o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, julho 1

COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE PASSOU A LIGAR PEQUIM A XANGAI



China inaugura trem de alta velocidade entre Pequim-Xangai
 
A linha de alta velocidade, ligando as cidades de Pequim e Shangai, foi inaugurada ontem, dia 30 de Junho de 2011.
Os 1.318 km que separam as duas maiores chinesas, Pequim e Xangai, poderão ser percorridos a partir de agora em menos de cinco horas com o trem de alta velocidade inaugurado ontem, dia 30 de Junho de 2011.

O primeiro-ministro Wen Jiabao declarou operacional a linha na estação ao sul de Pequim, pouco depois de subir ao trem que levou os primeiros passageiros a Xangai.

A nova linha, testada desde meados de maio, reduz pela metade a duração da viagem entre as duas megalópolis e "poderá transformar a dinâmica econômica da China costeira criando um efeito benéfico para as regiões situadas ao longo da linha de alta velocidade", segudo Ren Xianfang, analista do IHS Global Insight, em Pequim.

Os preços das passagens estão entre 410 iuanes (44 euros) e 1.750 iuanes (190 euros), divididos em três classes, diante dos cerca de 1.300 yuanes (140 euros) que custa uma passagem de avião na classe econômica.

O tempo do percurso é de 4h48 minutos para os trens, frente às duas horas de avião.

Temendo perder clientes, algumas companhias aéreas diminuíram os preços até 65%, o que faz com que viajar em avião agora seja mais barato que viajar de trem, segundo a imprensa chinesa.

Espera-se que 80 milhões de passageiros utilizem por ano esta nova linha ferroviária, que teve um custo de 23 bilhões de euros.


Um comentário:

Armenio Cruz disse...

POIS É... ISTO É O PROGRESSO, É ASSIM QUE UM PAÍS EVOLUI! ESTES BURROS EM PORTUGAL, METERAM O TGV NA GAVETA... CAMBADA!...
NÃO É POR ACASO QUE A CHINA ESTÁ MUITO À FRENTE.

UM ABRAÇO