o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, janeiro 4

CANDEEIROS NA TAILÂNDIA

                                          ÉVORA



Os candeeiros de rua fazem parte da história de uma cidade e se falassem quantas estórias nos poderiam contar...

Como muito bem descreveu a nossa estimada Amiga Catarina em seu blog.


Macau - Taipa

Candeeiros lindissimos com que nos presentou a amiga Catarina, porém, pela vivência do articulista em vários locais do mundo, os candeeiros mais originais e típicos os encontrou na Tailândia e a seguir os dará a conhecer.




Kanchanaburi é una cidade da Tailândia que dista 100 km de Bangkok, os cendeeiros de suas ruas tem este formato, as placas das ruas igualmente tem a forma de um peixe.



Ali se situa a famosa Ponte do Rio Kwai


Khon Kaen é a capital da provincia com o mesmo, e se situa na zona nordeste do país.

 É a maior cidade do nordeste da Tailândia, região também conhecida como Isan e uma das maiores cidades da Tailândia.





A cidade é chamada de capital do Isan e um importante centro do comércio de seda.





Ko Samui  ou Koh Samui é uma ilha do golfo da Tailândia, na parte sul do istmo de Kra e pertencente à província de Surat Thani.


Fica a cerca de 25 km da costa continental. Tem uma área de 228 km² (é a 3.ª maior do país) .É rica em recursos naturais, com praias arenosas, recifes de coral e milhões de coqueiros.

Fica no centro de um pequeno arquipélago de 85 ilhotas das quais só 6 são habitadas. Tem uma forma relativamente compacta (25 km x 21 km) e o seu centro culmina com a altitude de 656 m. A actividade tradicional é a pesca e a exploração de milhões de coqueiros que produzem copra.

Chamada de pérola do Mar da China, só teve desenvolvimento tardio. Até à chegada dos primeiros turistas por volta de 1980, não era povoada senão por pescadores de origem chinesa e não tinha nenhuma estrada alcatroada.



Ayutthaya (nome completo: Phra Nakhon Si Ayutthaya, tailandês: พระนครศรีอยุธยา; também Ayudhya) é a capital da província de Ayutthaya, antiga capital do Reino do Sião

A Cidade Histórica de Ayutthaya (tailandês:พระนครศรีอยุธยา)é um Património Mundial da UNESCO na província de Ayutthaya, na Tailândia.




O que resta atualmente da antiga capital da Tailândia são as magníficas ruínas dos templos e palácios que remontam a 1350, ano em que a cidade foi fundada. Os restos do palácio real provam que o Grande Palácio de Banguecoque está inspirado na arquitetura característica da cidade antiga.

 Os portugueses tiveram uma grande interferência no Reino de Ayuttaya



Chanthaburi (tailandês: จันทบุรี) é uma província (changwat) da Tailândia. Ele está localizado no leste da Tailândia, na fronteira de Battambang e Pailin do Camboja e da costa do Golfo da Tailândia. As províncias vizinhas são Trat no leste e Rayong, Chonburi, Chachoengsao e Kaeo Sa.


Depois da crise Paknam em 1893 as tropas francesas ocuparam colono Chanthaburi, devolvendo-o em 1905 quando a Tailândia deu-se a propriedade da parte oeste do Camboja. Uma minoria significativa de cidadãos Chanthaburi são vietnamitas nativos, que veio lá em três ondas - primeiramente no século 19 durante uma perseguição anti-católica em Cochin China, uma segunda onda veio na década de 1920 a 1940 fugindo da Indochina Francesa, e um terceiro depois da vitória comunista no Vietnã em 1975. Assim, a cidade de Chanthaburi é a sede de um bispo de Chanthaburi desde 1944.


Chiang Rai é uma província da Tailândia. Sua capital é a cidade de Chiang Rai, situa-se no norte do país.


As províncias vizinhas são (horário do leste) Phayao, Lampang e Chiang Mai. No norte faz fronteira com Shan Estado de Mianmar e Laos de Bokeo.


Chiang Khan  é um distrito na parte noroeste da província de Loei. 


Este tipo de candeeiro é usado em várias cidades da Tailândia




 
Erawan National Park  fica localizado nas montanhas de Tenasserim -Kantchanaburi

Hat Yai  ou Haad Yai ou Had Yai é uma cidade tailandesa situada a sudoeste do país, situando-se perto da fronteira com a Malasia.




Krabi é uma província da Tailândia. Sua capital é a cidade de Krabi, situa-se na parte sul do país.



O primeiro ser humano  a ser descoberto nesta província  data por volta de 25.000 - 35.000 aC, mas a história gravada começa com o Reino de Ligor em 1200, quando a cidade tailandesa Ban Samor fazia parte daquele reino. Nos tempos modernos, Krabi foi administrada a partir de Nakhon Si Thammarat, mesmo depois de 1872 quando o Rei Chulalongkorn Krabi concedido o status de uma cidade. Em 1875 foi feito um subordinado direto de Bangkok, tornando-se o que agora é uma província. Em 1900, o governador mudou a sede da província de Ban Kao Talad para sua posição atual na foz do rio Krabi.


Cidade de Loei e capital de província localiza-se a Nordeste do país



Lop Buri é capital da províncvia com o mesmo nome, situa-se na parte Central do país 

Lopburi (tailandês: ลพบุรี  é a capital da província de Lopburi, na Tailândia. Ele está localizado a cerca de 150 km a nordeste de Bangcoc. A cidade (thesaban Mueang) abrange todo o território tambon Tha Hin e partes da Thale Filho Chup Mueang de Lopburi distrito, uma área total de 6,85 km ².




A cidade tem uma longa história, que remonta ao período Dvaravati mais de 1000 anos atrás. De acordo com as Crônicas do Norte, foi fundada pelo rei Kalavarnadish, que veio de Taxila (Takkasilā) no noroeste da Índia (agora Paquistão) em 648 AD. Foi originalmente conhecida como Lavo ou Lavapura, que significa "cidade de Lava" em referência à cidade sul-asiática de Lavapuri antiga (atual Lahore).  Lopburi estava sob o regime Angkor subindo e se tornou um dos centros mais importantes do Chao Phraya Bacia partir de então.


Nakhon Phanom é a capital da província com o mesmo nome e situa-se na parte nordeste do país.




O nome de Nakhon Phanom, que significa "cidade de montanhas", foi dado à cidade pelo rei Rama I. Não há montanhas dentro de Nakhon Phanom si mesmo; as montanhas de calcário estão concentradas na cidade de Thakhek do Laos, que é do outro lado do Mekong. Nakhon Phanom deve, então, significar uma cidade onde você pode ver montanhas.

A área foi resolvida há muito tempo por pessoas Lao e pertencia à Lan Xang reino. Também depois ficou sob o controle de Ayutthaya a população permaneceu predominantemente Lao. No início, era conhecida como Si Kotrabun, e durante os tempos do rei Rama I como Maruka Nakhon.




Narathiwat é a capital da província com o mesmo nome e situa-se na parte sudoeste do país 


Phitsanulok (พิษณุโลก), é uma cidade histórica da Tailândia e capital da provincia de Phitsanulok. É uma das mais antigas cidades da tailândia, tendo sua fundação se dado a mais de 600 anos.

PITSANULOK





Pitsanulok é a cidade capital da província com o mesmo nome, situada a norte do país ocupando uma área de 10 815,8 quilómetros quadrados e com uma população de 1 milhão e 200 mil habitantes, e dista de Bangkok 411 kms.

Pitsanulok, também conhecida por Song Kwae, cidade dos dois rios, o rio Nam e o rio Kwe Noi, é uma das mais antigas cidades tailândesas e foi fundada a 600 anos.

Foi capital do Reino do Sião durante o reinado de Borommatrailokanat, 1448-1488, durante 25 anos, depois da morte deste rei o seu sucessor, em 1488 passou de novo a ser capital do reino a cidade de Ayautthaya.

Tem sido ao longo dos anos uma importante cidade quer politicamente quer por razôes estrategicas


Samut Prakan (tailandês: สมุทรปราการ  é uma das províncias centrais (changwat) da Tailândia. Faz parte da Região Metropolitana de Bangkok. Províncias vizinhas são Bangkok, para o norte e oeste, e Chachoengsao para o leste.


Esta província foi criada durante o período de Ayutthaya,com o seu centro administrativo localizado em Prapadaeng. Era o porto marítimo do Sião, o qual estava bem seguro com muitas fortalezas e muralhas. 




Sua Majestade o Rei Rama II iniciou a construção de um novo centro em Samut Prakan no ano de 1819, depois de o seu antecessora Rei Taksin ter abandonado a cidade fortificada. Um total de seis fortes foram cosntruídos em ambas as marges do Rio Chao Phraya, tendo sido igualmente construído na ilha do rio, o Pagode Phra Samut Chedi
 

Samut Sakhon (tailandês: สมุทรสาคร  é uma das províncias centrais  da Tailândia.

Províncias vizinhas são (no sentido horário a partir do sudoeste) Samut Songkhram, Ratchaburi, Nakhon Pathom e Bangkok.




 Onde se situa a famosa estação ferroviária Maeklong


O nome mais antigo da região é Chin Tha, provavelmente referindo-se ao fato de que era um porto comercial, onde juncos chineses chegaram. Em 1548 a cidade Sakhon Buri foi estabelecido, e foi renomeado em 1704 para Mahachai após a Mahachai khlong que foi escavado, em seguida, e conectado com o rio Chin Tha perto da cidade. Ele foi renomeado pelo Rei Mongkut para seu nome atual, no entanto o antigo nome Mahachai ainda é por vezes utilizado pelos moradores.



Plong Liam (ปล่อง เหลี่ยม): É a chaminé de uma fábrica de açúcar Português, chamada capitão Hit. Acredita-se que o Português que residiu na Tailândia durante esse período poderia apoiar os aldeões a plantar cana de açúcar para abastecer fábricas de açúcar, porque no passado, esta área era um bom local para plantio de cana, como é evidente de muitas fábricas de imprensa da cana, que são chamados pelos moradores como "Hip Rong


Yala (tailandês: ยะลา, pronunciado  é uma cidade no extremo sul da Tailândia, perto da fronteira com a Malásia, e é capital administrativa da província de Yala.






Phutta Monthon foi construído sobre a celebração da Era budista 25. É o centro de educação e troca de idéias sobre o ensino do Senhor de Buda pelo budismo.


Os candeeiros acima exposto ficam na Avenida Uttayan, perto desta imagem de Phutta Monthon








Pattaya (Tailândia: พัทยา, พัทยา, Phatthaya,  é uma cidade da Tailândia, situada na costa leste do golfo da Tailândia, cerca de 165 km ao sudeste de Bangkok .


Localizada dentro, mas não faz parte do Amphoe bang Lamung (Banglamung) na província de Chonburi.


Lampang (tailandês: ลำปางé uma das províncias do norte (changwat) da Tailândia. Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Chiang Rai, Phayao, Phrae, Sukhothai, Tak, Lamphun e Chiang Mai. O antigo nome de Lampang é Khelang Nakhon.


AQUI O ARTICULISTA JUNTO DE UM MILITAR TAILANDES EMPUNHANDO UMA ESPIGANDAR PORTUGUESA.



Igualmente conhecida pela cidade da cerâmica.


Sukhothai (tailandês: สุโขทัย) é uma das províncias do norte (changwat) da Tailândia. Províncias vizinhas são Phrae, Uttaradit, Phitsanulok, Kamphaeng Phet, Tak, e Lampang. Sukhothai pode ser traduzido como Dawn of Happiness


Antigo Reino de Sukhothai (tailandês: ราช อาณาจักร สุโขทัย  era um reino no início da área ao redor da cidade Sukhothai, no centro-norte da Tailândia. O Reino existiu desde 1238 até 1438. A antiga capital, agora de 12 km fora de Sukhothai Novo em Tambon Mueang Kao, está em ruínas e foi designado como um parque UNESCO Património Mundial histórico


Escavações arqueológicas mostraram que a tribo Lawa já viviam na área em tempos pré-históricos de 1600 anos atrás. No entanto, a primeira cidade foi fundada em 1793. 




Durante as reformas thesaphiban no início do século 20 a cidade (Mueang) foi convertido em uma província. Em 1932 a província foi abolida e incluído em Maha Sarakham,  e foi recriado em 1947


Kalasin (tailandês: กาฬสินธุ์) é uma das províncias (changwat) da Tailândia, situada no Nordeste da Tailândia. Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Sakon Nakhon, Mukdahan, Roi Et, Maha Sarakham, Khon Kaen e Udon Thani.



Chachoengsao (tailandês ฉะเชิงเทรา  é uma província (changwat) da Tailândia. Províncias vizinhas são (de norte no sentido horário) Prachin Buri, Sa Kaeo, Chanthaburi, Chon Buri, Samut Prakan, Bangkok, Pathum Thani e Nakhon Nayok. Ele também tem uma costa curta para o Golfo da Tailândia.



Chachoengsao ou Paet Rio é uma província na região Central. Ele tem uma história antiga de volta para o reino do rei Borommatrailokkanat no período Ayutthaya. A maioria das pessoas se instalaram pela Pakong estrondo rio e ao longo dos canais. "Luangpho Phuttha Sothon" é um centro de fé do povo do Rio Paet. No passado, era uma cidade Chachoengsao quarta classe no âmbito do Ministério da Defesa. Durante o reinado do rei Rama I, que era ligado ao Ministério do Interior.



Até o reinado do rei Rama V que mudou o sistema de administração, Chachoengsao se tornou uma cidade na Buri Prachin Circle. Em 1916, o seu estatuto foi alterado de uma cidade a uma província. "Chacheongsao" é uma palavra Khmer o que significa um canal profundo. O nome "Paet Rio" vem da história que a cidade fervilhava uma vez com peixe cobra-cabeça gigante, até 8 cortes eram necessários nas laterais em fazer peixe seco ao sol.

Outros tipos de candeeiros, que o articulista já viu



Montanha Dourada em Bangkok

Wat Saket em si (o complexo do templo, na parte inferior do morro) remonta à era Ayutthaya, quando era chamado Wat Sakae. O wat foi restaurada sob Rama I (1782-1809).

Wat Saket era usado para cerimônias de cremação, que não eram permitidas dentro da cidade murada. Durante uma praga no reinado do rei Rama II (1809-1824), 30.000 corpos foram trazidos para cá.

O Monte de Ouro é uma colina artificial construída pelo Rei Rama III (1824-1851). Quando o rei tentou construir um chedi aqui antes existia o morro, ele entrou em colapso por causa do solo mole por baixo. Ele, portanto, fez um monte de barro forte e tijolos para sustentá-la.

Foi Rama IV (1804-1868), que coroou o monte novo com o chedi pretendido. Ele também escorada o morro com 1.000 troncos de teca, porque já estava afundando no chão pantanoso.




                                                       
                                                     Parque de Lumpini em Bangkok





Existem muitos mais que o articulista viu, mas que não fotografou e muitos que ainda não viu.


Existem muitos mais, espalhados por toda a Tailândia, que o articulista viu, mas que não fotografou.




O mais giro de todos eles é este na cidade  de Pai

Pai is located in Thailand
Pai (tailandês: ปาย) é uma pequena cidade na província do norte da Tailândia Mae Hong Son, perto da fronteira com Mianmar, cerca de 50 km ao norte de miles/80 Chiang Mai na rota norte para Mae Hong Son. Situa-se ao longo do rio Pai.




Um comentário:

Catarina disse...

Candeeiros absolutamente fabulosos. Não tinha ideia nenhuma de como originais (eu que nunca fui ao oriente e que nunca me lembrei de consultar o google sobre o tema) podem ser os candeeiros de rua. Deslumbrantes.
O post está excelente. Muito informativo. Muito obrigada, António. Li bastante sobre o oriente (ficção e não-ficção) quando era mais nova mas, evidentemente, não foi o suficiente! : )
Abraço