o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quinta-feira, maio 26

TUFÃO

                      TUFÃO

Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Este fenômeno meteorológico forma-se nas regiões trópicas, onde constitui uma parte importante do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas.

Um ciclone tropical alimenta-se do calor libertado quando ar úmido sobe e o vapor de água associado se condensa. Os ciclones tropicais são alimentados por formas diferentes de libertação de calor do que outros fenômenos ciclônicos, como os ciclones extratropicais, as tempestades de vento européias e as baixas polares, permitindo a sua classificação como sistemas de 'núcleo morno'.

Estes ciclones são chamados de 'tropicais' porque se formam quase que exclusivamente em regiões trópicas e também por se originarem de massas de ar tropicais marítimas. Estes sistemas são chamados de 'ciclones' devido a sua natureza ciclônica.

No hemisfério norte, os ciclones tropicais giram em sentido anti-horário e no hemisfério sul giram em sentido horário. Dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade, os ciclones tropicais podem ganhar vários outros nomes, tais como furacão, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclônica, depressão tropical ou simplesmente ciclone.

Os ciclones tropicais produzem ventos fortes e chuvas torrenciais. Estes sistemas também são capazes de gerar ondas fortes e a Maré de tempestade, uma elevação do nível do mar associada ao sistema. Estes fatores secundários podem ser tão devastadores quanto aos ventos e às chuvas fortes. Os ciclones tropicais formam-se sobre grandes massas de água morna e perdem sua intensidade assim que se movem sobre terra.

Esta é a razão porque regiões costeiras são geralmente as áreas mais afetadas pela passagem de um ciclone tropical; regiões afastadas da costa são geralmente poupadas dos ventos mais fortes. Entretanto, as chuvas torrenciais podem causar enchentes severas e as marés ciclônicas podem causar inundações costeiras extensivas, podendo chegar a mais de 40 quilômetros da costa. Seus efeitos podem ser devastadores para a população humana, embora podem amenizar estiagens.

Muitos ciclones tropicais formam-se quando as condições atmosféricas em torno de uma perturbação fraca na atmosfera são favoráveis. Outros se formam quando outros tipos de ciclones adquirem características tropicais. Estes sistemas tropicais movem-se por meio de correntes de ar na troposfera.


O olho é uma região localizada no centro de ciclones tropicais fortes onde as condições climáticas são amenas. O olho de uma tempestade é uma região grosseiramente circular e geralmente com 30 a 60 km (20 a 30 milhas) de diâmetro.
Está circundado pela "parede do olho", um anel de violentas trovoadas em que ocorrem os fenômenos climáticos mais severos de um ciclone. A menor pressão atmosférica do ciclone ocorre no olho, podendo ser ainda 15% inferior à pressão atmosférica do lado de fora da tempestade.
Quando as condições atmosféricas continuam favoráveis, o ciclone tropical se intensifica e geralmente se forma no seu núcleo um olho. Por outro lado, quando as condições atmosféricas tornam-se desfavoráveis ou o sistema atinge a costa, o sistema começa a se enfraquecer e posteriormente se dissipa.




Super Typhoon SONGDA  at 08:00 HKT 26 May 2011


( 14.7 N, 126.5 E )






26/05/2011 01h28 - Atualizado em 26/05/2011 02h20



Tufão 'Songda' leva Filipinas a retirar 250 mil pessoas de áreas de risco


Fenômeno ganha força e tem ventos de até 150 km/h.


'Songda' está a 250 km da ilha de Samar e se desloca a 9 km/h.


Da EFE


As autoridades das Filipinas começaram nesta quinta-feira (26) a retirar 250 mil pessoas de áreas de risco antes da chegada do tufão "Songda", que segue ganhando força e já apresenta ventos sustentados de até 150 km/h.

A princípio, o temporal não tocará a terra, e deve passar pelo litoral antes de seguir para Taiwan, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia das Filipinas. Mas o "Songda" levará à região de Bicol, na ilha de Luzon, chuvas torrenciais.

O governador da província de Albay, Joey Salceda, ordenou que caminhões militares fossem disponibilizados para transferir a população ameaçada e ofereceu cinco quilos de arroz a cada família que se comprometesse a manter-se a salvo até a passagem do tufão.

Colégios e repartições públicas foram fechados e cerca de sete mil pessoas aguardam nos portos do país que a Guarda Litorânea libere a saída de navios.

O "Songda" se encontra agora a cerca de 250 km da ilha de Samar e se desloca em direção noroeste a uma velocidade aproximada de 9 km/h.

O Serviço Nacional de Meteorologia das Filipinas elevou o alerta ao nível 2 - em escala até 5 - nas províncias de Catanduanes, Sorsogon, Albay, Camarins Sul, Camarins Norte e Samar.

Ainda não está afastada a possibilidade de o temporal chegar a Manila no próximo fim de semana. A capital filipina sofre há dias com chuvas torrenciais e inundações em algumas zonas.

O presidente do país, Benigno Aquino, pôs em alerta várias agências governamentais para alcançar o objetivo de nenhuma vítima fatal. Ao todo, 33 pessoas morreram neste mês nas Filipinas pela tempestade tropical "Aere", a primeira da estação chuvosa que a cada ano deixa o saldo de 15 a 20 tufões.


Ventos de 130 quilómetros por hora com rajadas até 160 quilómetros por hora








Todos os anos, principalmente no período que decorre de Maio até finais de Novembro com maior incidência de Julho a Setembro, a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) sofre com os efeitos da passagem de tufões, os quais se originam no Mar do Sul da China e do Oceano Pacífico, a maior parte das vezes a leste das Filipinas, e que de um modo mais ou menos intenso afectam e condicionam a vida no território.


Cada vez que um destes fenómenos ocorre, é-lhe atribuído um número identificativo e um nome próprio. Estes constam de uma lista aprovada pela Comissão de Tufões da ESCAP/WMO.


SINAIS DE TEMPESTADE TROPICAL

  O articulista vinha a caminho de Macau, embarcado no navio Índia, quando navegava defronte da costa do Vietname, isto no mês de Setembro de 1964, as vagas eram tão altas que passavam por cima dos mastros mais altos do navio, nda sabíamos o que se passava, só mais tarde viemos a saber que o tufão Ruby tinha causados imensos prejuízos e mortes em Macau e Hong -Kong, este o meu baptizo de tufões.
Já em Macau e ao longo dos 47 anos de permanência, muitos tufões passei no mar, embarcado na minha casca de nóz, e outros os passei em terra, histórias de arrepiar, mas a vida continua.

No dia 9 de Setembro de 1983, encontrava-se o articulista embarcado, fundeado na Doca de Abrigo do Fai Chi Kei, aquando da passagem do tufão Elle, o qual deixou um rasto de destruição e morte, como já não se via à muitos anos.
O articulista assitiu, sem nada poder fazer, ao afundamento de algumas embarcações que ceifaram a vida a dez pescadores, este um episódio que jamais esquecerá.
O afundamento dos navios Fat Shan, Takshing e Macau estão igualemnte presentes na memória do articulista.


A rota do tufão Ruby a 6 de Setembro de 1964.

A temporada de tufões no Pacífico no ano de 1964 foi a temporada mais ativa já registrada na história, com 39 tempestades.
O tufão Ruby foi considerado na altura, o mais devastador tufão a passar por Hong Kong com ventos de 140 milhas por hora causando elevados prejuízos materias e causando 700 mortes.

Mas, infelizmente outros se seguiram com mais intensidade afundando inúmeros navios e causando imensas mortes.

A fúria do tufão em Hong Kong


11 de Setembro de 1983 em Cheung Chaw - Hong Kong



Nenhum comentário: