o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 18

FRUTO LONGAN



                  O articulista segurando um ramo com frutos Longan, sem pesticidas.

Longans (em chinês: 龍眼; pinyin: lóngyǎn; em cantonês: long-ngan; "olhos-de-dragão"; nome científico: Nephelium longanum Cambess) é uma árvore tropical nativa do sul e sudoeste asiatico, que pode atingir os 6 a 7 metros de altura, seus frutas são usadas frequentemente em sopas, lanches, sobremesas e comidas agridoces na Ásia Oriental. Os frutos são redondos com uma casca fina mas dura, de cor castanho-claro. A sua polpa, que envolve um caroço grande e preto, é branca, macia e suculenta.




As árvores de longans e lichias frutificam na mesma época do ano. Longans secos (conhecidos como 圓肉, em Pinyin yuánròu; literalmente: polpa redonda) são usados frequentemente na culinária e fitoterapia chinesa. O longan é considerado um fruto possuidor de alto valor nutritivo. Para a medicina tradicional chinesa o logan, assim como a lichia, é um tipo de alimento altamente Yang.

A sogra do articulista que vive na aldeia de Ban Mea Long, no norte da Tailândia, perto da cidade de Lampang, possue imensos terrenos, em que em alguns deles tem platadas imensas árvores de Longan, ontem, um primo nosso veio da aldeia para efectuar uns trabalhos em Bangkok, e sua tia lhe pediu para trazer cerca de 20 kgs, deste delicioso fruto,  que ontem já serviram de sobremesa cá em casa, cujas fotos abaixo se representam.

O articulista segurando alguns ramos deste delicioso fruto, colhido das árvores dos terrenos de sua sogra.


                                                  Fruto super delicioso


4 comentários:

Henrique António Pedro disse...

O quanto se aprende neste site encantador...
sobretudo um transmontano que pouco mais conhece que batatas e feijões...

Parabéns.
Abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta, Henrique Pedro,
Eu embora seja alentejano igualmente vou aprendendo, são os anos que me tem ensinado,e embora não tenha estudado na Lusofona, tenho a universidade da vida Lusofona e Asiatica que me tem premiado com um Douturamento Honoris Causa e sou apenas palha, se fosse relva veja só os canudos que teria....
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta, Henrique Pedro,
Eu embora seja alentejano igualmente vou aprendendo, são os anos que me tem ensinado,e embora não tenha estudado na Lusofona, tenho a universidade da vida Lusofona e Asiatica que me tem premiado com um Douturamento Honoris Causa e sou apenas palha, se fosse relva veja só os canudos que teria....
Abraço amigo

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Estou de pleno acordo com as pertinentes considerações do confrade Henrique Pedro!!!
Caloroso abraço! Saudações aprendizes!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP