำ กก ) flui através da cidade de Chiang Rai


 

 

 
Amphoe Mae Sai: Mae Sai ( แม่สาย ) , fronteira com a Tachileik da Birmânia ( ท่า ขี้เหล็ก ) marcada pela Mae Sai do rio com uma ponte sobre ambos os lados. A área tem um mercado de venda de lotes de produtos diferentes.
A primeira vez que o articulista visitou Mae Sai, passou a fronteira e passou a tarde no lado birmanês.



Doi Nang Non ( ดอย นาง นอน ) , "mulher da montanha dormindo", é uma característica incomum terra localizado no distrito de Mae Chan, no lado ocidental da auto-estrada entre Chiang Rai e Mae Sai.  A silhueta da serra assume a forma de uma mulher reclinada, quando visto a partir de determinados ângulos.




Chiang Saen ( เชียงแสน ) : uma cidade antiga, que uma vez serviu como a principal cidade diante do rei Mengrai estabelecido Chiang Rai como a capital do Reino Lanna em 1262 . Vestígios de antigas muralhas da cidade de casal e muitas outras antiguidades ainda permanecem dentro e fora da cidade do distrito. As atrações incluem Museu Nacional de Chiang Saen ( พิพิธภัณฑสถาน แห่ง ชาติ เชียงแสน ), Wat Phra That Chedi Luang ( วัด พระ ธาตุเจดีย์ หลวง ) e Wat Pa Sak ( วัด ป่า สัก ) .

 




Phu Chi Fa ( ภู ชี้ฟ้า ) : Há uma trilha que leva de um parque de estacionamento até o mirante no topo da montanha , a uma distância de 1,8 quilômetros. Desde o penhasco de Phu Chi Fa , pontos de vista, especialmente o mar de nuvens ao nascer do so , pode ser visto. O clima frio produz arbustos de várias espécies.

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Esta só conheço de fama
Aquele abraço e votos de bfds!!

Catarina disse...

Que experiencias tao interessantes e enriquecedoras. : )

Cristina disse...

Quem tem o privilégio de conhecer a Tailãndia, volta encantado.
Por graça podemos conhecer um pouco através de suas reportagens.
Só temos a agradecer. Não desanime..
bjinss

Cristina disse...

Quem tem o privilegio de conhecer a Tailândia, sempre volta encantado..
Graças a suas reportagens podemos saber alguma coisa sobre esse país de lindas paisagens e cultura exótica..
Obrigada. Não desanime..