o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, março 3

PROVÍNCIA DE NARATHIWAT - 34a. parte de 77


NARATHIWAT

Um barco à vela com um elefante branco  na vela. O elefante branco. um símbolo real, comemora o elefante branco Phra Sri Nararat Rajakarini que foi capturado nesta província e ofertado ao rei. 






Narathiwat นราธิวาส) é uma das  províncias (changwat) do sul da Tailândia .. Províncias vizinhas são (de oeste no sentido dos ponteiros do relógio) Yala e Patani.   Ao sul faz fronteira com a Malásia estado de Kelantan . A linha ferroviária do Sul termina nesta província que é um dos país que faz fronteira com cinco províncias Malásia.  O nome da província significa "residência de pessoas boas" .  A província possui uma variedade de culturas, bem como recursos naturais, e é relativamente fértil. Narathiwat está localizado a cerca de 1.140 quilômetros ao sul de Bangkok e ocupa uma área de 4.475 quilômetros quadrados.

O símbolo provincial é o fruto longkong ( Lansium domesticum ). A árvore provincial é o Chengal ( Neobalanocarpus heimii ), ea flor provincial é o macrantha Odontadenia .

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2011/01/minhas-viagens-bangkok-sungai-kolok.html

O nome original de Narathiwat é Menara ( Jawi : منارا), significa uma "torre" em malaio .  O nome foi  mudado para Bang Nara (บาง นรา) em tailandês. E finalmente alterada para Narathiwat pelo rei Rama VI , em 1915. "Narathiwat", do sânscrito (Nara + adhivāsa), significa  a residência de pessoas sábias. 
Historicamente Narathiwat foi a parte do semi-independente  Sultanato Malaio de Patani , em homenagem aos reinos tailandeses de Sukhothai e ao reino siamês de Ayuthia. Depois da queda de Ayutthaya  em 1767, o Sultanato de Patani ganhou a independência total, mas, volvidos 20 anos e esse território passou a ser controlado pelos tailandeses na pessoa  do rei Rama I,
Em 1909, Narathiwat foi totalmente integrado no reino do  Sião, em virtude de um tratado  anglo-siamês negociado com o Império Britânico  Junto com Yala, Narathiwat era então parte da monthon Pattani.

 Um pequeno mas ativo movimento separatista , que depois de estar dormente por muitos anos, recomeçou em 2004 a afetuar ataques terrorista em toda a região sul, como tal um local não aconselhavel a ser visitado, devido à insegurança.

Narathiwat é uma das quatro províncias tailandesas que sua população é marioritariamente  muçulmana, 82% e apenas 17,9% são budistas. Além disso 80,4% falam o malaio Patani como sua primeira língua. Os nativos de  Narathiwat a sua etnia e cultura é muito semelhante à dos malaios de Kelantan, na Malásia.



Como se pode ler no link acima postado, o articulista esteve na cidade de Sungai Kolok, tendo saído de Bangkok de combóio, o que levou 26 horas de viagem.



Atravessou esta fronteira a pé, mas a cidade malaia onde deseja ir fica ainda muito distante, e como a esposa do articulista não tinha levado passaporte, só podia estar na Malásia numa zona de 30 kms em redor da fronteira, pelo que regressamos`a Sungai Kolok, com a finalidade de regressarmos a Bangkok, mas o combóio já tinha saído bem o avião na cidade de Narathiwat, pelo que fomos para a cidade de Hat Yai, onde tivémos que ficar alojados num hotel, visto os vôos para esse dia estarem todos esgotados.
No dia seguinte, lá conseguimos comprar os bilhetes de avião mas em busines classe.
Bem, uma viagem para esquecer.








Nenhum comentário: