o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, fevereiro 17

BANGKOK - NAN (5a. parte) 10 DE FEVEREIRO


No Food Center do OTOP havia uma vasta gama de comidas, mas o articulista ficou- por um Pad Thai acompanhado de um´fresquissimo chá verde e trigo..



Pad tailandês  ผัด ไทย é um dos mais famosos pratos da cozinha tailandesa.

Este é um prato salteados na frigideira (frito) feita de massa de arroz com ovos, molho de peixe tailandês (น้ำปลา), molho de tamarindo, piri piri, rebentos de soja, camarão,  tofu, amendoim picado e decorados com coentros. Geralmente é servido com uma fatia de limão. O ovo frito não constava do prato, foi o articulista que solicitou o ovo estrelado.

No centro não serviam cafés, mas mesmo ali na rua ao lado havia uma excelente e elegante cafetaria onde o articulista foi tomar uma bica.

Recompostas as energias foi altura de se prosseguir viagem seguindo para o mosteiro WAT MING MUANG.



Quando o articulista entrou no jardim do mosteiro, e ao ver o maravilhoso mosteiro, seu pensamento voou até à cidade de Chiang Rai, onde uns anos atrás tinha visitado um mosteiro WAT RONG KUNG


 num estilo parecido, porém com maiores dimensóes e o seu significado era totalmente diferente.

Wat Min Muang


Este templo está localizado perto do Wat Phumin  no mesmo lado da Rua Suriyaphong, mas mais a oeste tendo sido construido no ano de 1857.

Seu ponto diferencial são os relevos em estuque nas paredes externas do Ubosot, apresentando a habilidade dos artesãos Chiang Saen. Os padrões são muito requintados. No Ubosot encontram-se pinturas murais retratando o estilo de vida das pessoas de Nan. Além disso, dentro do composto do templo ergue-se o pilar cidade em um pavilhão cruciforme plano-na sua frente. O pilar da cidade tem de 3 metros de altura. Sua base é decorada com gravuras.



O topo do pilar foi gravado com as 4 faces do Deus Brahma, representando Phrom Wihan (brahmavihara) 4 - os quatro estados sublimes da mente, a saber, Metta - bondade, Karuna - compaixão, Mudita - simpatia, e Upekkha - equanimidade.



A esposa do ariculista na base interior do pilar da cidade, podendo ver-se, em cor dourada as 4 faces do Deus Brahma. O pilar da cidade é de 3 metros de altura. Sua base é decorada com gravura e desenho de madeira dourada.

(UBOSOT -  é um edifício em um mosteiro  budista. É o local mais sagrado de oração, também chamado de "sala de ordenações". O termo Ubosot deriva do termo Pali Uposathagara, que se refere a um salão utilizado para rituais nos dias de upostha, o sábado budista).


















                                              O articulista junto ao pilar da cidade


                                                         O exterior do mosteiro


                                                               O interior do mosteiro



A esposa do articulista, no interior do Ubosot, onde foi orar



O articulista, calmamente foi percorrendo todo o complexo, admirando todas aquelas obras de arte e não resitiu à tentação de fotografar muitas delas.






 


























Imagens que se encontram nas paredes do exterior do Ubosot














Alguns dos pilares, ricamente trabalhos


 Após termos orado e visto todas estas belas peças de arte, seguimos para uma montanha, nos arredores da cidade afim de visitar-mos mais um mosteiro.

- Continua -



Um comentário:

Anônimo disse...

Não há palavras para descrever tamanha beleza, que riqueza, que arte, que maravilha, ainda bem que Deus te deu a possibilidade de usufruires de coisas tão belas, como aquelas que tens conhecido ao longo da tua vida por terras do Oriente.
Um beiji
Linita