o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, julho 22

THAI SMILE - BANGKOK - MACAU


Ontem dia 21 de julho, e após uma estada de 15 dias em terras do Reino do Sião, o articulista regressou a Macau e uma vez mais utilizou a companhia aérea Thai Smile.


Placa indictiva da zona de chek-in onde indicava igualmente o número da porta de embarque, D5




Após fazer o chek-in o articulista se dirigiu para a zona dos serviços de migração, mas para seu espanto, foi encaminhado para o primeiro andar, lá subiu as escadas rolantes, onde foi dar a uma nova sala, onde teve que descalçar os sapatos, tirar o cinto das calças, relógio e óculos, tendo colocado tudo num cesto bem como a sua mala e sua malinha de mão, depois teve que entrar num tipo de porta giratória, que ao se entrar nela se fecha, conforme o indicado colocou os pés onde o sinal indicava levantou as mãos e foi sujeito a um raio x,  CTX, aparelho este que entrou em funcionamento no aeroporto Suvarnabhumi no passado dia 15 do corrente mês.



O articulista lá se sujeitou ao exame, bem como todos os outros passageiros, mas no caso pessoal do articulista, foi bem diferente, visto que após ter passado pelo CTX, através de um detector de metais lhe foi passado pelo corpo, dando sinal de alerta, apitava, pelo que o articulista foi convidado a ir para uma sala de revista onde teve que se despedir, tendo o funcionário então verificado que o articulista possuia um anel no testículo esquerdo, para espanto do funcionário,  nada mais de anormal encontrou, lá se vestiu de novo o articulista, foi recolher os seus artigos tendo seguido para a zona dos serviços de migração que ficavam no rés do chão pelo que teve que usar de novo a escadas rolantes, neste caso descida.




Verificado o passaporte, o articulista seguiu para a zona de embarque, porém a porta de entrada ainda se encontrava fechada, pelo que andou pelos extensos corredores tirando algumas fotos.


Desejava fumar um cigarrito mas não encontrava o local permitido, e por ali ficou tirando algumas fotos dos aviões, o airbus onde o articulista iria embarcar encontrava-se já atracado à manga D5 tal como se pode ver na foto abaixo exposta.




Este o airbus A-320, baptizado com o nome de Ubon Ratchathani, o único aparelho desta companhia a efectuar os vôos entre Bangkok e Macau



O articlista assim que viu encontrarem-se já na sala de embarque imensos passageiros para lá se dirigiu, ao entregar o bording pass indagou junto da funcionária se havia, naquela zona sala de fumo, tendo sido informado que havia na D1A, pelo que pediu autorização para lá se deslocar, deixando o bording pass com a simpática funcionária.


A sala D1A ficava bem distante, sorte o articululista ter encontrado um carrinho onde colocou a mala que transportava, na dita sala fumou um cigarrito e fez o caminho de regresso, um bos 500 metros, ao chegar à sala de embarque mostrou o passaporte à funcionária a qual lhe entregou o bording pass, e ali tendo ficado, sentado aguardando o embarque, que não demorou muito tempo.

O articulista foi um dos primeiros a entrar para o avião, em virtude do número do assento ser o 50K, o vôo saiu 10 minutos antes da hora prevista.



Poucos minutos depois do avião ter levantado vôo foi-nos entregue num bonito saquinho contendo um pacote de sumo de morango e duas sandes, bem diferente do dia da inauguração em que os passageiros tiveram direito a champanhe, a uns deliciosos pratos de comida e igualmente às sandes e sumo.


Após ter bebido o sumo e comido as sandes, foi altura de passar pelas brasas, não por muito tempo, visto o articulista, ir sentado junto à uma das janelas, gosta sempre de ir apreciando a paisagem, não estava um céu de brigadeiro, mas a viagem decorreu sem muitos abanões.



                    Algumas das vistas aéreas que o articulista fotografou

Antes de chegarmos a Macau ainda passamos por uma zona onde se podiam ver fortes relâmpagos, um espectáculo para quem anda num avião não é nada agradável, porém em nada afectou a viagem.

Eram 20.05 horas quando o airbus A-320 da Thai Smile, suavemente aterrou no Aeroporto Internacional de Macau, como ficou parcado numa zona ainda distante do edifício do aeroporto, necessário foi embarcarmos num autocarro, mas o trajecto foi rapidamente percorrido, saido do autocarro, o articulista, nas calmas se dirigiu para o balcão dos serviços de imigração, zona de residentes, e rápidamente foi visto o seu BIR.

Minutos depois recolhia a sua mala e saia do aeroporto onde sua amora esposa o aguardava, ficando a saber que em Macau estava içado o sinal 1 de tempestades, estava por perto o tufão Vicente, nome de meu filho mais novo, mas foi o filho mais velho o Luís que com sua viatura me foi receber, seguindo dali para Macau, e volvidos uns minutos o articulista se encontrava em seu doce lar.



Terminava assim mais viagem aérea, que com a graças de Deus decorreu da melhor forma. 

12 comentários:

Henrique António Pedro disse...

Uma reportagem de mestre, de causar inveja ao jornalista mais categorizado.
Só não compreendi essa do "anel no testículo esquerdo"? Um "pircing"?Coisa rara!
Abraço ilustre amigo António.

Unknown disse...

Uma boa reportagem.
Comentei já uma parte no facebook.
A segurança de todos deve estar acima de tudo e através do RX apenas vêem mas não comem nada.

Os tempos vão mudando e temos de estar actualizados.

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Ché, esta história do anel está sob a investigação do detetive Pardal!!!
Caloroso abraço! Saudações investigativas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado ASmigo e Ilustre Poeta Henrique Pedro,
Muito obrigado por seu gentil comentário, mas não passou de um simples e velho escrba, cujas letras lhe vai perdendo o sentido.
O piercing foi colocado no testículo esquerdo o ano passado no hospital de Macau pelo Urologista, mas será retirado nos finais do próximo mês, segundo os técnicos o piercing que me foi colocado é especial e segundo as novas técnivas médicas, alivia os problemas da próstata.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Romancista Luís Coelho,
Estou plenamente de acordo, mas no uso em casos suspeitos já que exietem outros meios para o efeito e não um CTX, que os americanos inventaram.
Vêem tudo é bem verdade e nada comem, mas é chato estar a ver uma menina com um aparelho na mão vendo as fotos rsrsrs, talvez escolha umj dia algum do seu agrado rsrs.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
O Inspector pardal já enviou um e-mail desvendando o mistério, por certo a Lambisgóia ao ver as fotos ficará radiante.
Abraço amigo

Valdemar Alves disse...

Estava no auge para perguntar, mas eis que alguém se antecipa... Por momentos pensei que o amigo Cambeta com tantos anos no Oriente (e com tão belas maganas ao dispôr) pôs o anel no C... esquerdo por razões que nem ao diabo lembra... mas não!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Valdemar,
É bem verdade este anel só me tem criando problemas, mas aliviou o mal, o Urologista lá sabia e escolheu o tomate da esquerda, agora no c... nada senão faria um barulho do caraças se alguma magna tivesse igualmente um na rata rsrsrs.
Abraço amigo

tulipa disse...

AMIGO CAMBETA
...MAIS UMA VIAGEM...
juro que não conheço pessoa tão viajada como o Amigo.

Huuummmmm
existem coisas novas,
estive em Bangkok há 3 meses e nada disso aconteceu!
MODERNICES...

uma nova sala, descalçar os sapatos, tirar o cinto das calças, relógio e óculos, tendo colocado tudo num cesto bem como a sua mala e sua malinha de mão, depois teve que entrar num tipo de porta giratória, que ao se entrar nela se fecha, conforme o indicado colocou os pés onde o sinal indicava levantou as mãos e foi sujeito a um raio x, CTX, aparelho este que entrou em funcionamento no aeroporto Suvarnabhumi no passado dia 15 do corrente mês...
Faz precisamente hoje 3 meses que saí de Bangkok.

Um abraço.

tulipa disse...

AMIGO

ESTÁ CONVIDADO A VER
O MEU POST no blog
MOMENTOS PERFEITOS

Até hoje - domingo, o espaço entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço foi palco de uma “cidade náutica”, acolhendo a regata The Tall Ships Races. Foi possível visitar os 49 veleiros, gratuitamente.

Nos dias de hoje, é de louvar estas acções, em que eventos desta envergadura são gratuitos, para o povo poder visitar.

Nem o calor intenso impediu centenas e centenas de pessoas a sair de casa para visitar os veleiros da The Tall Ships Races.
Todos os dias tem havido milhares de visitantes.
Eu fui logo no 1º dia - 5ª feira:
saí do trabalho munida da minha máquina fotográfica, apanhei o metro, saí em Santa Apolónia e...
entrei pela porta nº 3, mesmo em frente estava o veleiro de Espanha, desloquei-me para a minha esquerda, onde havia outros, entre os quais o Vera Cruz - português!
Foi precisamente no Vera Cruz que entrei, foi o 1º que visitei - porque entre o veleiro de Espanha e o Vera Cruz havia outros que já tinha terminado a hora de visita às 17h - eu cheguei às 18h e andei por lá 2h 30m - até às 20h 30m.
Foi um tempo muito bem passado - nunca na vida tinha feito aquele percurso a pé, entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço, embora a última saída que tive do recinto, era junto ao Jardim do Tabaco.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Fotografa Ester Afonso,
O sistema de CTX no aeroporto Suvarnabhumi foi inaugurado dia 15 deste mês, e é o único em toda a Tailândia, mas eu acho ser um exagero brutal, mas enfim.
Sim, felizmente tenho corrido o mundo, e dentro da Tailândia já fui considerado como o novo Mendes Pinto rsrsrs.
Serei talvez o único português que melhor conhece toda a Tailândia.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga e Ilustre Fotografa Ester Afonso,
Irei com todo o prazer ler sua bela reportagem em seu blog Momentos Perfeitos, embora eu tenha pertencido à marinha, na qual estive 25 anos, é um paradoxo eu não gostar das coisas nauticas, prefiro a aeronautica, da qual sou um fã, e faço coleção de todos os aviões em que já viajei e foram imensos, só companhias aéreas já andei em 32.
Abraço amigo