o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, junho 21

SOLSTÍCIO DE VERÃO

O Solstício de Verão em Macau, começa hoje, porém, nos calendários chineses, que se regem pela lua, o solstício de Verão se inicia no dia 22, mas é giro, para quem perceber chinês,  que hoje é o dia 21, quarta-feira, do mês de Maio.

Solstício


Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério norte.

Iluminação da Terra pelo Sol durante o solstício do hemisfério sul.

Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno do hemisfério norte, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

 

Referências culturais

Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal das religiões pagãs. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão.

Festas das mitologias persa e hindu referenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno.

A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas.

Propriedades

Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite (ver cálculo da duração do dia para latitude de 0°).

Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menor elevação no meio-dia local, podendo o azimute dessa elevação do Sol estar orientada para o norte (soltício de verão no hemisfério norte) ou para o sul (soltício de verão no hemisfério sul). Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.

Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os solstícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente (ver ilustração).

Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os soltícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente (ver ilustração).

Fonte - Enciclopédia livre

O Clima de Macau


Macau encontra-se localizado na China Meridional a Oeste do Delta do Rio das Pérolas e é a zona de interligação entre a China continental e o Mar do Sul da China. Encontra-se igualmente localizado a Sul do Trópico de Cancer. As direcções dos ventos de Verão e do Inverno são opostas. Em consequência, Macau está localizado na zona de monções e dentro da classificação climática é considerada clima temperada e chuvosa no Verão. O período mais confortável começa a meio de Outubro até Dezembro.

O Inverno em Macau cobre os meses de Janeiro e Fevereiro. Os ventos frios e seco de Norte da Sibéria passa continuamente através da China Central do Sul da China atingindo Macau. A temperatura do ar na zona urbana desça por vezes abaixo dos 10o.Celsius. Então, a temperatura mínima anual é geralmente registada nestes dois meses. A precipitação e o número de dias com chuva é muito baixa por causa de falta de vapor de água na atmosfera.

A mudança de estações ocorre entre Março e Abril. A direcção do vento ao longo da zona da costa meridional chinesa é de Leste a Sueste e em consequência faz aumentar a temperatura e humidade. Além disso, na Primavera o tempo é húmido e ocorre ocasionalmente nevoeiro, chuvisco e dias de baixa visibilidade.

O Verão em Macau é mais longo do que as outras estações. O calor e a humidade provoca tempo adversa, tais como trovoadas e chuvas intensas ocorrem de Maio a Setembro. Ocorre ocasionalmente trombas de água. Enquanto que de Maio a Outubro, ocorre com frequência tempestades tropicais pelos quais são registados os valores mais altos de precipitação, temperatura, dias de chuva e trovoadas.

A estação de Outono começa em Outubro, altura em que o continente chinês começa a arrefecer. A estação de Outono é muita curta, o tempo apresenta-se com céu limpo e confortável. Finalmente o mês de Novembro o tempo passa para relativamente frio e seco. A massa de ar frio de Norte atinge periodicamente Macau em Dezembro.



Nenhum comentário: