o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, fevereiro 18

LAMPANG - NAN - 12 DE FEVEREIRO - 2a. parte



http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/12/pela-aldeia-de-ban-mea-long.html

Para nos deslocar-mos ao famoso e mui concorrido mercado Kad Tung Kwing, sito na estrada que vai para Lamphun - Chiang Mai, formosamente teriamos que passar pela vila de Ko Kha,



Numa das estradas que dá acesso à vila de Ko Kha, encontra-se uma carruagem puxada por um cavalo, que simboliza a cidade de Lampang, visto ser a única cidade no país a usar este tipo de transporte.


O local onde se encontra instalada a carruagem, não é o mesmo, os administradores de Ko Kha, a mudaram mais uns metros da primeira estrada que dá para a vila, vindo o articulista a saber o porquê daquela mudança, é que um pouco mais à frente, na segunda estrada que dá para a vila de Ko Khá, tinha sido construído um monumento em honemagem à heroína Suriyothai.    





O filme sobre a heroina Suriyothai



Dali prosseguimos, mas como sempre a minha dedicada esposa, altera os trajectos, e antes de ir-mos ao mercado, e como ficava no caminho fomos visitar o mais famoso templo da cidade de Lampang, o Wat Phra That Lampang Luang.


O Wat Phra That Lampang Luang (tailandês: วัด พระ ธาตุ ลำปาง หลวง) é um antigo templo no estilo Lanna.

O  primeiro elemento, prathat, significa reliquia de Buda relíquia (de phra monge significado e que a essência do significado). O segundo elemento, Lampang, é o nome da sua  localização, cidade de Lampang. o terceiro elemento, luang, significa grande.  Podendo-se traduzir livremente como sendo O Grande Templo de Lampang com a Relíquia do Buda.

O templo contém uma relíquia do Buda, relíquia essa compost de cinzas e ossos, que se acredita terem sido obtidos após a cremação do Buda. A relíquia encontra-se no chedi principal do templo.
Bolachas de arroz, e outros tipos variados, são igualmente as especialidades mais procuradas neste concorrido mercado, que possui de tudo à venda, desde toda a variadade de frutas, hortaliças, doces, artesanato, roupas e mobílias em teca e muita ceràmica.

Feitas as compras e como estava na hora de almoço seguimos para a cidade de Lampang, tendo o articulista visto um marco enorme, já tinha visto um no mesmo local, mas de menores dimensões este como poderáo ver é enorme.


Neste gigante marco pode saber-se a distância entre várias cidades do país a partir de Lampang.

Prosseguindo o trajecto fomos, de novo até ao centro comercial Big C, onde no restaurante KFC almoçamos nas calmas.

Pelas 16.30 horas seguimos para o terminal de autocarros, e ali ficamos a aguardar a chegada do autocarro que nos iria levar até à cidade de Nan.

Pontualmente o autocarro saiu da gare, eram 17.15 horas, este autocarro tinha uma particularidade, os primeiros assentos eram os passageiros portadores de bilhetes VIP, pelo que o articulista e sua esposa tiveram que ficarem instalados na parte traseira do mesmo, porém sendo servidos da mesma forma que os VIPs.


Desta forma nos despedimos de Lampang, mas pensando em lá regressar dentro em breve para uma estada mais prolongada.



Eram 21.00 horas quando chegamos à gare de Nan, tendo telefonado para o hotel solicitando que nos viessem buscar.

Chegados ao hotel, o gerente do mesmo, perguntou ao articulista se desejava jantar, caso aformativo iria confecionar algo para nós, visto que o restaurante já estava encerrado, como ainda não tínhamos jantado, pedimos o favor de nos fritar dois ovos mexidos acompanhado de arroz branco e assim foi.

Um dos empregados gentilmente levou as nossas bagagens até ao quarto, regressando depois com a nossa comida.


Depois deste belo repasto, um duche à maneira, e de seguida cama, tenho passado a noite maravilhosamente.









                                                A esposa do articulista e sua mãe.
 
 
Na altura que o articulista foi visitar o mosteiro, havia milhares de pessoas, na sua grande maioria vindas do sul do país, tal como pode constatar pelos imensos autocarros e viaturas ali parcados.
 

Visitado o tempo, onde a esposa do articulista foi orar, seguimos finalmente para o mercado.


 
Este mercado é muito popular e encontrar um estacionamento para a viatura é quase um milagre, tivémos sorte e parcamos a viatura mesmo junto à entrada do mercado, já que tanto o parque como a via que dá acesso a Lampang, estava repleta de autocarros de turismo e de viaturas particulares.
 
 
A esposa do articulista comprando umas embalagens de pele de porco frita.

 

                                      Enchidos muito apreciado pelos tailandeses.


Um comentário:

Catarina disse...

Parece que ano pela Chinatown aqui de Toronto! : )