o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, junho 20

LÉON GAMBETTA



LÉON GAMBETTA

O articulista na Place Gambetta, junto ao palácio de Versalhes em Paris, no ano de 1981. ================================================================
Léon Gambetta



(1838 - 1882)




Político francês nascido em em Cahors, França, político republicano francês, dos mais importantes no período da fundação da Terceira República. Estudou direito em Paris, onde se destacou por sua oratória eloqüente em defesa dos ideais republicanos. Ganhou fama como advogado, no caso Baudin (1868), quando defendeu jornalistas que pretendiam erguer um monumento à memória de Jean-Baptiste Baudin, deputado republicano morto durante o golpe de estado do imperador Napoleão III.

 Foi eleito deputado da Assembléia Nacional (1869) onde se opôs à guerra franco-prussiana, deflagrada dois anos depois (1870-1871). Com a derrota da França em Sedan e Napoleão III capturado, ajudou a proclamar a Terceira República e a formar um governo provisório, no qual ocupou o cargo de ministro do Interior. Depois da assinatura do armistício (1871), foi eleito deputado por Estrasburgo e depois pelo departamento do Sena.

Como parlamentar e grande habilidade, conseguiu impor a ratificação da república pela Assembléia, embora a maioria dos deputados fosse monarquista, e proclamou a constituição republicana (1875), base da república francesa até o início da II Guerra Mundial (1940).

Foi presidente da Câmara dos Deputados, cargo de notável influência política e escolhido chefe de governo como Presidente do Conselho de Ministros francês (1881).

No governo estreitou as relações com o Reino Unido e iniciou um programa de reformas denominado política de resultados. Destituído do cargo (1882), morreu no último dia deste ano, em Ville-d'Avray, perto de Paris.


GranDE habilidadE sEM discrIÇÃO, invariaVELMENTE tEM uM fiM trágico
.
. Léon Gambetta - 1838-1882
.
. ADVogado E político francÊs, TEVE destacado papel na proclamacão da III República

Nenhum comentário: