o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, abril 12

SUNTHORN PHU - IMORTAL POETA TAILANDÊS

O mais famoso poeta e o mais amado pelo povo tailândes, foi SUTHORN PHU

No quinto ano do reinado do Rei Rama I, nascia no dia 26 de Junho de 1786, em Bangkok-noi, por detrás do palácio onde hoje se situa a estação de caminhos de ferro, um jovem a quem lhe puseram o nome de PHU.

Seu pai era natural da provícnia de Rayong. Sua mãe era de outra província. Sunthorn Phu nasceu pouco depois de ter sido estabelecida a cidade de Bangkok (1782), volvido pouco tempo seus pais se divorciaram, tendo sendo pai regressado à sua terra de origem, Muang Klaeng, Rayong, onde entrou para um mosteiro tornando-se monje budista.

A sua mãe voltou a casar-se, passando a servir no Palácio Real. O jovem Phu foi educado no Wat (mosteiro) Sri Sudaram que se situava em Klong, Bangkok-noi, tendo abandonado os estudos para exercer o cargo de escritorário do governo, no palácio real, porém o que lhe agradava mais fazer era escrever poemas, tendo compos um longo poema baseado na história de Khobutra, o qual não o chegou a completar.

Sendo uma pessoa muito independente e com um espirito muito curioso, criou uma série de conflitos, entre eles e o mais grave foi ter-se apaixonado por uma dama, ligada à realeza, de apelido Chan (ou Jun), dama essa que exerceu uma enorme influência no trabalho poético que Phu realizou. tendo sido punido e preso, por desrespeitar e violar a tradição monarquica.

Após o indulto, e já com 21 anos de idade Sunthorn Phu, resolveu sair de Bangkok, indo visitar seu pai, que vivia na província de Rayong. Durante a longa viagem que durou um mês, o poético rapaz escreveu o seu primeiro poema chamado "Nirat Muang Laeng"" poema esse que descreve a viagem com grande detalhe e sua grande paixão e saudade pela dama Chan, isto no ano de 1807.

Regressado a Bangkok com ela contraíu matrimónio, desse elance tiveram um filho chamado "Pat" e é nomeado Juiz. O Phu tendo-se tornando um alcoólatra, e rranjando sempre conflitos com sua esposa, por esta foi abandona. No ano de 1821, foi preso por se ter envolvido numa briga.

O casal Phu estava casado ainda à pouco tempo, e foi por essa altura que Phu se envolveu em amores com outra senhora, o que levou a ter que se divorciar. Este foi o primeiro de muitos casamentos que contraiu e que terminaram em divórcio. Porém, a mulher que ele mais amou foi a Jun.




O articulista num jardim em Rayong, terra natal do poeta Sunthorn Phu



No ano de 1809 morre o Rei Rama I, sucedendo-lhe no trono o Rei Rama II, este um poeta de gênio, tendo visto em Sunthorn Phu o chamou para junto de si .

O Rei quando escreveu o seu livro Ramakien, muitas vezes consultou o poeta Phu, tendo encontrado nele sempre uma metrificação, tendo sempre uma resposta sábia para os assuntos que o Rei indigava. Tão satisfeito ficou que lhe concedeu o título de Khun (Sir) Sunthorn Voharn.

O poeta continuava a beber e a rranjar atritos, e um dia entrou em vias de facto com um tio de sua magestade, sendo por isso preso.

A prisão serviu para o poeta como uma benção, visto que foi durante a sua estadia na prisão, que concebeu a ideia de escrever um longo romance, onde narrava as aventuras vividas por dois irmãos, num mundo cheio de magia e encantos. Foi esta escrita imaginativa, uma das maiores obras literarias que se tornou famosa sendo seu título Phra Abhai Mani.

Esta obra só foi concluída quando o poeta atingiu a meia idade, tendo-a publicado em capítulos e ganho algum dinheiro com isso,tendo-se tornado famoso. Não ficou muitos anos preso, visto sua magestade lhe ter concedido perdão e lhe dar o posto de professor régio, tendo ensinados os principes e sendo conselheiro literário do Rei.

Foi nesta qualidade de conselheiro literário do Rei que ele incorreu na ira do filho mais velho do Rei, Principe Jesdabodindra, também um ilustre poeta, que Phu se aventurou a fazer criticas públicas de algumas linhas escrita pelo Príncipe, aom ponto de corrigir e alterar a sua escrita. O Príncipe tomou isso como uma ofensa pessoal e, infelizmente para o poeta ele nunca mais esqueceu e jamais o perdou-o por isso.

Em 1824, o grande patrono do poeta , o Rei Rama II, faleceu, tendo subido ao trono o Príncipe Jesdabodindra, tendo retirado ao poeta o título de Kun (Sir) , este perdendo igualmente o seu posto no palácio, saiu da capital e se dedicou à agricultura, porém por pouco tempo tendo se refugiado num mosteiro, onde permaneceu 18 anos tendo escrito vários poemas, o mais notável Nirat Suphan e Nirat Wat Chao Fa, obras estas escritas durante as suas viagens e em lugares diferentes, tendo saido do mosteiro para se tornar comerciante.

No ano de 1832, o Príncipe Lakhananukhun, filho do Rei Rama III, teve o prazer de ler os poemas de Phu, adorou a sua escrita, tendo-o chamado para junto de si, tendo escrito para o seu patrono alguns poemas.

Mas o poeta obstinado e criando sempre problemas, quando o seu patrono morre no ano de 1835, tornou a ser expulso do palácio, tendo passado a vaguear de lugar para lugar usando um barco que lhe servia de habitação e vendendo seus poemas, sempre que podia.
Porém um grande poeta como era o Phu não podia continuar vivendo na obscuridade, foi então que o Príncipe Isaresrangsan, outro filho do Rei Rama II, o mandou chamar ficando o poeta aos seu serviço.
Este Príncipe era o irmão querido do Príncipe Mongkut, assim que seu irmão subiu ao trono como Rei Rama IV, concedeu ao poeta o título de Phra Sunthorn Voharn, tendo passado o restos de seus dias vivendo em paz até que faleceu em 1885.










Ele deixou para trás um legado de poemas que se tornaram famosos ao longo do tempo, porque eles descrevem a história da Tailândia.

Os seus poemas são ensinados nas escolas tailandesas, tal como o Lusíadas em Portugal, ficando assim a saberem a história de seu país.

As suas obras poéticas foram homenageadas pela UNESCO. Ele começou o poema épico, Phra Aphai Mani na prisão, e publicou-o em parcelas ao longo de 20 anos. Durante o período de 1824 a 1851, sendo Rei Rama III, o poeta por ter sido por ele criticado pela forma forma como escrevia e por ele sido punido, pouco mais escreveu.









A grandeza de Sunthorn Phu não está tanto no estilo correto e ornamentado, que é o objetivo da maioria dos poetas da Tailândia, como na simplicidade e sinceridade de sua expressão. Ao contrário de tantos outros poetas, escreveu ele em seu coração e não de sua cabeça.

Sem uma educação muito mais elevado, ele era capaz de escrever de forma simples verso e uma linguagem simples que conquistou o coração dos leitores muito mais do que as formas corretas e versão fantástica. É por isso que ele é tão merecidamente chamado de Poeta do Povo.


Em 1986, a UNESCO reconheceu oficialmente sua eminência como o Poeta do Povo da Tailândia.

Críticos comparam sua qualidade e importância às obras de Shakespeare e Chaucer. Uma nova edição de suas obras, traduções e estudos biográficos foram publicados. Além disso, as feiras culturais e de entretenimento atestaram a estima em que o poeta é considerado.



Ele publicou várias obras de arte, incluindo a história de Phra Abhai Mani, a maior obra jamais escrita. Mesmo assim, ele é amplamente conhecido na Tailândia, mas praticamente desconhecido para os ocidentais.





Podemos estar bêbados
mas também estamos embriagados pelo amor,
eu náo posso resistir a meu coração
e apesar de estarmos bêbados,
amanhã o sol vai brilhar
e que a embriaguez terá passado
mas quando a noite cai, a embriaguez do amor voltará

Sunthorn Phu



















Nenhum comentário: