o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, julho 14

À GRANDE E À AMERICANA


Fonte - Crisis in Libya

14/07/2011

08:37
Dinheiro Vivo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu enervado da reunião de quarta-feira com os líderes republicanos, mantendo-se o impasse sobre a dívida norte-americana.

Fontes do Partido Democrata citadas pela revista "Político" e pela cadeia de televisão CNN negam que o presidente norte-americano tenha abandonado abruptamente a reunião, - conforme tinha sido avançado pelos republicanos -, mas reconhecem que Obama estava "exaltado".

Segundo as fontes do Partido Democrata, Eric Cantor, número dois republicano na câmara baixa do Congresso norte-americano,"interrompeu grosseiramente o presidente em três ocasiões para defender o aumento do limite da dívida a curto prazo, enquanto o presidente estava a dar por concluída a reunião", classificando o comportamento do congressista de "infantil".

Por sua vez, Eric Cantor disse que Barack Obama estava frustrado com a incapacidade dos negociadores de "entrar em modo de trabalho", uma vez que vão ter de "tomar uma decisão até sexta-feira".

O presidente Obama tem tentado convencer os republicanos a adoptar um plano ambicioso para elevar o tecto da dívida pública do país, associado a uma redução do défice em 4 biliões de dólares (2,84 biliões de euros) nos próximos dez anos.

Todavia, as divergências de fundo entre republicanos e democratas relativamente à aplicação de impostos conduziram a um impasse nas negociações, cujo limite para chegar a acordo está fixado no dia 2 de Agosto.

Perante o impasse nas negociações, a agência de rating Moody's poderá rever em baixa a classificação da dívida dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: