o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, junho 24

FEIRA DE S. JOÃO EM ÉVORA




Feira de São João - Évora

Santo António já se acabou…


Andreia Melo

… São João! São João! São João! Reza a História que a primeira Feira de São João a ter lugar em Évora data de 24 de Junho de 1569. Quase cinco séculos depois, a cidade ainda homenageia este santo naquela que é uma das mais importantes festas populares a sul do país.

Entre 23 de Junho e 3 de Julho, Évora está com as atenções voltadas para a Feira de São João - Festas Populares da Cidade. No Rossio de São Brás, às portas da cidade, foi montada a já familiar tenda. São 30000 metros quadrados de diversão garantida.

Festejar como alentejano
Nestas festas populares, sacia-se corpo e mente. Comecemos pelo corpo. Os visitantes podem comer e beber nas tasquinhas do recinto o que de melhor se encontra no Alentejo. Acompanhe um pão cozinhado em forno de lenha com um enchido à sua escolha, molhe-o num azeite regional ou saboreie-o com uma fatia de queijo de ovelha.

Escolha o petisco que escolher, é imperativo que experimente um dos vinhos da região. O concelho de Évora é, nessa categoria, privilegiado, já que quem faz as honras da casa são néctares como o Cartuxa, o Pêra-Manca e o Cerca Nova. Mas nem só de bebidas alentejanas se faz o certame. Passe pelo Cantinho da Poncha para ver do que falamos…

De estômago cheio, aproveite para conhecer as várias mostras de artesanato da região que compõem o recinto. Se gostar de algo, compre. Pode escolher entre peças de cerâmica, capotes, móveis típicos do Alentejo ou trabalhos em cortiça.

A programação da festa conta ainda com peças de teatro de rua, exposições pontuais, touradas, eventos de circo e outras animações diversas.

Mudam-se os tempos...
Os ingredientes que não podia deixar de faltar às festas populares são os arraiais e o merecido bailarico. Este ano há novidades… Na noite de 24 de Junho decorre no pavilhão um concurso de djs que (e)levam o bailarico a outra categoria. Sobem ao palco a partir das 21.30 horas, no Espaço Jovem, vários concorrentes. Música tradicional portuguesa é igualmente garantida nos restantes dias do evento.

Para quem preferir outras artes, pode sempre espreitar o ciclo de curtas-metragens que terá lugar no certame durante toda a Feira.

Fonte - lifecooler




A história do Feriado Municipal
(in "Notícias d'Évora", n.º 18.260, 14 de maio 1961, pág.3)
A 12 de Outubro de 1910, o Governo Provisório da República Portuguesa decretou que “As municipalidades poderão, dentro da área dos respectivos concelhos, considerar feriado um dia por anno, escolhendo-o de entre os que representam as festas tradicionaes e características do município.”
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Évora, na sua reunião de 20 de Abril de 1911, sendo então presidente o Sr. Dr. Felício Caeiro e vice-presidente o Sr. Dr. Manuel Gomes Fradinho, decidiu que o feriado concelhio seria no dia 1 de Maio.

Na sessão de 10 de Dezembro de 1942, a Câmara Municipal de Évora, invocando o artigo 48º. nº. 13 do Código Administrativo, deliberou transferir o feriado municipal para dia 21 de Agosto, alegando que o feriado municipal era completamente inexpressivo para a cidade, pois existiam datas históricas brilhantes para comemorar o Dia da Cidade. O dia 21 de Agosto refere-se à célebre revolta popular de 1637 contra o domínio castelhano, que ficou conhecido por “Alterações de Évora”.

Na sequência da publicação do Decreto nº. 38.596, de 4 de Janeiro de 1952, a Câmara Municipal, na reunião de 9 de Julho de 1954, aprova a proposta de fixação do feriado municipal no dia 29 de Junho, “Dia de S. Pedro”.


As razões apresentadas foram: o dia de S. Pedro é o último dia da Feira de S. João, sendo um dia de festa tradicional, com características regionais, que envolvia grande afluência de população rural e o encerramento do comércio a partir das 12 horas, realização de festas religiosas, tourada, concertos musicais, instalação de iluminações especiais e lançamento de foguetes.


O Decreto nº. 43.030, de 24 de Junho de 1960, estabelece o dia 29 de Junho, “Dia de S. Pedro”, como feriado municipal de Évora. Na reunião de 27 de Junho de 1960, a Câmara Municipal delibera que a partir de 1961, inclusive, seja feriado municipal no referido dia.


A última vez que o articulista esteve presente nesta popular Feira de S. João, foi no ano de 2006, mas tudo estava diferente daquelas feiras Joaninas do seu tempo de infância.




Acompanhado foi com sua irmã e alguns amigos e ainda deu um pézinho de dança, porém como estava muito frio, embora elas, as companheiras, quisessem apertar comigo, tal como cantava o José Mendes, bem cedo regressou a casa, e disse adeus ao S. João, dia 29 de Junho de 2006, dia de S. Pedro e dia da cidade de Évora o articulista regressou a Macau e, desta essa data jamais voltou a Portugal, nem pensa voltar.

Nenhum comentário: