o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

terça-feira, fevereiro 22

AQUI TAILÂNDIA: VAI COM DEUS 2010 – “QUATRO ANNUS HORRIBILIS”

As Comermorações dos 500 anos da Chegada dos Porrtugueses ao Reino do Sião, infelizmente não passam de um pequeno colóquio e do lançamento de alguns livros, mas para se os adquirirem terão que os comprar, assim se divulga Portugal, onde nos centros comerciais e supermercados não se encontram produtos portugueses, mas já os houve, na altura, em que o funcionário da Embaixada de Portugal em Bangkok, José Martins, lá trabalhava.


AQUI TAILÂNDIA: VAI COM DEUS 2010 – “QUATRO ANNUS HORRIBILIS”

O português, José Martins, o maior conhecedor da história dos portugueses no Reino do Sião, foi ele, com toda a sua vontade e portuguesismo que alertou para a passagem dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Reino do Sião, porém foi renegado, mas alguém se aproveitou, e com ajudas de uma reputada fundação, por cá andou passeando, e hoje, com o aval da Embaixada de Portugal e da Siam Society, será realizado um simpósio sobre o tema, e, segundo li no blog

COMBUSTÕES

AQUI NÃO SE DIZ MAL DE PORTUGAL

500 Anos Portugal-Tailândia, por Miguel Castelo Branco

500 ปีความสัมพันธ์ระหว่างประเทศโปรตุเกสและประเทศไทย

26 Janeiro 2011

Chegaram-me ontem às mãos os primeiros exemplares de um pequeno trabalho de minha autoria que se publica por ocasião do início formal das comemorações dos 500 anos de relações entre Portugal e a Tailândia, efeméride que ao longo do ano será lembrada em Lisboa e Banguecoque pelos governos dos dois países. Publicado pelo Instituto do Oriente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, exibindo a chancela do Ministério dos Negócios Estrangeiros/Missão Comemorações Ásia, conta com introdução do Professor António Vasconcelos de Saldanha, o mais respeitado dos académicos portugueses em estudos sobre as relações luso-asiáticas no período contemporâneo.

Não quero fazer de juiz em causa própria. A outros caberá ler e criticar a perspectiva oferecida, mas penso que este livro abre uma frente "revisionista" na abordagem do lugar pioneiro de Portugal na implantação do modelo de negociação e redacção de tratados com potências do Sudeste-Asiático.

Dizia há tempos o Primeiro-Ministro que a cada português cabe, neste momento grave, arregaçar mangas e fazer o que puder pelo país. Ora, como funcionário do Estado, limitei-me a cumprir o meu dever. A este livro, outro - volumoso e exaustivo - se seguirá, talvez ainda no decurso do ano que corre. Tratará das relações luso-tailandesas entre 1782 e 1939 e terá por título The Portuguese-Siamese Relations in Rattanakosin Period, produto da investigação de três anos que realizei em Banguecoque com bolsa em boa hora concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Na capa que ofereço à vossa apreciação, uma bela ilustração miniatural de autoria do meu irmão Nuno. Todo este trabalho correu sem honorários para qualquer dos intervenientes, provando que as pessoas também agem motivadas pelo interesse nacional quando se lhes incute a defesa das nossas coisas, do nosso nome e do nosso orgulho. Publicado em inglês, servirá para esclarecer e revelar aos investigadores e interessados a riqueza do manancial documental português sobre a Ásia, contribuindo para acabar de vez com a invisibilidade de Portugal nesta área de estudos.

Publicada por Combustões em 26.1.11 16 comentários
23 Janeiro 2011
53,38% contra o regime. O resto são chinoiseries !
Publicada por Combustões em 23.1.11 6 comentários

Que vergonha ter de vir à Tailândia para encontrar documentação portuguesa, escrita em português e emitida pelo Estado Português.






Não sou pessoa de intrigas e ninguém me encomendou o sermão, mas é de uma total injustiça, o que fizeram ao meu estimado amigo José Martins, residente na Tailândia já à duas décadas, e o maior conhecedor da história dos portugueses na Tailândia, seus blogs falam por si.

http://www.aquimaria.com/

http://www.aquimaria.com/html/history.html

http://aquitailandia.blogspot.com/


http://aquitailandia.blogspot.com/2010/02/os-detalhes-da-vida-do-autor-deste.html

Conhece como ninguém os locais, onde estiveram e lutaram os portugueses, é possuidor de uma riquissima biblioteca sobre a história dos portugueses no Reino do Sião, e têm sido muitos os historiadores, que tem vindo às suas fontes, recolher dados e posteriormente pubicado livros bem interessantes e com imenso valor histórico.
Outros, se aproveitaram igualmente, mas depois mal dizem de quem os ajudou, enfim a paga daqueles a quem se podem chamar de oportunidas, senão cobardes.

Mas enfim, a vida é feita de amores e dissabores, uns trabalham uma vida dedicando-se a uma causa, e uns colhem os frutos, mas nada ou pouco nada fizeram para os merecerem.



São centenas, senão milhares os artigos postados em seus blogs, por JOSÉ MARTINS, e neles se pode conhecer profundamente a presença portuguesa no Reino do Sião, infelizmente não publicou livro algum, mas tem matéria para publicar dezenas de livros.

Nunca procurou o oportunismo, antes pelo contrário, tem facultado a sua imensa e rica biblioteca a todos aqueles que desejaram conhecer, mais aprofundadamente a presença portuguesa no Reino do Sião.


Infelizmente tem sido alvo de criticas e de invejas por parte de pessoas sem escrupulos.

Nenhum comentário: