o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, março 21

PROVÍNCIA DE YALA - 76a. parte de 77


YALA
O selo provincial foca uma mina e um mineiro transportando dois cestos com ferramentas de mineração, incluindo enxada, pé de cabra, e cestas. Yala foi originalmente uma cidade mineira extraindo minérios de estanho e tungsténio.




Yala ยะลา  é a mais meridional província (changwat) da Tailândia .  Províncias vizinhas são  Songkhla , Pattani e Narathiwat . Yala é a província sem litoral apenas no sul da Tailândia . A sul faz fronteiras com Kedah e Perak - Malásia.



Ocupa uma área de 4 521,1 Kms2, a árvore provincial é o Saraca Red (Saraca declinata), e a flor provincial é a Madeira Bala ( Mimusops elengi ).
 
 

                                              A árvore Saraca Red (Saraca declinata)


                                                         A flor Bullet Wood - Mimusops elengi

Historicamente a província de  Pattani  era o centro do semi-independente Sultanato Malaio de Patani , mas em homenagem aos reinos tailandeses de Sukhothai e Ayutthaya, depois de Ayutthaya ter caído  para o exército birmanês, em 1767, o Sultanato de Patani ganhou a independência total, mas  o rei Rama I (reinou de 1782-1809) tomou de novo o controle da região.

Em 1909, foi anexada pelo Sião como parte do tratado da anglo-siamês  negociado com o Império Britânico . Junto com Narathiwat, Yala fazia originalmente parte da província de Pattani, mas eles foram se separarando  tornarndo-se províncias separadas.  Há um movimento separatista em Yala, que depois de estar dormente por muitos anos recomeçou com os seus atentados novamente em 2004 e continuam até aos actuais dias. 

 


 


O articulista e sua família visitaram todas as províncias do sul, Yala não foi excepção.



O articulista na escadaria que ia dar a uma gruta onde havia várias imagens do Lord Buda



Quando o articulista se refrescavam num rio, onde havia imensas pessoas fazendo piquenique, pode ver este miúdo, todo descacado comendo uma talhada de melancia.

Nenhum comentário: