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domingo, abril 1

CHAPAS DE MATRÍCULAS DE AUTOMÓVEIS




As placas de automóveis começaram a ser usadas desde o aparecimento das primeiras viaturas.

A França foi o primeiro país a introduzir a placa com a passagem da portaria da Polícia de Paris em 14 de agosto de 1893, seguido pela Alemanha em 1896.  A Holanda foi o primeiro país a introduzir uma placa de licença nacional, chamado uma "licença de condução", em 1898.
As primeiras licenças foram placas com um número, começando em 1.




Nos EUA,  o primeiro estado a exigir que as viaturas automóveis estivesses providas de chapas de matrícula doi o estado de Nova Yorque no ano de 1901. No início, as placas não eram emitida pelo governo na maioria das jurisdições e os motoristas eram obrigados a fazer a sua própria.

Massachusetts e Virgínia Ocidental foram os primeiros estados a emitir as chapas de matrícula no ano de 1903. 
As primeiras placas eram feitas de porcelana, ferro fundido ou cerâmica sem suporte, o que tornava frágil e pouco prático. Poucas dessas primeiras placas sobreviveu. Mais tarde materiais resistentes, incluem papelão, couro, plástico e cobre, passaram a ser utilizados na concepção das chapas de matrícula. prensados.

A padronização das chapas de matrícula das viaturas automóveis só  surgiu no ano de 1957, quando os fabricantes de automóveis chegaram a um acordo com governos e organizações internacionais.


Porém não existe fonte fideligna que prove onde foram usadas as primeiras chapas de indentificação dos veículos automóveis.

Outras fontes dizem que as primeiras placas foram emitidos no estado alemão de Baden em 1896.

Massachusetts foi o primeiro estado nos Estados Unidos para a fabricação de placas em 1903.

História das matrículas automóveis em Portugal

Primórdios

Em Portugal, pelo menos desde 1901, altura em que foi posto em vigor o primeiro diploma legal que estabelecia regras específicas para a circulação automóvel, começaram a ser emitidas matrículas (licenças de circulação de automóveis) pelos Governos Civis dos distritos.

O Decreto de 3 de Outubro de 1901 estabelecia a obrigatoriadade de todos os automóveis trazerem na sua parte posterior, uma chapa metálica com a inscrição em caracteres bem visíveis do número da licença e da sede de distrito em que foi concedida. Pelo que se pode observar em fotografias da época as referidas chapas apresentavam inscrições do tipo LISBOA 123 ou LXA. 234 (para veículos matriculados em Lisboa) e, além da parte posterior do veículo, eram também colocadas por vezes na sua parte frontal.


Primeiro sistema utilizado no Brasil 

Primeiro sistema de emplacamento brasileiro, de 1901 a 1941.Foi utilizado de 1901, quando os primeiros veículos a motor começaram a ser emplacados, até 1941.

No início, o trânsito era assunto de competência municipal; portanto, cada município expedia as suas placas, que eram no entanto iguais em todo o território nacional.



Eram pretas com letras brancas. Tinham uma letra (P = particular; A = aluguel) e uma quantidade de números que variava de 1 a 5 dígitos. Exemplos: P 6, A 25, A 587, P 1·349, P 12·879.


Na cidade de Macau, desde que o articulista se recorda as chapas de matrícula dos automóveis não se alterou desde que se encontra em Macau, ou seja desde 1964.

As motos ostentam o M seguido do número e os motociclos ostentam o MC seguido do número.


A única particularidade é que a maioria das vaituras possuem duas chapas de matrícula, a com funco preto e letras brancas é de Macau, a vermelha é da República Popular da China.

As primeiras matrículas de Macau começavam pela letra M, presentemente estará no MI.



Na Tailândia o articulista não posseu dados sobre quando foram introduzidas as chapas de matrícula nas viaturas, mas existem vãrios tipos de placas conforme acima se reproduzem.

Cada província emite as chapas de matrícula para as viaturas em circulação na sua província, caso alguém mude de residência e tenha a chapa de matrícula de outra província, afim de evitar deslocações â provícnia onde fez o registo automóvel, mudam o registo para a província onde se encontram, mudando a chapa de matrícula.




                     CHAPAS DAS MATRÍCULAS AUTOMÓVEIS DAS PROVÍNCIAS

Estas chapas são facultativas, porém tanto na Tailândia, Macau e Hong Kong é realizado um leilão de chapas de matrícula de automóveis cujos números são auspiciosos, atingindo por vezes valor de alguns milhóes.

                                                                   Sor Sor Bangkok 9999
                  Esta chapa com o número 9999 foi vendida pelo valor de 6,75 milhões de Baths.


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AMNAT CHAROEN



                                                                   ANG TONG


AYUTTHAYA


BANGKOK

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BUEN KAN



BURIRAM



CHAINAT



CHAIYAPHUM



CHANTHABURI



CHAOCHEONGSAO



CHIANG MAI



CHIANG RAI



CHONBURI



CHUMPHON


KALASIN




KAMPHAENG PHET




                                      KACHANABURI




KHON KAEN



KRABI



LAMPANG



LAMPHUN




LOEI



LOP BURI



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MAE HONG SON





MAHA SARAKHAN



MUDAHAN



NAKHON NAYOK


NAKHON PATHON



NAKHON PHANOM




NAKHON RATCHASIMA




NAKHON SAWAN




NHAKON SI THAMMARAT




                                                 NAN


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NARATHIWAT

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NONG BUA LAM POU




NONG KAI



NONTABURI



PATHON THANI



PATTANI



PHANG NGA



PHATTHALUNG


PHAYAO



PHETCHABUN



PETCHABURI




PICHIT




PITSANULOK


PHARE


PHUKET



PRACHINBURI





PRACHUAP KHIRI KHAN


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RANONG


RATCHABURI



RAYONG



ROI ET



SA KHEO



SAKHON NAKHON


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SAMUT SAKHON


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SAMUT PRAKAN




SARA BURI



SATUN


SING BURI




SISAKET





SONGKHLA




SUKHOTAI



SUPHAN BURI



                                    SURAT THANI



SURIN



TAK



TRANG

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TRAT




                                  UBON RATCHATHANI



                                        UDON THANI




UTHAI THANI




                                             UTTRADIT





YALA


YASOTHON
















Para além destas existem as chapas de matrícula com o símbolo provincial que são facultativas, tanto na Tailândia como em Hong Kong ou Macau, os númeroa auspiciosos das chapas de matrícula automóveis, pode atingir o valor de alguns milhões.

Sor Sor Bangkok 9999
Esta chapa de matrícula foi aleiloada na Tailândia, tendo o seu comprador pago a quantia de  6,75 milhões de Baths.












Um comentário:

Graça Sampaio disse...

Bela lição e belas imagens! Muito bonito!

Thanks a lot...