o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 16

PROVÍNCIA DE SUKHOTHAI - 65a. parte de 77


SUKHOTHAI

O selo procincial apresenta o Rei Ram Khamhaeng, o Grande, sentado no trono Asana Manangkhasila. A cidade de Sukhothai sob o comando do Rei Ram Khamhaeng floresceu imenso.






Sukhothai สุโขทัย) é um das  províncias (changwat) do norte da Tailândia . Províncias vizinhas são Phrae , Uttaradit , Phitsanulok , Kamphaeng Phet , Tak , e Lampang . Sukhothai pode ser traduzido como Dawn da felicidade.

Ocupa uma áera de 6 596,1 Kms2  a árvore Provincial é a Afzelia xylocarpa e a   é o Lotus ( Nymphaea lotus ).

Sukhothai, ou seja, o Dawn da felicidade, foi uma cidade fundada no século XIII sog ágide do império Khmer . O ano exato é desconhecido, mas segundo o Instituto de Belas Artes deve ter sido entre 1238 e 1257.

Fundada por Phokhun Si Intharathit, foi o primeiro Reino siamês verdadeiramente independente  depois de derrotar os Khmers. 

Sukhothai desfrutou de uma era de ouro sob o comando do terceiro rei, o rei Ramkhamhaeng , que foi creditado com a criação do Khmer derivado alfabeto tailandês que é essencialmente o mesmo em uso nos dias de hoje.  Ele também lançou as bases para a política, a monarquia e a religião , bem como a expansão do seu perímetro de influência.

 A parte  mais famosa da província é  a cidade histórica de Sukhothai, a capital do antigo reino de Sukhothai . Encontra-se  localizada a cerca de 12 km da moderna cidade de Sukhothai. Não muito longe dos parques históricos de  Si Satchanalai  e o  Parque Histórico Kamphaeng Phet . Ambos eram cidades no interior do antigo reino de Sukhothai e datam do mesmo período..



 A província era  primeiramente conhecida como Sawankhalok, no ano de 1939 passou a chamar-se   Sukhothai.

O parque histórico de Sukhothai foi considerado pela UNESCO em dezembro de 1991, como Património da Humanidade.

 






http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/02/sukhotai-parte-iii.html




O articulista embora tenho visitado imensas vezes a cidade de Pitsanulok, capital da mesma província, só visitou a cidade de Sukhohai, no ano de 2009, tendo primeiro ido visitar muitos mosteiros na cidade de Nakhon Sawan indo depois a Sukhothai, sendo passagem obrigatória pela cidade de Pitsanulok visto não haver outra estrada para lá se seguir.



É tudo muito bonito e interessante de se ver, porém na Tailândia praticam-se dois preços, uns para os naturais e outro para os estrangeiros.

O articulista não entra nessas vigarices, como tal não visita, neste caso de Sukhothai, como o articulista tinha chegado ao parque estava ele a fechar, o deixaram entrar com a sua viatura, na qual seguiam a sua esposa, suas filhas e sua sogra, tendo depois visitado parte de um parque, e como era já era quase de noite ficámos de ir visitar com mais calma no dia seguinte.

No dia seguinte lá fomos, e o articulista deparou com um enorme cartaz onde indicava que os naturais pagavam 30 baths e os estrangeiros 300 baths, assim sendo, e uma vez mais, não entrou.

Casos semelhantes aconteceram uma vez em Lampang no campo dos elefantes, mas nos dias de hoje o preço da visita é igual para todos. Das outras vezes foi nas cataratas de Erawan em Kachanaburi, entrou pagou, mas reclamou e deixou por escrito a sua indignação, a terceira vez foi na cidade de Suphan Buri, quando ia visitar um jardim no qual havia um búfalo de cor branca.

Enfim, critérios nada salutares num país direcionado ao turismo.



Nenhum comentário: