o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, setembro 20

CHAM AM - TAILÂNDIA


De Hua Hin à cidade de Cha Am a viagem foi curta visto que a distânmcia entre estas duas estàncias balneares é somente de 20 kms.



Em virtude de conhecer-mos bem a cidade, fomos à procura do Hotel Diamond, onde por várias vezes tinhamos ficados hospedados, mas no local onde existia o Diamond encontrava agora o Hotel Asia.
Percorremos quase toda a marginal norte e poucos resortes havia, hoteis esses sim, mas não permitiam que os cães entrassem no hotel, e nós levava-mos um, como tal só podiamos ficar alojados num resort.
Ainda procuramos vários, um deles até com um nome bem giro, Sweet Home, mas náo possuia quartos vagos, vimos ainda outro mas não nos agradou, nem pelo preço nem pelas instalações.
Dando mais uma voltas, agora na parte marginal Sul, tivemos sorte e encontramos a Naromol Lucky House, fomos ver as instalações, eram novinhas em folha e ali ficamos hospedados, pelo preço de 2 700 Baths, cerca de 73 Euros.



Era mesmo uma casa, garagem  privativa, três quartos e uma enorme e confortavel varanda da qual se podia ver o mar.
Foi um desperdicio pois eram somente 4 pessoas, eu, a esposa e duas filhas menores, mas enfim.



Este complexo hoteleiro tinha sido inaugurado havia alguns dias, mas o mais giro de tudo, é que nos quartos não havia armários para se colocar as roupas, bem como nas casas de banho não havia sabonetes, somente toalhas.
O frigorifico ficava na varanda nada de anormal, o quarto onde ficou o articulista foi o do rés do chão, possuia duas camas, uma delas King size e uma outra mais pequena, possuia televisão, era acolhedor e confortável, mas lhe faltava ainda algo mais, o preço pago exigia melhores condições e incluindo o pequeno almoço, que neste caso não estava incluindo.


O quarto onde ficou o articulista

Nos quartos superiores onde ficaram isntaladas as miudas as instalações eram melhores do que o quartro do rés do chão, 1F

Quarto 1A e 1 B eram iguais


Arrumadas as malas nos quartos, fomos dar uma volta afim de compramos a refeição do jantar que seria tomada na varanda do hotel. Já tinhamos visto que na rua principal que dá para a praia havia várias lojas que vendiam frangos assados e leitões, como as miúdas adoram esses pitéus ali paramos e compramos um frango e meio quilo de leitão, seguindo depois para o hotel. 


Desta vez fomos embarretados, o frango estava frio e o leitão tinha virado carne de porco assada, é assim já, as miúdas que foram fazer as compras aprenderam uma lição, o articulista ainda comeu um pouco do frango e mandou a baixo uma cerveja bem geladinha e ficou satisfeito.



A dia estava lindo, mesmo sendo já quase noite, na praia havia iemnsas pessoas que se banhavam nas calmas águas.



Pela marginal eram muitas as pessoas que conduziam bicicletas de 4, 3, 2 e 1 lugares, a rapaziada era muita e muita dela vinda de Chiang Mai, vendo o mar pela primeira vez, outros preferiam dar um passeio a cavalo pelo extenso areal



Após uma passio pela praia regressamos ao hotel onde passamos uma noite super tranquila, no dia seguinte bem cedo nos levantamos, mas o sol esse não quis aparecer, em vez dele caiu uma forte chuvada e os termometros tinham baixado consideravelmente, estariam talvez 16 graus celsios, mesmo assim saimos, e num restaurante ali próximo tomamos o pequeno almoço.


A chuva parou de cair e nós aproveitamos para fazer o chek out e ir dar umas voltas pela extensa praia, não de bicicleta, mas a pé.


Na parte norte da praia existe um monumento dedicado ao Rei Naresuan e lá o fomos visitar, como sempre o recinto onde se localiza a estátua está recheada de galos.



A história deste Rei a contei já, num artigo, quando visitei seus monumentos na cidade de Suphan Buri e Pitsanulok, onde a minha filha mais velha andou a estudar na Universidade de Naresuan.



Placa indicativa do  monumento do Rei Naresuan

Defronte desta placa situa-se um mosteiro que é um dos ex-libris de Cha Am, mas o não fomos visitar, estava na hora de almoço e decidimos seguir um pouco mais para norte, onde existem vários restaurantes só de marisco e foi num desses onde abancamos



O articulista no restaurante junto de uma imagem de Ai-Teng, cuja história num dos próximos artigos irei descrever



Boa comida, camarões gigantes, caril de caragueijo, um peixe assado, lulas com alho foram alguns dos pratos escolhidos, bem regados com uma cerveja bem fresquinha.
Os frutos do mar estavam em aquários, vivinhos da costa.



Depois de bem comidos nos fizémos à estrada de regresso a casa em Bangkok, só paramos uma vez para fazer-mos algumas compras, e aproveitar para aliviar a bexiga.

Eram 18.00 horas quando chegamos ao Lar Doce Lar, após termos percorrido 860 kms.



Cha Am (Thai: ชะอำ, Cha-am,  é um distrito  (Amphoe) situado na parte Sul da Província de Phetchaburi, Tailândia.

O distrito foi estabelecido no ano de 1897 passando a chamar-se Na Yang. No ano de 1914 o centro do distrito passou a ficar localizado em Ban´Nong Chok (actualmente no distrito de Tha Yang), tendo mudado de nome passando a ser Nong Chok. Depois da II Grande Guerra Mundial, o governo mudou a sua sede para o Tambon Cha Am tendo igualmente mudado o nome do distrito para Cha Am.  


Praia de Cha Am

Localização

A Norte localiza-se o Distrito de Amphoe Tha Yang e a Sul Amphoe Hua Hin.

Atrações


Phra Pit-thawan

Wat (Mosteiro) Neran Chararam (Thai: วัดเนรัญชราราม)- Templo Budista (Wat) o qual contém uma enorme estátua de sixarmed Phra Pit-thawan (Thai: พระปิดทวาร), conforme se pode ver na imagem acima inserida.


  • Palácio Mrigadayavan
O Palácio de Mrigadayavan Palace fica localizado junto à praia de Bang Kra  entre as cidades de  Cha am e Hua hin. A sua construção ficou comcluída no ano de 1924, este palácio de verão foi mando construir pelo Rei Rama VI, como sua casa de férias. 
Outros locais de interesse turístico



O Parque Nacional  Florestal  de Khao Nang Phanthurat foi classificado como tal a 25 de Fevereiro de 1999, um local com uma vasta extensão, no qual existem alguns trilhos, possuindo uma rica e desertificada flora e fauna, do topo da montnha se tem uma vista geral de toda a costa marítima. 

  • Templo Rat Charoen Tham
  • Templo Nong Chaeng
  • Templo Nong Ta Phot
  • Templo Cha-am Khiri
  • Templo Sai Noi
  • TemploHuai Sai Tai
  • Templo Maruk Khatayawan

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Hua Hin gosto muito, amigo Cambeta.
Já de Cha Am....
Um abraço

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Pedro Coimbra,
Depende dos gostos, Hua Hin é mais turistica e os preços são igualmente bem mais caros.
Chan Am para conhece é melhor, em termos de praia e todo o seu envolvimento.
A primeira que fui a Cha Am foi no ano de 1974, o local ainda não era o que é hoje, era sim uma vila de pescadores, tal como o era a Pattaya.
Um abraço amigo

Anônimo disse...

Acabo de regressar de Phuket e mais uma vez verifiquei "in loco" como os preços são diferentes para os turistas de pele branca... Os tuk-tuk então nem se fala. Uma corrida para qualquer lado em Patong são logo 200 paus. Um abraço.
Valdemar Alves

Graça Sampaio disse...

Gosto mesmo muito de vir a este seu espaço especialmente ver as fotos e as imagens.
Obrigada e beijinhos