o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, agosto 24

YE TING - SUA CASA EM MACAU

 
 
Ye Ting 叶挺; nasceu a 10 de setembro de 1896 em Huiyang, província de Cantão e faleceu a 8 de abril de 1946  faleceu num acidente de aviação, foi um líder militar chinês. Tendo iniciado a sua carreira militante  como membro nacionalista  passando depois a pertencer às tropas  comunistas.
Ye Ting juntou-se ao Kuomintang quando Sun Yat-sen fundou em 1919 (o Kuomintang existia antes de 1919, mas foi chamado de Partido revolucionário chinês) e de 1921 foi um comandante de batalhão no Revolucionária do Exército Nacional. Em 1924, estudou na União Soviética e em dezembro do mesmo ano ingressou no Partido Comunista da China. Em setembro de 1925,  voltou para a China para servir primeiro como oficial, depois como comandante do regimento independente, do Quarto Exército  Nacional Revolucionário. Em maio de 1926, ele liderou um destacamento avançado na Expedição do Norte, tendo em agosto desse obtido várias vitórias.
 
Em setembro, ele sitiada Wuchang, rompendo as defesas no dia 10 de outubro.
 
Em 1927, ele foi um) comandante de divisão adjunto da Divisão 15, b) comandante de divisão da Divisão 24 do 11 º Exército, e c) vice-comandante do exército do 11 º Exército.

Em 1 de agosto, com Chen Yi, Zhou Enlai, Ele Long, Zhu De, Ye Jianying, Lin Biao, Liu Bocheng e Guo Moruo, participou na Revolta Nanchang falhou, quando o "Trabalhadores e Camponeses do Exército Vermelho", chamada Popular Exército de Libertação de 1946, foi fundada. Depois de Nanchang, Ye Ting foi para Hong Kong, onde em 11 de dezembro  liderou a Revolta de Cantão.
 
Após esta revolta ter fracassado,  foi perseguido como resultado, procurou refugio  na Europa e, quando voltou para a Ásia refugiou-se em Macau.
Em 1937, ele serviu como comandante do Novo Quarto Exército. Como resultado do incidente Novo Quarto Exército,  foi preso pelo período de cinco anos, até 1946.


Em 8 de abril daquele ano morreu num acidente de avião quando seguia de Chongquin para Yan'nan.
 
 
Entre as vítimas estavam alguns de seus familiares e de vários líderes do CPC, como Bo Gu, Fa Deng, e Ruofei Wang. Há rumores de que Chiang Kai-shek dispostos a colisão.

Ye Ting teve um total de nove filhos. Uma de suas netas, Ye Xiaoyan (叶小燕), a filha do segundo Ye Ting, filho de Ye Zhengming (叶正明), é casado com Li Xiaoyong (李小勇), o segundo filho e filho mais novo do ex-premier chinês Li Peng. Vós Xiaoyan e seu marido junto com sua mãe-de-lei Zhu Lin (朱 琳) (esposa ou seja, Li Peng), são alvos de ira pública devido ao seu alegado envolvimento de um dos maiores casos de crimes financeiros da história chinesa.
 
Fonte - enciclopédia livre
 
*****************************************************************************
 
Esta manhã o articulista, acompanhado de sua esposa foram visitar a casa onde Ye Ting viveu em Macau até ao ano de 1937, não poderam entrar em virtude de estar fechada temporáriamente, mas deu para tirar umas fotos e saber a história deste famoso militar chinês.
 
 
A casa fica situada no no. 76  da Rua do Almirante Costa Cabral, que faz esquina com a Estrada Adolfo Loureiro, no átrio da casa pode ver-se uma estátua de Ye Ting e sua famíliam obra do escultur local Wong Kar Long.
 
Nesta casa nasceram 7 dos nove filhos do casal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: