o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sábado, janeiro 14

O NAVIO COSTA CONCORDIA ENCALHOU

 
Itália (ATUALIZADA)

Autoridades reduzem número de mortes para três

por Lusa
O Costa Concordia, que encalhou na região da Toscânia, em Itália
O Costa Concordia, que encalhou na região da Toscânia, em Itália Fotografia © Remo Casilli - Reuters


Três pessoas (e não oito como chegou a ser avançado) morreram esta noite e várias estão desaparecidas (cerca de 70, segundo o jornal italiano "Corriere della Sera") na sequência da evacuação de um navio de cruzeiro, com mais de quatro mil ocupantes, que encalhou num banco de areia na ilha de Giglio, no sul da região italiana da Toscânia.
A bordo do Costa Concordia seguiam 4.231 pessoas, incluindo passageiros e tripulação, que estão a ser transferidas para botes salva-vidas.

As operações de resgate causaram cenas de pânico e, de acordo com o jornal Il Messaggero, oito pessoas morreram e várias estão desaparecidas depois de terem saltado para o mar, havendo ainda registo de cerca de 14 feridos (em vez dos 30 inicialmente avançados pelas autoridades italianas), alguns em estado grave.

O presidente do município, citado pela ANSA, alertou ao início da noite para dificuldades no resgate dos últimos passageiros.

De acordo com as autoridades locais, as operações de resgate estão praticamente terminadas, não sendo, para já, possível identificar a razão pela qual o navio encalhou.

"Cerca das 20:00 (19:00 em Lisboa), o Costa Concordia, com 290 metros de comprimento, começou a tombar sobre a água e inclinou-se cerca de 20 graus", informou a guarda-costeira.

Alguns dos passageiros, citados pela ANSA, referiram "cenas dignas do Titanic" a bordo, após a ordem de evacuação do navio, que causou disputas entre as pessoas, choros e gritos, com alguns dos passageiros que tentavam entrar nos botes salva-vidas a caírem para o mar.

Em comunicado, citado pela agência AFP, o armador do navio precisou que a bordo seguiam 3.200 passageiros, entre italianos, alemães e franceses, e que a embarcação partiu de Savona para um cruzeiro no Mediterrâneo, com escalas previstas em Civitavecchia, Palermo, Cagliari, Palma de Maiorca, Barcelona e Marselha.

Embarcações de salvamento da guarda-costeira e outros navios, nomeadamente 'ferries' que fazem a ligação entre a costa toscana e a pequena ilha de Giglio, foram enviados para o local para participar nas operações.


http://youtu.be/515owJy7ooQ


Fonte - Diário de Notícias
http://youtu.be/tgYKvZ4aBjk

As autoridades italianas fizeram novo balanço do acidente do navio cruzeiro 'Costa Concordia' e reduziram o número de mortos de oito para três. O número de feridos também foi reduzido.

Nenhum comentário: