o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 28

PROVÍNCIA DE CHAIYAPHUM - 9a. parte


                                                               Chaiyaphum

                                    Dvaja , a bandeira, um antigo símbolo hindu  da vitória na batalha.






Chaiyaphum  ชัยภูมิ é uma das províncias (changwat) do nordeste da Tailândia.  Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Khon Kaen, Nakhon Ratchasima, Lop Buri e Phechabun.
Ocupa uma aérea de 12 778,3 kms2.

A palavra  Chaiya originária do  sânscrito tem o significado de vitória Jaya,  e o Phum palavra do sânscrito significando Bhumi  ou terra.  Daí o nome da província significa literalmente Terra de Vitória.  Na línguagem malaia e indonéisa a palavra  Jayabumi tem o mesmo sentido.

A história da cidade de Chaiyaphum remonta ao Império Khmer no século XII, quando era uma pequena cidade na rota de Angkor para Prasat Singh (na província de Kanchanaburi ). A Ku Prang ainda a partir deste momento.  Em 1817 a área foi colonizada novamente por um grupo de Laotianos liderados por Nai Lae, oficial do Reino de Viantiane. No início  estabeleceram-se em Baan Nam Khun Nong E Chan ( província de Nakhon Ratchasima), mas logo se mudaram para o  atual local  de Chaiyaphum, então chamado Luang Baan. 

Quando o Rei Lao Anouvong de Viantiane declarou guerra ao reino do Sião,um governante local chamado de  Jao Phraya Lae passou a apoiar as tropas siamensas  Em 1826, ele foi morto pelas tropas do Laos, porém as tropas siamensas tomaram posse do Laos que ficou a fazer parte do reino do Sião. 

Jao Phraya Lae foi rebatizado pelos tailandeses para Phraya Phakdi Chumpon e  é considerado um herói local. 




O articulista ainda não visitou esta província por várias razões, primeiro porque fora de mão nas suas viagens pela zona do Isan e no caminho para o norte, segundo porque fica num local montanhoso, existem imensos pontos de interesse a visitar, tais como quedas de água, templos, parque nacioal Sai Thong,  miradouros, entre outros. 

Nenhum comentário: