o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, novembro 24

MAIS UM AMIGO QUE NOS DEIXOU

Ontem, depois de almoço me desloquei ao mercado da Mitra afim de comprar alguma fruta, após ter feito as compras me dirigi para a paragem de autocarros sita na Rua do Campo, e então encontrei com um velho amigo e ex-colega da Polícia Marítima e Fiscal, o meu amigo Trabuco.

Como não nos viamos fazia algum tempo, por ali ficamos a falar e a saber das novidades cá da urbe, e uma dessas novidades me deixou triste, foi o falecimento do Senhor José Claudino de Almeida, Chefe da Polícia Marítima e Fiscal - aposentado, por quem eu nutria uma grande estima e amizade, visto ter sido meu professor e ser uma das poucas pessoas mais rectas no serviços.
Não atingiu o posto de Comissário, por razões que lhe foram advervas e por esse motivo se aposentou no ano de 1981.



O Chefe José Claudino de Almeida, é o terceiro de pé, a contar da direita, foto esta tirada a bordo da vedeta da qual eu era o Patrão.

Os jornais de Macau não deram a notícia e não sabendo o infauto acontecimento, não fui ao seu funeral.

Já em casa tentei encontrar algumas notícias da sua morte, mas nada, o que encontrei foi um Boletim Oficial de Macau, que abaixo transcrevo,





Fiquei pensando como um ex-Chefe da Polícia Marítima e Fiscal de Macau, com uma reforma desta conseguia sobreviver em Macau.

40 anos que dedicou a sua vida ao serviço da Polícia Marítima e Fiscal, a qual serviu com todo o profissionalismo, dedicação e amor, para no fim receber uma esmola.

Sob as suas ordens trabalhei por algumas vezes, e consegui na sua pessoa, uma pessoa invulgar, caridosa, recta e sempre pronto a ajudar, combatia a corrupção e era bem conhecido por ser uma pessoa amável, sincera e um profissional à altura.


Mestre José Claudino de Almeida, que Deus o tenha no seu reino, paz à sua alma.

4 comentários:

Unknown disse...

Chegou a sua hora e sem saber partiu ao encontro das estrelas.
Como escreves que ele foi uma pessoa justa e recta certamente teve um prémio que agora foi receber sem vaidade nem arrogância.
Muitos que andam por cá a pavonear-se e a tramar a vida aos simples, honestos e trabalhadores, também chegará a sua vez, mas o prémio será certamente diferente.

Jose Martins disse...

Meu Caro Amigo Cambeta,
De reformas, de esmolas, estão os portugueses cheios aqui na Ásia.
.
Eu sou um deles que até tenho vergonha de dizer quanto o Governo Português me paga mensalmente, depois de ter servido Portugal com todo o respeito e dignidade por mais de duas dezenas de anos na Tailândia.
.
Porém a minha vingança é que mesmo com a esmola consigo viver com decência.
.
Paz à alma a mais um patrício que desapareceu nesta Ásia que para uns foi de estrelas e para outros estrelados.
Abraço amigo
José Martins

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Luís Coelho,
No local onde trabalhei havia no adro principal um distico que dizia "Honrai a Pátria que a Pátria vos contemplará".
Mas na realidade nada disso é verdade.
Veja por exemplo que a Manuel Ferreira Leite foi distinguida com a Grã-Cruz da Ordem D. Henrique.
Esta distinção é dada a quem prestou serviços relevantes a Portugal.
É assim já.
Honrai a Pátria que a Pátria te dará um pontapé no cú.
Abraço amigo

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo José Martins,
Como referi no cometário anterior é assim já, quando se está necessitam dos nossos préstimos quando saimos somos esquecidos e mal pagos.
Mas para a canalha dos pol;iticos para esses, tem tudo e do melhor.
Abraço amigo