o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, fevereiro 16

BANGKOK - NAN (3a. parte) - DIA 10 - VISITA A MOSTEIROS


Ainda não eram 7 da manhã quando o chilrear da passarada nos acordou.

Tomado o respectivo banho fomos tomar o pequeno almoço, no restaurante do hotel.


Para o articulista este foi o seu pequeno almoço, deixando a comida tailandesa para sua esposa.


Ainda não tinhamos acabado de tomar o pequeno almoço, quando a recepcionista nos veio avisar que a viatura já tinha chegado para darmos o passeio combinado. Iriamos visitar 9 mosteiros, tal como tinha sido ficado combinado no dia anterior.




Wat Phra That Chae Haeng



À mais de 600 anos que o Wat Phra That Chae Haeng é principal local sagrado de Nan. Encontra-se localizado em Tambon Muang Tit, Amphoe Phu Phiang, cerca de 2 Km da cidade de Nan . De acordo com os antigos registos de  Nan, o Wat Phra That Chae Haeng foi construído por Chao Phaya Kan Mueang durante 1348 - 1358 para abrigar as  relíquias do Lord Buda que tinha recebido de Sukhothai, quando a capital do reino se localizava em Pua.

Alguns anos mais tarde, quando a capital do reino foi transferida para Nan, o wat foi recolocado noutro local, sendo novamente recolocado no ano de 1368 para sua atual localização, pelo governante Pha Chao Kong.



A característica mais interessante de Wat Phra That Chae Haeng é a sua Mondop, que fica no interior do recinto interior, que também abriga o chedi (reconstruída em 1454) e o viharn. O telhado da Mondop é bastante semelhante ao que do viharn-Ubosot em Wat Phumin no centro de Nan, apesar de um estilo mais rústico.




Está situado em um recinto quadrado rodeada de muralhas no cimo de uma colina com vista para o vale e para a cidade de Nan. O bot (O Bot (também chamado Ubosoth é a sala de ordenação de um Wat (mosteiro).  É o lugar onde os novos monges novos recebem seus votos.  Poderemos reconhecer um edifício como um Bot pelas seis pedras de fronteira (Bai Sema) que definem os limites de seu santuário. Bots são normalmente aberto apenas para os monges.  Dentro há sempre um altar e uma ou várias imagens do Lord Buda) de influência tailandesa   possui um telhado triplo cujos beirais de madeira com relevos de dragões sobre as portas.  

O dourado chedi (Chedi (tailandês: พระ เจดีย์) - também conhecido como um stupa que é visto principalmente na forma de uma torre em forma de sino, muitas vezes acessíveis e cobertas com folhas de ouro, contendo uma câmara com as relíquias do Lord Buda). em estilo Lanna acenta numa base de 22.5 metros quadadros de comprimento tendo a stupa 55, 5 metros de altura. 

O povo de Lanna ainda nos dias de hoje fazem  peregrinações ao templo, venerando as relíquias do Lord Buda que é uma reliquía do ano do coelho. Rezam as lendas que todos aqueles que não visitarem o Wat Phra That Chae Haeng não se consideram que tenham visitado a cidade de Nan, tal como ir a Roma e não ver o Papa.












Eram muitos os alunos e fiéis que visitavam o templo.









 



- Continua -

Nenhum comentário: