o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, outubro 31

PROVÍNCIA DE BURIRAM - TAILÂNDIA









Buri Ram ( Tailândia : บุรีรัมย์) ou ( Khmer : Borei Rom) é uma das províncias  (changwat) situada na zona Nordeste da Tailândia .  Províncias vizinhas são (do sul no sentido horário) Sa Kaeo , Nakhon Ratchasima , Khon Kaen , Maha Sarakham e Surin .  Para o sudeste faz fronteira com Oddar Meancheay do Camboja . O nome Buri Ram significa Cidade da felicidade.

 

 

 

 
Ocupa uma área de 10 322,9 kms2.
 
Quase mil anos atrás, o atual área de Buri Ram  era, pertença do  Império Khmer, muitas ruínas daquele tempo ainda são visíveis. O maior deles em um extinto vulcão está protegido no parque histórico de Rung Phanom.  De acordo com a inscriçôes encontradas, o governante da província reconheceu a hegemonia do Império Khme Antes da fundação de Banguecoque, pouco se sabia sobre esta zona. . A partir do período Bangkok, no início do século XIX, a cidade originalmente chamado Muang Pae, foi renomeada de "Buriram, passando a pertencer ao reino do Sião, sendo mais tarde classificada como uma província.  


                                                  Buriram dista de Bangkok 410 kms.


Divisão Administrativa

Map of Amphoe


A província está subdividida em 23 distrios (amphoe).  Distritos estes subdivididos em 189 subdistritos (tambon) e 2212 vilas (muban).

  1. Mueang Buriram
  2. Khu Mueang
  3. Krasang
  4. Nang Rong
  5. Nong Ki
  6. Lahan Sai
  7. Prakhon Chai
  8. Ban Kruat
  9. Phutthaisong
  10. Lam Plai Mat
  11. Satuek
  12. Pakham
  1. Na Pho
  2. Nong Hong
  3. Phlapphla Chai
  4. Huai Rat
  5. Non Suwan
  6. Chamni
  7. Ban Mai Chaiyaphot
  8. Non Din Daeng
  9. Ban Dan
  10. Khaen Dong
  11. Chaloem Phra Kiat
 


O selo provincial apresenta uma divindade dançando defronte de Phanom Rung Prasat Hin Rung Phanom , um complexo de templos Khmer na borda de um vulcão, extinto, sito a 1 320 metros acima do nível do mar.

 

 
 

 
Inicialmente, o  Pilar da cidade Buriram  era uma estrutura de  madeira com um telhado de metal.
 
Em 1969, foi reconstruído em um edifício mais sólido e sustentável. A mondop  tailandes em estilo indiano foi então erguido. Finalmente, em 2005, o monumento que hoje se pode ver foi construído, tendo sido optado um Prang de estilo Khmer refletindo a identidade da província.
 

 
 
Prasat Hin Muang Tum (tailandês: ปราสาท หิน เมือง ต่ำ , LBTR : Prasat Hin Mueang Tam, " castelo de pedra da cidade humilde ' ) é um templo Khmer em Prakhon distrito Chai, província de Buri Ram , na Tailândia. É principalmente no Khleang e estilos Baphuon , que remonta suas principais fases de construção até o final do século X e início do século XI. A divindade principal era Shiva, Vishn, embora também era adorado lá.
Como a maioria dos templos Khmer, Muang Tum está orientada para o leste. Ele tem um plano concêntrico plano, com um santuário central e duas bibliotecas cercados sucessivamente por um invólucro interior, lagoas, e um invólucro exterior. As lagoas entre os gabinetes são uma característica incomum do templo, como é o santuário central, que não é elevado e tem suas torres dispostas em fileiras de três e dois em vez de um quincunx . Todas as torres, excepto a central foi restaurado.
 
Kala são particularmente proeminentes nas vergas do templo. Eles são a melhor ajuda disponível em namoro a estrutura, mas a mistura de estilos ( Khleang e Baphuon ) faz datação precisa impossível. Vários dos lintéis sobre as gopuras exteriores são inacabada.
 
Um pequeno baray, provavelmente contemporâneos do templo, ficava a leste, enquanto um mais tarde, baray maior sobrevive mais ao norte entre Muang Tum e Phanom.



 



                                    O articulista no ano de 2009 visitou este belo local



O Wat Khao Angkhan situa-se em um extinto  vulcão, a 20 km de Phanom. Dentro do edifício principal podem ver-se murais e histórias do budismo. Além disso, muitos Dvaravati arenito do templo marcos de fronteira foram descobertos aqui.

É um dos templo mais belos e importantes da província

 
 
O articulista nos três dias que andou pela zona de Buriram ficou hospedado no Vong Thong Hotel, e ficou satisfeito com o serviço prestado.
 
A província possuem inúmeros e belos locais que se devem visitar, já que através deles se pode ter uma ideia da história e da influência Kmer em toda aquela zona.
 
 

 
 
Centro Cultural do Nordeste ( ศูนย์ วัฒนธรรม อีสาน ใต้ ) : O Centro recolhe e exibe artefatos e objetos históricos preciosos, arte popular e evidências arqueológicas. É também um centro de recursos para a realização de pesquisas arqueológicas
 
 
 
 
O monumento do Rei Rama I  construído em 1996 para homenagear o Rei Rama I, que fundou a cidade de Buri Ram, enquanto ele estava servindo como Somdet Phraya Maha Kasatsuek .


 



Prasat Phnom RungParque histórico Rung Phanom ( อุทยาน ประวัติศาสตร์ พนม รุ้ง ) : Prasat Hin Phanom é um santuário hindu dedicado ao deus Shiva. Por ocasião do Dia Tailandês da Conservação do Patrimônio em 1988, Phanom Parque Histórico foi oficialmente inaugurado por Sua Alteza Real Princesa Maha Chakri Sirindhorn em 21 de maio. 




 
 
 
O Parque Florestal Khao Kradong  (tailandês: วนอุทยาน เขา กระโดง) é um famoso parque florestal na província de Buriram. O parque florestal é um lugar espectacolar localizado no local de um antigo vulcão, e da cidade de Buriram. Perto do topo do vulcão pode ver-se a imagem do Lord Buda Suphatthara Bophit.
 
 
Estes locais, entre muitos outros, que vale a pena visitar.
 
 

 
 
 
Ou Phra Phuttharup Patima Santayaphirom Satuek Udom Ratsadon Nimitmanin é uma grande imagem de Buda em pé na margem do rio Mun, em frente ao Posto do Distrito de Satuek. A imagem de Buda é altamente reverenciado pela população local em Amphoe Satuek e províncias vizinhas.


http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/buriram.html






 
 
 
 
 

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amigo. Espero que estejam todos bem. Esses monumentos e com essa idade são momentos históricos. Tantas civilizações que por aí passaram e tantos artistas que deram o seu melhor e a sua arte para construir tantas cosas belas.
Envio um abraço e votos de que faças mais destas viagens que nos encantam à distância.

Pedro Coimbra disse...

BFDS, Amigo Cambeta