o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, junho 20

CÓRREGO DO CAMBETA - ESTADO DE MINAS GERAIS


Rua Lázaro Vaz Cambeta

A Rua Lázaro Vaz Cambeta está localizada no bairro de Guilhermina Vieira Chaer na cidade de Araxá MG.
O nome Cambeta está presente em todo o Mundo.

Cambeta- Alfenas


Esta é a comunidade dos adoradores do Campeonato de Bete de Alfenas-Cambeta. Se você é um daqueles que nunca falta a um jogo do Cambeta então entre e participe!!!


CÓRREGO DO CAMBETA

IGREJA DA CIDADE DE ÁGUAS VERMELHAS

Córrego do Cambeta é um pequeno riacho situado no Estado de Minas Gerais, Brasil. O Corrego do Cambeta fica localizado a 15° 40' (15.666667°) latitude Sul, 41° 44' (41.733333°) latitude Este,perto da cidade de Águas Vermelhas. O Corrego do Cambeta tem uma elevação média de cerca de 726 acima do nível do mar. ==================================================================
Águas Vermelhas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Norte de Minas e microrregião de Salinas.

História *

Fundação: 30 de Dezembro de 1962

O desbravamento do norte de Minas foi feito principalmente pelas expedições que lá chegavam em busca de ouro, instalando fazendas - chamadas "currais". Um desses currais, localizado as margens do rio Mosquito, tornou-se povoado, com o nome de Água Vermelha, passando a distrito do município de Rio Pardo, em 1863.
Águas Vermelhas

História

O desbravamento do norte de Minas foi feito principalmente pelas expedições que lá chegavam em busca de ouro, instalando fazendas - chamadas "currais". Um desses currais, localizado as margens do rio Mosquito, tornou-se povoado, com o nome de Água Vermelha, passando a distrito do município de Rio Pardo, em 1863.
Em 1938, foi integrado ao município de Salinas, passando a se chamar Águas Vermelhas. A emancipação vem em 1962, quase um século mais tarde. Na divisa com Taiobeiras está a Reserva Ecológica Serra do Anastácio, com vegetação nativa, nascente de águas límpidas, diversidade de aves e habitat natural de chipanzés.

Em janeiro, a cidade festeja seu padroeiro, São Sebastião, com celebrações religiosas, barraquinhas, leilões e quadros vivos sobre a vida do santo.
A cidade oferece, também, como atração, o Festival de Inverno realizado em junho, evento onde a cultura e os costumes da região são mostrados.
Fonte: Secretaria da Cultura em : 01/10/1999
Em 1938, foi integrado ao município de Salinas, passando a se chamar Águas Vermelhas. A emancipação vem em 1962, quase um século mais tarde.

Na divisa com Taiobeiras está a Reserva Ecológica Serra do Anastácio, com vegetação nativa, nascente de águas límpidas, diversidade de aves e habitat natural de chipanzés. Em janeiro, a cidade festeja seu padroeiro, São Sebastião, com celebrações religiosas, barraquinhas, leilões e quadros vivos sobre a vida do santo.
A cidade oferece, também, como atração, o Festival de Inverno realizado em junho, evento onde a cultura e os costumes da região são mostrados. Na divisa com Taiobeiras está a Reserva Ecológica Serra do Anastácio, com vegetação nativa, nascente de águas límpidas, diversidade de aves e habitat natural de chipanzés. A cidade oferece como atração o Festival de Inverno realizado em junho, evento onde a cultura e os costumes da região são mostrados.
Fonte: Projeto Cidades – Governo de Minas Geografia
Sua população estimada em 10/03/2008 era de 12.674 habitantes, segundo dados do IBGE.
=========================================================
Córrego é uma denominação dada a um corpo de água corrente de pequeno porte. Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menor tamanho que um riacho. Caracterizado por apresentar uma geometria que varia em média de 30 cm a 2,5 cm de largura e cerca de 20 cm a 100 cm de espessura da lâmina d'água.
São muito importantes, pois representam basicamente o início de um rio e portanto, fundamentais para o fluxo de água dentro de uma ou mais bacias hidrográficas, pois captam e drenam a água das chuvas e, principalmente, das nascentes. por isso, são vitais para a formação dos rios e de seus afluentes.

Nasce em áreas mais elevadas do relevo e descem o relevo erodindo ou cortando solos pouco profundos associados com apresença de rochas em seu substrato.
Os córregos são grandes responsáveis pelo abasteciemnto hídrico de grandes represas e/ou reservatórios de água que se destinam ao abastecimento público e geração de energia elétrica.

Nas últimas, verifica-se que, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais, suas nascentes e seus pequenos canais estão sendo afetados negativamente por uso e ocupações de terrenos que desprezam um estudo geoambiental que leve em consideração o tipo de uso e ocupação a que se destina e as características físicas e biológicas da geografia local.
Uma vez ocupada, as margens de córregos podem ser grandes produtoras de entulhos, resíduos, sedimentos, esgoto, e agrotóxicos que podem colocar em suspeita o uso do recurso hídrico de uma ou mais bacias hidrgráficas, colocando a saúde pública em risco e o desenvolvimento de um região geográfica.

3 comentários:

Carlota Pires Dacosta disse...

Tanto "Cambeta" pelo mundo!!!
Um abraço!

Anônimo disse...

E no presente e futuroi o nome Cambeta será marcante em Macau e a Tailândia...
.
Muito bonito estar a formar as suas raizes...
Abração do amigo
José Martins

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Estimado confrade e amigo António Cambeta!
Tomo a liberdade de expressar-me a moda portuguesa com certeza: Ora pois, os Cambetas estão no estado vizinho de Minas Gerais?!!!!...
Cá entre nós, que ninguém nos ouça, mas existe uma secular "rivalidade" entre paulistas e mineiros... Meu saudoso sogro, o Sr. Antônio Machado Filho (1922-1987) era mineiro e desmistificava esta suposta "rivalidade"... Não consigo ficar mais de uma semana no estado vizinho, porque senão começo a ficar inquieto com o sotaque mineiro... É trem para cá, trem para lá, uai, um bocadinho...
Os mineiros são muito hospitaleiros e consideram uma grande afronta quando recebem visitas apressadinhas e que não provam os suculentos quitutes mineiros!!!!
Caloroso abraço! Saudações café com leite!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP

PS - No mês vindouro planejo passar alguns dias lá...