o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

domingo, dezembro 12

TRÊS ANOS EM UM


O articulista vivendo nesta zona do globo, e se dividindo a sua vida entre Macau, China e Tailândia, num só ano festeja a passagem de três, é estranho não é? mas é, mas é verdade.
No próximo dia 31 festejará a passagem do ano gregoriano de 2010 para 2011, depois a 3 de Fevereiro, quer esteja em Macau ou na Tailãndia, festeja o Ano Novo Lunar, e depois a 13 de Abril festejará a entrada do ano 2554, a que chamam na Tailândia de Songkran.



O calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte do mundo, e em todos os países ocidentais; porém, existem países que não o aplicam como Israel, Irão, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano.

Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.

Segundo o calendário gregoriano, hoje é 10 de dezembro de 2010 (nota: data de sistema).

O calendário gregoriano é o que hoje em dia se usa e distingue-se do juliano porque:

• Omitiram-se dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582).

Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2425 dias solares.

• Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro.

Nem todos os anos seculares são bissextos. Para um ano secular ser bissexto tem de ser múltiplo de 400. Deste modo, evita-se a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos existente no calendário juliano.

A mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos. Primeiramente foi adoptado por Itália, Portugal, Espanha e França; e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus. Os países onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adoptá-lo, caso da Alemanha (Baviera, Prússia e demais províncias) (1700) e Reino Unido (Inglaterra) (1751). A adoção deste calendário pela Suécia foi tão problemática que gerou até o dia 30 de fevereiro. A China aprova-o em 1912, a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1927.

Origens dos nomes dos meses

• Janeiro: Jano, Deus romano das portas, passagens, inícios e fins.

• Fevereiro: Februus, Deus etrusco da morte; Februarius (mensis),

"Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 450 a. C.. Relacionado com a palavra "febre".

• Março: Marte, Deus romano da guerra.

• Abril : É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão.

• Maio: Maia Maiestas, Deusa romana.

• Junho: Juno, Deusa romana, esposa do deus Júpiter.

• Julho: Júlio César, ditador romano. O mês era anteriormente chamado Quintilis, o quinto mês do calendário de Rómulo.

• Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.

• Setembro: septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.

• Outubro: octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.

• Novembro: novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.

• Dezembro: decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.


Ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do Ocidental, o Calendário chinês.


As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, 2011 ao Coelho e assim por diante.



O ano novo lunar, em 2011, celebra-se a 3 de Fevereiro e será, segundo horóscopo chinês , o ano do Coelho.



O Songkran (em tailandês: สงกรานต์ Songkran, o sânscrito "passar ou mover-se para"), também chamado de Ano-Novo Tailandês começa oficialmente a ser celebrado no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias - geralmente de 13 a 15 de abril.


A contagem dos anos também funciona de modo diferente no calendário tailandês. Nos países de calendário gregoriano, enquanto estamos no ano de 2010, os tailandeses celebravam o ano 2553.

A comemoração

O Songkran na prática, lembra as festas de réveillon ocidentais, em que se tem a idéia de deixar para trás o que não deu certo e renovar energias e esperanças para o novo ano. Esse também, é considerado o tempo de visitar a família, fazer faxina na casa, orar nos templos budistas. A tradição, pede além isso que se libertem pássaros engaiolados ou peixes em cativeiro.

Na Tailândia, nos três dias do Songkran, as pessoas costumam vestir seus melhores trajes tomam as ruas para jogar água umas nas outras e observar os monges enquanto estes abençoam casas e imagens de Buda banhadas com águas e essências.





Três festividades bem diferentes em todos os sentidos, talvez a única coisa que os una, é a passagem de mais um ano.





Um comentário:

Arménio Cruz disse...

FESTEJOS DIFERENTES DOS NOSSOS AQUI EM PORTUGAL...
AÍ NA TAILÂNDIA COM ESSA TRADIÇÃO DE ATIRAR ÁGUA A QUEM PASSA. AINDA SE LEMBRA DA BANHADA QUE UM DIA LEVOU DENTRO DO SEU CARRO?!... HEHEHEHEHHE.
UM ABRAÇO AMIGO