o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, junho 9

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

                                            Foto do Cimo - obtida através da google

Ocorre hoje dia 9 de Junho a celebração do Dia Internacional dos Arquivos. Evocando, nesta data, a fundação pela Unesco do próprio Conselho Internacional dos Arquivos (9 de Junho de 1948), o Dia Internacional dos Arquivos foi instituído em Novembro de 2007, por ocasião da Assembleia Geral do CIA, no Quèbec, tendo como objectivos alertar a sociedade para a responsabilidade que tem na preservação dos arquivos e, simultaneamente, chamar a atenção de todos para as acções promocionais e de divulgação da causa dos arquivos. 

Também o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), a Secção de Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Arquivo Histórico Municipal de Coimbra (AHMC), conscientes do seu papel na Universidade e da sua função social e cultural, e comungando das ideias dos organismos nacionais e internacionais de arquivos, desejam não só sublinhar quão importante é a preservação dos arquivos para a memória e a identidade colectivas mas também aproveitam a efeméride para convidar os potenciais utilizadores a visitarem as instituições arquivísticas.

É, pois, com o grande regozijo que o AUC, a Secção de Informação do DFCI da FLUC e o AHMC se associam a todos os que, no mundo inteiro, celebram esta data tão importante e anunciam o seu programa de comemoração.

Fonte - Universidade de Coimbra

 
Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes. As entidades mantenedoras de arquivos podem ser públicas (Federal, Estadual Distrital, Municipal), institucionais, comerciais e pessoais.

No Brasil, a política de arquivos públicos e privados é gerenciada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão ligado ao Arquivo Nacional.

Etimologia

Do latim archívum, lugar onde se guardam os documentos.
  1. Lugar onde se guardam documentos
  2. Conjunto de documentos escritos, fotográficos, microfilmes, etc.
  3. Conjunto de dados organizados, segundo a sua natureza e o seu uso, em suporte magnético.

Finalidade

  • Servir a administração: Fornecem informações e documentos necessários ao desenvolvimento das atividades, facilitam o acesso aos documentos, preservam a documentação da empresa, possibilitam o controle da produção de documentos e colocam à disposição dos usuários documentos que fornecem informações de caráter probatório ou simplesmente informativo.
  • Servir à História: Fornecem informações e/ou documentos para reconstituir ou escrever a história política, social ou econômica de uma nação. Também servem de memória de uma empresa e constituem uma importante fonte de pesquisa.

Funções do Arquivo

  • Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na empresa;
  • Avaliar e selecionar os documentos, tendo em vista sua preservação ou eliminação;
  • Garantir o fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa;
  • Arquivar os documentos, visando a recuperação da informação;
  • Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda;
  • Executar as funções específicas conforme a organização e administração da instituição.

Classificações

Quanto ao uso (Teoria das três idades)


Arquivo Temático da biblioteca da 'Università di Graz

A Teoria das três idades é baseada no Ciclo vital dos documentos, segundo o qual, os mesmos passam por três fases: corrente, intermediária e permanente.
  • Arquivo corrente (Primeira idade): Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.
  • Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.
  •  
  • Arquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

Quanto à natureza

  • Arquivo Especial: São aqueles que requerem tratamento especial de armazenamento, independente de sua forma. Certas variáveis precisam ser controladas, pois caso contrário, podem deteriorar os documentos, (temperatura, luminosidade, umidade etc).
  • Arquivo Especializado: São aqueles que tratam de um assunto específico, independente da forma física,comercial e industrial..

Quanto à abrangência

  • Arquivo Setorial: São aqueles que cumprem função de arquivo corrente e, por esta razão, devem ser guardados próximos aos órgãos operacionais e por isso costumam ser descentralizados.
  • Arquivo Geral: São aqueles que recebem os documentos de diversos órgãos de uma mesma organização física...
  •  
  • Fonte - Encilopédia livre
  • *******************************************************************
  •  Em Portugal o mais antigo arquivo é o da Torrre do Tombo



    O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), popularmente referido apenas como Torre do Tombo, localiza-se no Campo Grande, em Lisboa, Portugal, num edifício projetado pelo arquiteto Arsénio Cordeiro. Constitui-se no Arquivo Central do Estado Português desde a Idade Média, tendo os seus primeiros Guardas-Mores sido, também, Cronistas-Mores do Reino. Com mais de 600 anos, é uma das mais antigas instituições portuguesas ainda ativas.

    Ao longo dos séculos, a conservação dos seus documentos foi prejudicada por diversas circunstâncias: mudanças de local, incêndios, desvio de documentos para outros arquivos quando da Dinastia Filipina (1580-1640), o terramoto de 1755, a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821) entre outros. Atualmente constitui-se numa moderna instituição, aberta a pesquisadores e ao público em geral.

    Fonte - Enciclopédia livre

2 comentários:

Henrique António Pedro disse...

Li com atenção e muito aprendi.

Abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo e Ilustre Poeta, Henrique Pedro,
O ser humano está sempre aprendendo, emnora saiba muitos, existe sempre novos temas e novas matérias para explorar.
Igualmente eu, vou aprendendo com todos vós e aqui deixo o meu sincero muito obrigado.
Abraço amigo