o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

segunda-feira, março 21

21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DO SONO




Dia Mundial do Sono: Insónia afecta 30 por cento da população adulta


Qual a razão porque não dormimos bem? São distúrbios do sono que afligem milhares de portugueses. A insónia, por exemplo, afecta 30 por cento da população adulta. Neste dia mundial do Sono, a jornalista Paula Véran foi ouvir as explicações de um perito.


Fonte - RTP




Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.

Ao dizer-se complementar, em conjugação com ordinário, quer-se significar tão somente que, na maioria dos indivíduos (com destaque, aqui, para os humanos), tais estados de consciência alternam-se, complementando-se ordinária, periódica e regularmente.

O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência. Dormir, nesta acepção, significa passar do estado de vigília para o estado de sono. No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono.

Do que se tem registro na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias. Por curiosidade, Napoleão Bonaparte e Margaret Thatcher dormiam quatro horas por noite; já Albert Einstein precisava de dez horas de sono.



Nenhum comentário: