o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, junho 19

MACAU - CIDADE FLOR DE LOTUS


11.° Festival da Flor de Lótus de Macau“O Aroma do Lótus Perfuma a Cidade de Macau”
Termina hoje, dia 19 de Junho, o 11o. Festival da Flor de Lótus de Macau, que teve inicío no dia 11 do corrente mês.
Em muitos locais da cidade de Macau e nas Ilhas de Taipa e Coloane se podem ver imensas espécies desta linda e sagrada flor de Lótus.


A Flor de Lótus é uma figura mística, mas que muitas pessoas não entendem o seu significado. Com um toque de budismo, a Flor de Lótus envolve vários aspectos da vida. Entenda agora o seu significado. O caule cresce através da água e suas raízes ficam submersas à lama. Com os raios de sol, a flor desabrocha e cresce, se transformando em uma linda imagem.
O crescimento da  Flor de Lótus significa o progresso da alma que mesmo vindo da lama materializa-se na primavera e acaba superando todas as dificuldades. Essa é uma das únicas flores que sobe tantos centímetros acima da superfície, sendo que ela é uma planta que vive na água, assim como muitas outras. Além disso, exiba uma linda beleza.
Buda sempre esta representado em um lótus florescente. Isso por que a crença diz que a flor de lótus fechada é como o coração do seres que só desabrocha depois que o sentimento de Buda os toca. Cada cor também tem um significado diferente. A cor mais comum é a branca.
A Lótus Branca  significa pureza, perfeição em relação ao estado espiritual e mental do ser, no caso a flor. A cor proclama a sua perfeição na natureza, assim como sua cor, que em todos os sentidos já significa pureza. Para entender mais sobre o assunto, procure a religião Budista.


A Nymphaea lotus (também conhecida por nenúfar branco, lótus branco ou lótus-do-egipto), é uma planta aquática com flor pertencente à família Nymphaeaceae. É natural do leste de África e Sudeste asiático, onde tem preferência por águas paradas, límpidas, mornas e ligeiramente ácidas. A sua flor branca, por vezes tingida de rosa, é conhecida por abrir durante a noite e fechar de manhã, mantendo-se assim até ao anoitecer. Restos de flores desta espécie foram encontrados na câmara funerária de Ramsés II.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/06/festival-da-flor-de-lotus_10.html






Praça da Lotus  ( chinês : 莲花广场; é uma área aberta na antiga província portuguesa de de Macau , agora uma Região Administrativa Especial da República Popular da China . A área possui a grande escultura de "Flor de Lótus em plena floração" ( chinês : 盛世莲花), ofertada pelo Conselho de Estado da República Popular da China em 1999, marca a transferência da soberania de Macau para a República Popular da China .

A escultura , feita de bronze dourado e que pesa 6,5 toneladas, tem 6 metros de altura e o diâmetro da flor é de 3,6 metros no máximo. A maior parte é composta de uma haste, as pétalas e pistilo, com um total de 16 componentes.  A base da flor é composto por 23 peças de granito vermelho .


Esta praça de lótus é comumente conhecido por skatistas devido à sua abundância de bordas, calçadas e escadas. A flor de lótus, que está em plena floração, simboliza a prosperidade eterna de Macau.  Há três camadas de granito vermelho na base, que são na forma de folhas de lótus, significando a península de Macau , Taipa e Coloane .Bandeira da Região Administrativa Especial de Macau

BANDEIRA DE REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU - RAEM


Esta bandeira representa a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) desde 1999, ano da transferência da soberania de Macau à República Popular da China (antes de 1999, Macau estava sob administração de Portugal).
Descrição
Esta bandeira regional é verde, tendo ao centro uma flor de lótus branca de três pétalas. Por cima da flor estão cinco estrelas e por baixo, a ponte e água do mar.
  • As cinco estrelas simbolizam a unificação de Macau à China, sendo Macau parte inalienável da República Popular da China.
  • A flor de lótus, flor preferida dos residentes de Macau, está prestes a desabrochar sob a luz das cinco estrelas, que representam a China, traduzindo a prosperidade e o desenvolvimento de Macau.
  • As suas três pétalas representam a Península de Macau e as ilhas de Taipa e Coloane que constituem Macau.
  • A ponte e a água do mar reflectem a especificidade do ambiente natural de Macau.

Bandeiras antigas/históricas

Antes da entrega de Macau à República Popular da China por Portugal em 1999, Macau utilizava oficialmente apenas a bandeira de Portugal, visto que ela não tinha uma bandeira territorial própria. Em 1967, houve propostas para dar a cada província ultramarina portuguesa uma bandeira própria, que consistia na bandeira de Portugal carregada no canto inferior direito com o brasão de armas da respectiva província, mas nenhuma foi aprovada.

Por isso, a colónia portuguesa de Macau sempre foi oficialmente representada pela bandeira de Portugal e muitas vezes oficiosamente pela bandeira do Leal Senado, que é a câmara municipal do Concelho de Macau, um dos dois concelhos existentes na colónia. Esta bandeira municipal apresenta um brasão de armas de estilo português suspenso ou sustentado por dois anjos e uma tira branca com a inscrição "Cidade do Nome de Deus de Macau, Não Há Outra Mais Leal".


Havia também uma bandeira do Governo de Macau, que ostenta em fundo azul celeste o brasão de armas oficial da colónia portuguesa de Macau (ou Território de Macau). Esta bandeira não é a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau, mas sim apenas do Governo português de Macau. Apesar disso, esta bandeira foi usada algumas vezes para representar oficiosamente Macau.

Bandeiras de Portugal

BandeiraPeríodoUsoDescrição
Flag Portugal (1521).svg1557–1578A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1578).svg1578–1640A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria. Entre 1580 e 1640, Portugal foi governado por Espanha, mas Macau nunca hasteou a bandeira espanhola. Este facto valeu a Macau o título de "Não Há Outra Mais Leal", concedido pelo Rei D. João IV em 1654.
Flag Portugal (1640).svg1640–1667A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1667).svg1667–1707A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1707).svg1707–1816A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag United Kingdom Portugal Brazil Algarves.svg1816–1826A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1830).svg1830–1911A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag of Portugal.svg1911–1999A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portuguesesA bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.

Bandeiras locais

BandeiraPeríodoUsoDescrição
?–1999Bandeira do Leal Senado, que era a câmara municipal do Concelho de Macau, um dos dois concelhos existentes na colónia portuguesa de Macau.Esta bandeira ostenta em fundo azul celeste ou claro o brasão de armas do Leal Senado ou do Concelho de Macau. Esta bandeira, embora não fosse a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau, representou muitas vezes Macau internacionalmente durante o período da administração portuguesa. Ela foi também a bandeira usada na cerimónia da transferência de soberania para a China em 1999.
Flag of the Government of Portuguese Macau (1976-1999).svg?–1999Bandeira do Governo português/colonial de MacauEsta bandeira ostenta em fundo azul celeste o brasão de armas da colónia portuguesa de Macau (ou do Território de Macau). Durante a administração portuguesa de Macau, esta bandeira foi também usada algumas vezes para representar o Território de Macau, apesar de não ser a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau.
Flag of Portuguese Macau (proposal).svgNão adoptadaBandeira proposta em 1967 para a província ultramarina portuguesa de Macau, mas nunca foi adoptada nem usada.Esta bandeira proposta consistia na bandeira de Portugal carregada no canto inferior direito com as armas menores oficiais da província ultramarina de Macau. O brasão de armas simplificado mede três décimos da altura da bandeira. Esta bandeira nunca foi adoptada nem usada.
Flag of Portuguese Colony Governor.svg?-1999Bandeira do Governador de MacauPouco usada em Macau e usada apenas para representar o Governador de Macau. Nunca foi usada para representar a colónia portuguesa de Macau.

Fontes - Enciclopédia livre, pesquisas na net e conhecimentos do articulista

2 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Apreciei esta reportagem, que nos possibilita conhecer mais amiúde a certamente acolhedora Macau!!!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Confrade e Ilustre Prof. João Paulo,
A cidade de Macau, era mais airosa no tempo que aqui aportei faz já 47 anos.
Porém hoje o progresso tomou conta da cidade, mas felizmente muita coisa ficou perservada.
Macau, cidade do Santo nome de Deus de Macau, é uma cidade cosmopolita e maravilhosa.
Saudações macaenses com sabor alentejano.