o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, julho 11

DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO



O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho, que visa promover a sensibilização da população mundial questões. O evento foi criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989. Foi inspirada pelo interesse público em cinco mil milhões de Dia, em 11 de Julho de 1987, aproximadamente, a data em que a população mundial atingiu cinco biliões de pessoas.

A população mundial é o número total de humanos vivos no planeta Terra a um dado momento.

O número total da população do planeta atingiu 7 mil milhões (7 bilhões de pessoas) em 31 de outubro de 2011. De acordo com projecções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX. Entretanto, a taxa de crescimento vem caindo desde que os índices de crescimento atingiram seu auge em 1963. A população está em explosão demográfica desde a Revolução Industrial que começou na Inglaterra em meados do século XVIII.

Em 2002, a "Population Reference Bureau" (organização sem fins lucrativos especializada em estudos demográficos) publicou uma estimativa onde afirma que mais de 106 bilhões de pessoas já viveram na Terra. A estimativa foi classificada pelo próprio autor como semi-científica, dada a falta de dados demográficos para 99% do período desde o qual a espécie humana existe no planeta.

Concentração populacional

Mapa da densidade populacional no mundo em 1994; observe a alta concentração ao longo dos rios Ganges, Yangtzé e Amarelo, na Europa Ocidental, na ilha de Java e na megalópole Bos-wash.A Ásia abriga mais de 60% da população mundial, com quase quatro mil milhões (quatro bilhões de pessoas). A China e a Índia sozinhas têm 21% e 17% respectivamente. Essa marca é seguida por África com 840 milhões de pessoas, 12,7% da população mundial. Os 710 milhões de pessoas da Europa correspondem a 10,8% da população mundial. A América do Norte tem uma população de 514 milhões (8%), a América do Sul, 371 milhões (5,6%) e a Oceania em torno de 60 milhões (0,9%).

Demografia da juventudeDe acordo com o CIA World Factbook, 27.4% da população mundial está abaixo dos 15 anos de idade. Segundo algumas estimativas, há hoje um bilhão de jovens no mundo entre as idades de 15 e 24 anos.

A década de 1990 foi responsável pelo maior número de nascimentos, especialmente após 1995, apesar do fato de a taxa de nascimentos não estar tão alta quanto na década de 1960.

Fonte - Enciclopédia livre















Nenhum comentário: