o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, março 2

PROVÍNCIA DE NAKHON PHANOM - 29a. parte de 77


NAKHON PHANOM



O selo provincial apresenta o chedi de 57 metros de altura sito no Wat Phra That Phanom na vila de That Phanom.





Nakhon Phanom นครพนม) é uma das províncias do Noroeste da Tailândia.  Províncias vizinhas são (do sul no sentido dos ponteiros do relógio) Mukdahan, Sakon Nakhon e Bueng Kan,  para o norte-leste, faz fronteira com Khammouan, Laos.

Como se pode ver nos links abaixo inseridos, no ano de 2010, já tendo pago à picasa para a postagem de fotos, mas mesmas foram todas excluídas, nem uma ficou.


Esta foto ainda escapou aos golpes da Picasa

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/02/wat-phrathat-phanon-woramahawihan.html



O articulista unicamente tem esta foto tirada defronte do mosteiro

              http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/02/vila-de-that-phanom-tailandia.html


Esta foto foi tirada pelo articulista no mosteiro em refrência, foto esta tirada pelo articulista e que minha esposa guardou, as outras o Picasa as levou.



Possue uma área de 5 512,7 Kms2, a árvore provincial, bem como flor, é a fragrans Fagrae.

O nome de Nakhon Phanom,  significa "cidade de montanhas", e concedido pelo pelo rei Rama I Não há montanhas dentro de Nakhon Phanom as montanhas calcárias está concentrada na cidade de Thakhek no Laos , que é do outro lado do rio Mekong . Nakhon Phanom deve, então, significar uma cidade onde se podem ver as montanhas. 


A região era habitada por pessoas do Laos pertencentes ao reino de Lan Xang. Mesmo depois de estar sob o controle de  Ayutthaya a sua população permaneceu predominantemente Lao.  No início, era conhecida como Si Kotrabun, e durante os tempos do Rei Rama I como Maruka Nakhon.

Nakhon Phanom foi alvo dos mais sangrentos  combates entre os insurgentes norte-vietnamitas e as forças dos EUA durante a Guerra do Vietnã. Durante os anos 1960, 1973 os 131 subdistritos ( tambons ) foram considerados locais onde se infiltravam combatentes vietnamitas e comunistas do Laos e eram classificadas  como o "coração da insurgência"  as forças americanas e tailandesas estabeleceram uma  base aérea em Nakhon Phanom, sendo a base dos Comandos 56 tailandeses que realizou operações especiais contra os apoiantes de Ho Chi Minh no Laos.

 

Entre 1967 e 1971, a maioria dos comunistas foram derrotados quase no fim da Guerra do Vietnã , as forças americanas transferiram as suas operações militares indochineses para Nakhon Phanom.

Outro ponto de interesse é que: Ho Chi Minh residiu entre 1928 e 1931 em Ban Nachok, uma pequena aldeia na estrada entre a base aérea e Nakhon Phanom.  Tanto a casa dele e um novo museu moderno estão agora abertas ao público.


Outro link que a Picasa fez o favor de retirar as fotos.



O articulista, em janeiro de 2010, correu toda a zona nordeste da Tial|andia, conhecida como Isan, por as fotos tiradas, e não foram poucas, foram 99% retiradas pela Picasa.


O articulista no auto-plumas que o levou de Bangkok até à cidade de Ubon Rachathani.

Este o hotel onde ficámos hospedados, depois alugamos uma viatura e percorremos toda a zona de Isan.


2 comentários:

Unknown disse...

Parece ser uma viagem de sonho.
As fotos seriam um modo de todos poderem ver e sonhar com esse país cheio de encanto e mistérios.

Paciência. Não seio mais o que dizer. Futuramente guardaria as fotos apenas para mim e só publicaria as indispensáveis exclusivamente.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luis Coelho,
A Tailandia é um país maravilhosos e cheio de locais encantadores e de uma cultura impar.
Eu gravei as fotos num Pen, mas passado uns dias a minha filha mais nova me pediu um Pen para gravar alguns trabalhos da escola e levou em que tinha as fotos, que ela por lapso limpou.
Sáo as únicas fotos que náo possuo, todas as outras eu as possuo e tenho até copilados e encadarnados imensos artigos, a zona do isa essa ficou assim, mas aguardo ainda a resposta do Picasa.
Abraço amigo e óptimo fim de semana.