o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, novembro 11

11o. FESTIVAL GASTRONOMICO DE MACAU - 2011


O articulista, como sempre, antes do festival gastronomico de Macau abrir suas portas, e em virtude de morar perto do local onde se realiza, lá dá um saltinho para verificar como as coisas vão decorrendo e se informar das zonas de comidas, este ano não foi excepção.






Uma das muitas tendinhas de comida japonesa



Pasteis de bacalhau



Tendinhas de comida tailandesa








Fresquinha ainda ia...







A cultura alimentar de Macau tem uma longa história e combina perfeitamente o estilo oriental e ocidental, com fortes características locais e conotações culturais e totalmente representativos da diversidade, tolerância, harmonia e características internacionais de Macau. É um preciosos recurso  cultural.

O Festival de Gastronomia de Macau  é uma atividade marca estabelecida após a reunificação de Macau com a Pátria. O Festival de Gastronomia foi primeira  pela primeira vez realizado  no Largo do Leal Senado, no ano de 2000, entre os dias 29 de Julho e 26 de Agosto,  feriado, com a finalidade de resistir ao impacto da crise financeira asiática, promover o consumo e atrair turistas.

Primeiro Festival de Gastronomia de Macau




"Primeiro Festival de Gastronomia de Macau" abriu as suas portas a 29 de julho, tendo estado presentes as mais altas individualidades do território a saber:  o Chefe do Executivo  da Região Administrativa Especial de Macau, Edmund Ho, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Chui Sai-on; Director Interino de Macau Serviços de Turismo, Helena Fernandes; o Presidente do Conselho Municipal de Macau Provisória, José Luis de Marque de Vendas, Chefe do Departamento de Coordenação do Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM, Huang Yao Jung.

Mais de 150 restaurantes participantes aderiram ao plano de oferta especial em  desconto ao público durante todo o período.






O festival foi um sucesso, e logo se pensou em se mudar para um local espaçoso e com outras condições, o local escolhido foi a Praça do Lago Sai Van, junto à Torre de Macau.




























Como se pode verificar, indicação em português, nikles.....

 ***************************************************************************

11º Festival de Gastronomia de Macau

Data: 11~27/11/2011

Horário de Abertura: Segunda a Quinta-feira 17:00~23:00; Sexta-feira a Domingo 15:00~24:00

Local: Praça do Lago Sai Van

Mais de uma centena de comerciantes de restauração participam no evento, mostrando a cultura gastronómica única de Macau. Para a edição deste ano, a organização convidou pela primeira vez participantes do Japão. Uma Vila do Japão será construída na zona mais baixa da Praça do Lago Sai Van, na qual serão apresentadas iguarias autênticas do Japão, oferecendo experiência diferente aos residentes e visitantes.

Há cinco zonas de comida, a Zona de Delícias Chinesas, Zona de Delícias Europeias, Zona de Delícias Asiáticas, e a Zona de Delícias Locais e Zona de Sobremesas, que providenciarão uma grande variedade de comidas de Macau.

A Vila Japonesa é a principal atracção deste ano. Há 25 participantes de Kagoshima, Miyazaki, Nagasaki e Osaka, que trarão sabores japoneses autênticos e típicos. O design da Vila Japonesa é ricamente decorado com elementos nipónicos. Dois "Ohtorii" tradicionais serão erguidos nas duas entradas da Vila. Muitas bandeirinhas coloridas de estilo japonês serão penduradas na Vila e todas as tendinhas de comida são desenhadas e decoradas em estilo Japonês.

Outro destaque da Vila Japonesa é o Mercado de Peixe Tsukiji Ichiba, no qual os visitantes podem seleccionar alimentos frescos para a preparação de sashimi e robatayaki. Há também um Bar de Saqué e uma "Whishing Shelf", que transportarão os participantes numa autêntica viagem pelo Japão.

No Festival de Gastronomia haverá muitas tendinhas com jogos empolgantes e prémios atractivos. Para proporcionar bons momentos aos visitantes, estão agendados programas especiais todas as noites. Estão também previstos espectáculos de Arte Japonesa com grupos vindos do Japão. Haverá ainda exibições de "Cosplay" que transportarão o público para o mundo dos desenhos animados e darão a experimentar a cultura japonesa.

Fonte - Serviço de Turismo de Macau


Logo, ao cair da tarde o articulista e sua esposa lá irão afim de se baterem com alguns carangueijos e uma galinha - Si iao kai.




Vinhos portugueses só no reclame



                                            Uma vez mais a língua de Camões foi esquecida



O New Camões está presente, mas em restaurant










 



4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

E eu a comentar isto no post anterior :)))
O japonês promete iguarias importadas directamente do Japão.
Vamos ver...

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Este festival é de engana parvos, tal como os chi pá pau na Taipa.
Já para não dizer que a língua de Camões, que tanto se apregoa estar a ser estudada, cada vez mais pelos chineses, aqui no festival está a prova, nem com um só olho se consegue deslumbrar nada em português, inglês sim.
Macau sã assim.....
Abraço amigo

Carlota Pires Dacosta disse...

Estou a ver, caro compadre, vai ser semana de tirar a barriguinha de misérias, eheheheh.
Gostei do vinho Topázio. Porque será?? Haverá colheita de 74???

14 abraços e beijos.

é verdade quero fotos da família toda (os possíveis, claro).

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimada Comadre Carlota,
Está enganada, eu fui lá e irei daqui a pouco, neste sábado à tarde, não para tirar a barriguinha da miséria, porque ainda estou cheio da comida da festa de aniversário de minha nétinha.
Vou lá para que minha esposa coma uma Sio Iao Kai, ou seja uma galinha com molho de soja que ela adora, eu nada comerei lá nem hoje nem nunca.
Sopa de cobra não tem lá à venda mas sim sopa de barbatana de tubarão, mas não deve ser barata.
O Topzio até o topei, mas à venda não o há, muio menos da colheita de 74 rsrsrs.
Mas eu tenho uma de Porto de 1944.
As fotos já as enviei por e-mail, espero que goste de ver a familia Cambeta na Ásia.
Abraço amigo