o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 28

PROVÍNCIA DE CHANTHABURI - 10a. parte de 77

                                                                  Chanthaburi

A lua  cercada por uma aura. Dentro do disco da lua está um coelho de cor negra, que de acordo com a   tradição tailandesa, representa as áreas escuras na lua que lhe dão a  forma de um coelho.



 



Chanthaburi  จันทบุรี é uma província  (changwat) da Tailândia, localiza-se na zona leste da Tailândia junto à fronteira com Battambang e Pailin, Cambodja junto da costa do Golfo da Tailândia.    As províncias vizinhas são Trat a leste e Rayong, Chonburi, Chachoengsao e Sa Kaeo. 

A palavra Chantha provêm do sânscrito que significa da lua, e a palavra buri, igualmente usada no sânscrito significa Puri, ou seja cidade ou da cidade. 

Conhecida pela Cidade da Lua.

Após a crise de Paknam em 1893 as tropas francesas  ocuparam Chanthaburi, devolvendo-o em 1905 quando a Tailândia cedeu parte da zona oeste do Cambodja. 

A província de Chanthaburi é igualmente conhecida pelas cidades das jóias.

Uma minoria significativa de cidadãos de Chanthaburi são nativos vietnamitas , que vieram  em três ondas: a primeira, no século XIX durante  perseguição anti-católica na Cochinchina , uma segunda onda veio na década de 1920 a 1940 fugindo da Indochina Francesa , e a terceira depois da vitória comunista no Vietnã em 1975. 

  A cidade de Chanthaburi é a sede de bispado desde 1944, grande parte de seu povo pratica o catolicismo, e existem imensas igrejas e conventos católicos na região.



.


                    O articulista conhece muito bem esta bela cidade, onde assiduamente vai.

Um comentário:

Jose Martins disse...

Caro amigo Cambeta,
Pois,pois a igreja que me falou.... que deve ter sido fundada a primeira pelas Missões Estrangeiras de Paris e mais tarde passar para a administração do Vaticano. Não perderam tempo... e até de ocuparem os bairros e as igrejas dos 3 bairros portugueses de Banguecoque.
Abraço
José Martins
P.S. Há pouco mais de 300 mil católicos na Tailândia mas riquíssima o Igreja em terrenos que por pouco e devido à tolerância deste Reino vai se infiltrando e até em Kanchanaburi lá está junto a um dos dois cemitérios, memorial, das tropas Aliadas.