o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 25

PI-PA INSTRUMENTO MUSICAL CHINÊS



Uma pipa de cinco cordas da Dinastia Tang.

Pipa é o nome de um dos instrumentos musicais mais antigos na China, com mais de dois mil anos de história. Hoje em dia, a pipa ainda é um dos instrumentos mais populares, na China.


Sua estrutura


O Pipa é um instrumento de ponteio que possui uma caixa de ressonância achatada, com o formato de meia pêra.


O pescoço ou braço comprido em madeira é dividido em tons por filetes, possui quatro ou cinco cordas.
As cordas de seda são tocadas com uma palheta de marfim, madeira, osso ou mesmo com a própria unha do músico, que fazem as cordas vibrarem..


História


Origem


A Pipa teve a sua origem na antiga Pérsia sendo conduzido para o oeste da China, espalhando-se por todo território chinês, como instrumento musical mais usados e popular do país, chegando a ser chamado de o Rei dos instrumentos de corda dedilhadas.
Antiguidade chinesa




Aparece já na antiguidade chinesa, no principio era um tanto rústico. Naquela época, há mais ou menos dois mil anos atrás, todos os instrumentos de corda eram conhecidos por Pipa.


Com o passar dos tempos e com a popularidade que o instrumento conquistou, resolveu-se que somente aquele instrumento o mais popular seria conhecido por Pipa.


Dinastia Tang


As referências a este instrumento são freqüentes nas poesias da Dinastia Tang (618-907 d.C.), onde geralmente é elogiado por seu refinamento e tom delicado.


O poeta Bai Juyi, descreve em sua peça Pipa Xing (Tocadora de Pipa) um encontro casual com uma tocadora de pipa no Rio Yangtze e comenta a força expressiva deste instrumento musical:


大絃嘈嘈如急雨 : As cordas mais grossas são como uma rajada de chuva repentina.


小絃切切如私語 : As cordas mais finas soam como os murmúrios dos amantes.


嘈嘈切切錯雜彈 : Falam e conversam,


大珠小珠落玉盤 : como pérolas, grandes e pequenas, a cair num prato de Jade.
Década 50 do século XX


Nessa década acabou sendo criados cursos superiores de Pipa em conservatórios, sendo reestruturado e expandido para tornar maior área de tons tendo uma posição importante dentro das orquestras sinfônicas.


Como usar a Pipa


Para executar o instrumento Pipa, o músico tradicionalmente o coloca na posição vertical. É preciso ter muita agilidade em seus dedos a fim de conseguir passar a virtuosidade do som que ele produz.


Hoje são conhecidas mais de sessenta maneiras diferentes de tocar a Pipa, que foram desenvolvidas através dos séculos, oportunizando sua participação em grandes orquestras, sendo ponteado na vertical por melhor adaptação dos músicos.


As melodias extraídas do Pipa são de grande e real beleza e de muita virtuosidade, por isso atualmente o instrumento é popular e conhecido em todo território chinês e mesmo fora da china, por vários países.

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Muito bonitos de ver.
De ouvir?
Nem tanto.
Aquele abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
É bem verdade, mas tudo depende dos gostos, eu adoro.
Abraço amigo com muita chuva pelo meio.