o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, agosto 3

4a. FEIRA GUANDONG & MACAU


Abriu ontem na Doca dos Pescadores a 4a. Feira Guangdong & Macau e se irá prolongar até ao dia 5 do corrente mês, o articulista, sempre atento ao que se passa à sua volta, andou passeando pela lindissima Doca dos Pescadores e foi visitar a feira.


A feira ocupa um espaço de 6 mil metros quadrados, mas segundo informou o Secretário para as Finanças, Francisco Tam, o evento encontra-se limitado pela falta de espaço.



Estão presente no evento 210 empresas, enre elas algumas portuguesas.


Neste stand, Café Ou Mun, o seu amigo e dono do café ofertou ao articulista um cálice de vinho do Porto que tece que acompanhar com um pudim de ovos.



Encontram-se expostos e à venda um inúmeros género de produtos, at''a os galos de Barcelos não faltaram.


Casca de tangerina secas, os chineses a usa como medicamento para o tratamento do cancro da mama, parasitas, mixedema, insónias servindo igualmente de laxativo entre outras curas, usando igualmente na culinária..

O chá de casca de tangerina seca prepara-se com 1 ou 2 gramas de casca de laranja seca adicionando 3 copos de água. 

Algumas cascas de laranjas secas durante anos, chegam a atigir valores bem altos, as mais famosas são originárias da cidade de Sam Vui na China.



Alguns produtos portugueses, vinho e conservas, sardinhas e atum igualmente se podiam ver na feira.



A feira como é óbvio estava mais direcionada para os consumidores chineses, tal como se pode ver neste impresso, sobre vinhos portugueses.




O articulista ficou admirado ao ver presunto português, Santana da Serra, à venda, oriundo da região centro, Castelo Branco, usando carne de porco alentejano, pelo preço unitário de 999 patacas, que ao câmbio do dia dá cerca de 100 Euros.




Não deu para entender lá muito bem os preços, o poste indica 6 000 mil patacas por 1,5 kgs, e 3 000 mil patacas por cada 1 250 gramas, também não sei deu ao trabalho de indicar junto de uma das funcionárias ali presentes.

O articulista não comprou presunto algum, mas sim 3 pacotes de bacon, embalados em Hong Kong, não sabendo a sua proveniência  e um de salsichas, estas de Taiwan,  que amanhã irá saborear.


Estas as compras que o articulista fez, sua esposa desejava comprar um expremedor electrico, bem especial, fabricado em Taiwan porém o articulista a desaconselhou, visto que a tomada eléctrica é diferente das que se usam em Macau


                                             Tomada eléctrica usada em Taiwan


                                              Tomada eléctrica usada em Macau


O articulista foi provando de tudo o que lhe era dado a provar, e este vinho não foi excepção, porém, depois de ter bebido um copo de vinho tinto português, um copo de vinho do Porto e mais um deste, cujo sabor ainda está entranhado na boca e no cérebro, não tendo ainda almoçado, lhe causou efeito sono, como já tinha visto todas as bancas da feira, resolver ir descansar à sombra de um "chaparro" numa das vastas e belas avenidas da Doca dos Pescadores.


Não entrou no The Afrikana por ainda não encontrar aberto, senão ali tomaria a sua refeição do almoço


Mas passou por vários locais bem giros, até que passou um pouco pelas brasas.







Foi num dos bancos, junto ao restaurante Novo Camões, desta longa e bela avenida que o articulista passou pelas brasas.


Depois de ter passado pelas brasas, pensou em ir almoçar ao KFC, sito no casino Sands, mas modou de ideias ao verificar que havia transportes gratuitos que o levariam até junto do hotel Sintra, onde aproveitou e foi almoçar com sua esposa, umas bifanas no pão, no centro comercial New Yao Han.

Estava feito o passeio higiénico do dia, o clima em Macau hoje não dava para se andar a passear, 35 graus celsios, tempo quente e abafado, mesmo sem nada se fazer a transpiração é muita, como tal, regressámos ao Doce Lar, e aqui sim com uma correnteza de vento à maneira, se pode descansar bem à vontade tendo o mar como vista de fundo.


Um comentário:

Catarina disse...

Belo passeio e belas imagens.
Abraco