o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 16

PROVÍNCIA DE SATUN - 61a.parte de 77


SATUN
Pra Samut Thewaa, uma divindade que protege o mar, sentado em uma pedra no mar com o por do sol atrás. A pedra é o seu veículo divino. O pôr do sol simboliza o mar de Andaman , que fica a oeste da província.


Satun สตูล é uma das  províncias  (changwat) do sul da Tailândia .  Províncias vizinhas são (de norte no sentido dos ponteiros do relógio) Trang , Phatthalung e Songkhla . Ao sul faz fronteira com Perlis de Malásia .

Ocupa uma áerea de 2 479 Kms2 a árvore provincial é o Rosewood tailandês ou Pha-yungklaep ( Dalbergia bariensis ), e a flor  é a  Orchid Snowy ( Bauhinia acuminata ).

Até 1813 Satun era um distrito do estado malaio de Kedah , então conhecido como Setul Mambang Segara ou Setul Mukim (Jawi: مقيم ستول) em malaio.  Após essa data, foi administrada por um governador enviado de Nakhon Si Thammarat . Em 1897 tornou-se parte de Satun monthon Saiburi (agora Kedah ), que em 1909 foi dividido entre Império Britânico e Sião como parte do Tratado anglo-siamês de 1909 . . Enquanto a maioria de Kedah foi cedida à Grã-Bretanha, Satun foi atribuído a Siam, porque tinha uma população maioritariamente tailandesa.. Satun foi então incorporado monthon Phuket.  O sistema monthon foi encerrada em 1933, e Satun se tornou uma província de pleno direito.

 




Satun possdui várias ilhas com praias maravilhosas.

O articulista passou por esta província por diversas vezes, quando se deslocou à cidade malaia de Perlis.

Nenhum comentário: