o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, março 10

FRUTOS TROPICAIS


                                                  MAGOSTÃO BEM GRANDE

Mangostão (Garcinia mangostana L.; Clusiaceae, ex-Gutiferae ou Hypericaceae) é uma árvore frutífera tropical.




Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego.

Ocorre também na China, no Panamá e em Honduras.

Apesar da árvore que dá o mangostão demorar vários anos para começar a frutificar - cerca de 10 anos quando plantada sem enxertia, ou 4 com enxertia - o cultivo da mais "saborosa fruta do mundo" passou a atrair vários migrantes de origem japonesa. Vem sendo plantado no litoral brasileiro com muito sucesso.

O mangostão tem sido produzido no Brasil no litoral da Bahia e agora temos um produtor no oeste do estado de São Paulo


RAMBUTÃO




Rambutão, rambutã ou rambutan é o fruto da Rambutaneira (Nephelium lappaceum), uma árvore tropical de tamanho médio, da família das Sapindaceae, que se julga ser nativa do Arquipélago Malaio. O Rambutão é um fruto comestível, muito abundante no Sudeste Asiático, sobretudo na Tailândia.

É de cor vermelha (podendo raramente apresentar também cor amarela ou alaranjada), com uma casca dura revestida de espinhos tenros, assemelhando-se a pequenos ouriços. O seu interior é carnudo, com uma polpa translúcida de cor rosada, de sabor doce e ligeiramente ácido. Contém apenas uma semente (caroço), de cor acastanhada, que é tóxica pelo que nunca deve ser consumida com a sua polpa. O seu interior é muito semelhante aos frutos: Longan e Lichia.



DURIAN



O durian é o fruto de várias árvores de espécies pertencentes ao gênero Durio e Malvaceae família Amplamente conhecido e reverenciado no sudeste da Ásia como o "rei dos frutos", o durian é caracterizado por sua grande dimensão, único odor , e pela sua casca cheia de espinhos. O fruto pode atingir os 30 cm de comprimento com 15 cm de diamentro, pesando em média entre 1 kg e 3 kgs, por vezes mais As suas gamas de forma a partir de oblongo a rodada, a cor da sua casca verde para castanho, e a sua carne pálida amarelada para vermelho, dependendo das espécies.



A sua carne comestível emite um odor característico, forte e penetrante, mesmo quando a casca está intacta, seu cheiro super ativo tem o mesmo odor que a caca de gato, porém para uns o consideram perfumado para outros mal cheiroso.  O cheiro evoca reações de profundo agradecimento ao nojo intenso, e tem sido descrita como amêndoas , cebolas podres, aguarrás e meias de ginástica.  O odor levou ao banimento do fruto de alguns hotéis e transporte públicos e aéreos no sudeste da Ásia.





O durian é originário do Brunei , Indonésia , Filipinas e Malásia , foi conhecido no mundo ocidental por cerca de 600 anos.

No século XIX o naturalista britanico Alfred Russel Wallace  descreveu a sua famosa carne como "um creme rico altamente aromatizado com amêndoas". A carne pode ser consumida em várias fases de maturação, e é utilizado para aromatizar um grande variedade de salgados, gelados, rebuçados e doces, sendo utilizado na medicina chinesa como medicamento que considera o fruto durian possuir  propriedades de aquecimento que causam transpiração excessiva  As mulheres grávidas ou pesoas com pressão arterial alta não é aconselhavel comer este fruto. Igualmente não se devem ingerir bebidas alcoólicas após se comer o fruto.As sementes podem também ser comidas quando cozidas.

O articulista gosta imenso de uma espécie de Durien " Kam Chan Tao " Travesseiro dourado, uma espécie cujo odor é fraco e seu fruto é rijo ao contrário dos nórmais que são moles e mal cheirosos.

Na Tailândia este fruto é cultivado nas províncias de Rayong e Chantanburi, porém o mais caro e mais apreciado é o cultivado em Nontanburi, o seu preço ascende a uns milhares de Baths.


CARAMBOLA

Carambola, também conhecida como carambola, é fruto da Averrhoa carambola , uma espécie de árvore nativa da Filipinas , Indonésia , Malásia , Índia , Bangladesh e Sri Lanka . A fruta é um alimento popular em todo o Sudeste Asiático ,  Pacífico Sul e em partes da Ásia Oriental . A árvore também é cultivada  na Costa Rica , Peru , Colômbia , Jamaica , Trinidad , Equador , Guiana , República Dominicana , Porto Rico , Haiti e Brasil , e, nos Estados Unidos, no sul Flórida e Havaí . 







TAMARINDO

O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia  e na Tailândia na província de Phetchabun. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil.




E como para tudo é necessário ter-se jeito ou imaginação, na Tailândia alguns frutos fazem parte da arquitectura de alguns exóticos escritórios.












8 comentários:

Catarina disse...

Das frutas tropicais que já provei, gosto muito!

Cada vez que leio sobre o oriente com mais interesse fico por essas paragens, como se isso fosse possível! Um sonho que nunca se irá realizar, eu sei!

Unknown disse...

Belos frutos de cores e tamanhos muito diversos mas todos me pareceram muito apreciados.

Carlota Pires Dacosta disse...

Uma salada de frutas muito "oriental".
14 beijos e abraços!

Graça Sampaio disse...

O que se aprende neste blog!... Tirando a banana e o ananás, passo muito bem sem frutos tropicais. E então desse tamanho, nem é bom pensar!...

Boas sobremesas, amigo Cambeta.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Catarina,
Nos dias de hoje tudo é possível, apenas nos separa uma dúzia de horas de avião.
O oriente é fascinante, e em vez de ir a Portugal passar as suas férias, porque não vir até cá?
Tudo é bem diferente e como tal seria salutar conhecer novas culturas e novas gentes.
Os frutos esses existem ainda muitos mais e mais exõticos.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luis Coelho,
Defato os frutos são belos e saborosos, existem ainda muitos mais que na Europa e no resto do mundo são desconhecidos.
Eu tenho a sorte de os ter à mão e poder deliciar-me.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
Sem dúvidas algumas, uma salada de frutas bem oriental que este compadre se vai disfurtando dela.
Beijos cá das princesas, um abraço do compadre.
Óptimo domingo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Amiga Graça Sampaio,
Os frutos não são deste tamanho, se fossem seria bom, eram tipo familiar rsrsrs.
É sempre bom provarmos outros frutos, a variedade faz bem, eu como de tudo o que ponha à frente e fruta essa então a adoro.
Bananas por lá existem centenas de tipos e todas elas são óptimas.
Abraço amigo. Óptimo domingo