o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

sexta-feira, novembro 12

EXISTEM MÉDICOS E MÉDICOS





Nunca o articulista teve qualquer problemas em suas mãos, mas, um dia, encontrando-se em Bangkok, e pretendendo ir até um centro comercial, lá se arranjou, mas ao calçar o sapato do pé direito, sentiu algo de estranho, havia algo, mas pensou ser dos sapatos e logo os foi substiruir por outro par, mas o resultado foi o mesmo, havia algo na palma do pé direito, que lhe dava uma sensão de desconforto, não ligou muito ao assunto, e a coisa foi andando assim por alguns meses.

Já em Macau, o articulista continando com o mesmo problema, foi a uma consulta de Ortopedia, tendo sido aconselhado a ter uma consulta com o Fisoterapista, e assim foi.

O médico, pessoa que conhece à muitos anos, ouvi as explicações do articulista, mas não fez exame algum, aconselhando a comprar uma placa de silicone e a colocasse no sapato, e, segundo informou, jamais teria problemas na sola do pé, puro engano. É de salientar que essa placa de silicone foi comprada pelo articulista, já que o Hospital não fornecia esse tipo de material.

Este especialista descohecia e penso que ainda desconhece que o problema que afectava o articulista estava relacionado com a doença de LEDDERHOSE que por sua vez irá resultar de uma CONTRATURA, mas como em todos os hospitais, existem bons e maus médicos, o articulista teve azar, com o médico que o observou, mas enfim!...

LEDDERHOSE

Plantar fibromatose da fáscia, também conhecida como a doença de Ledderhose, Morbus Ledderhose, fibromatose plantare aponeurose plantar, é relativamente raro espessamento não-malignas dos pés de profundidade do tecido conjuntivo, ou fáscia. No início, quando os nódulos ou cordões começar a crescer ao longo dos tendões do pé, a doença é menor, pode ser doloroso.

Eventualmente, porém, a engrossar as cordas, os dedos endurecem e dobrar, e caminhar torna-se doloroso. A doença é nomeada após o Dr. Georg Ledderhose, um alemão cirurgião que descreveu a condição pela primeira vez em 1894. Uma doença semelhante é a doença de Dupuytren, que afeta a mão e faz com que a mão ou os dedos dobrados.



Como na maioria das formas de fibromatose, geralmente é benigna e seu início varia de acordo com cada paciente. Os nódulos são tipicamente de crescimento lento e mais frequentemente encontradas na porção central e medial da fáscia plantar. Ocasionalmente, os nódulos podem estar dormentes por meses ou anos só para começar e inesperado crescimento rápido. É só precisam ser removidos cirurgicamente, se o desconforto atrapalha caminhada.


Sintomas


fibromatose plantar é mais freqüentemente presentes na borda medial da sola, próximo do ponto mais alto do arco. O nódulo é geralmente indolor e a dor só é experimentado quando a esfrega nódulo no sapato ou no chão. A pele sobrejacente é livremente móvel, ea contratura dos dedos do pé não ocorre nos estágios iniciais.


A aparência típica de fibromatose plantar em ressonância magnética (RM) é um mal definidas infiltrativa em massa, ao lado da aponeurose dos músculos plantar.


Apenas 25% dos pacientes apresentam sintomas em ambos os pés (envolvimento bilateral). A doença também pode se infiltrar na derme ou muito raramente a bainha do tendão flexo.


Fatores de Risco


O e ultrastructural características histológicas e Dupuytren doença Ledderhose são as mesmas, que apoia a hipótese de que eles têm uma etiologia comum e patogênese. Tal como acontece com a doença de Dupuytren, a raiz do (s) da doença Ledderhose ainda não são compreendidos. Tem-se observado que é uma doença hereditária e de ocorrência variável dentro de famílias, ou seja. os genes necessários para que possam permanecer dormente por uma geração ou mais, e então a superfície de um indivíduo, ou estar presente em vários indivíduos da mesma geração, com diferentes graus.


Há certos fatores de risco identificados. A doença é mais comumente associado com -



Uma história familiar da doença


Maior incidência no sexo masculino


Fibromatose palmar 10-65% do tempo.


da doença de Peyronie


Epilepsia pacientes


Pacientes de diabetes mellitus


Há também uma suspeita, embora não comprovada, a ligação entre a incidência e alcoolismo, tabagismo, fígado doenças da tireóide problemas e trabalho estressante que envolve os pés.


Tratamento


Embora a origem da doença é desconhecida, há especulações de que ele é uma resposta de cura agressiva para pequenas lágrimas na fáscia plantar, quase como se a fáscia excessivamente repara-se na sequência de uma lesão.


Nos estágios iniciais, quando o nódulo é único e / ou menores, é recomendado para evitar a pressão direta do nódulo (s). interior sola macia em calçados e padding pode ser útil.


Ressonância magnética e ultra-sonografia (ultra-som para diagnóstico) são eficazes em demonstrar a extensão da lesão, mas não pode revelar a composição do tecido. Mesmo assim, o reconhecimento das características da imagem latente de fibromatoses plantar pode ajudar no diagnóstico clínico.


Cirurgia de Ledderhose da doença é difícil porque os tendões, nervos e músculos estão localizados muito perto uns dos outros. Além disso, os pés têm de transportar carga pesada, ea cirurgia pode ter efeitos colaterais desagradáveis. Se a cirurgia for realizada, a biópsia é predominantemente celular e muitas vezes confundido com fibrossarcoma. Uma vez que a área doente (lesão) não é encapsulado, margens clínicas são difíceis de definir.

Como tal, porções do tecido doente pode ser deixado no pé após a cirurgia. excisão inadequada é a principal causa de recorrência.tratamento cirúrgico da radiação podem diminuir a pós-retorno Também tem havido sucesso variável na prevenção da recorrência com a administração de gadolínio. Os enxertos cutâneos têm sido mostrados para controle da recidiva da doença.


Em alguns casos as ondas de choque também foram relatados para pelo menos reduzir a dor e permitir que a pé novamente. Atualmente em processo de aprovação do FDA é a injeção de colagenase. Recentemente, o sucesso do tratamento Ledderhose com criocirurgia (também chamado crioterapia) foi relatado.


Injeções de cortisona, como triancinolona, e clobetasol pomada demonstraram a parar a progressão da doença temporariamente, embora os resultados são subjetivos e em larga escala estudos longe de ser completa. Injeções de superóxido dismutase provaram não ter êxito na cura da doença , enquanto a radioterapia tem sido usada com sucesso em nódulos Ledderhose.


Como referi nada foi feito, simplemente o articulista foi aconselhafdo a comprar uma palmilha de silicone.


Volvidos alguns meses começaram a aparecer, na palma e em dois dedos da mão direita alguns nódulos, e aí recorreu ao Hospital de Kiang Wu, tendo sido visto por vários médicos de várias especialidades, mas nenhum chegou a conclusão alguma. E as consultas e analises efectuadas não foram nada baratas, mas enfim!...

No Hospital Conde de S. Januário, o articulista apresentou o seu caso a vários médicos, mas nenhum deles sabia do que se tratava nem foi aconselhado a ter uma consulta com o médico da especialidade, que em Macau é o de CIRURGIA PLÁSTICA.

O problema foi-se agravando, tendo o dedo mínimo a apresentar uma curvatura bem assinalável.

Volvidos alguns meses e encontrando-se o articulista em Bangkok, foi à consulta de um Ortopedista, no Vejatani Hospital, onde foi diagnosticado o problema, sendo informado pelo médico, que a curvatura ainda tinha um ângulo pequeno para poder ser operado, quando atingisse os 45 graus, então sim, tereia que ser submetido a uma operação, mas frisou, que mesmo depois de operado não garantia que o problema, volvido algum tempo, não voltasse.

Sabendo que em Bangkok o Bumrungrad International Hospital tem imensa fama, e é procurado por pacientes de vários países do mundo, inclusivé, goza de boa reputação em Macau, lá foi o articulista ter uma consulta de Ortopedia.

O médico era uma gentileza de pessoa, e assim que viu a mão do articulista, o informou qual o problema e, pegando numa mão de plástico foi-lhe retirando algumas peças e informando o articulista sobre a situação em que se encontrava, tendo feito a devida medição à curvatura dos dedos, aconselhando a ser operado o mais rápidamente possível.

Mais informou que não seria necessário ficar hospitalizado, seria operado ao dedo mínimo da mão direita, com anestesia local, podendo depois seguir ao seu destino.

O preço esse foi estimado em cerca de 400 mil baths, o que o articulista achou bem caro, e como tal, não marcou data alguma para se submeter à intrevenção cirúrgica.





Em Macau, encontrando-se o articulista engripalhado recorreu aos serviços médicos, no banco de urgência no Hospital Centarl Conde de S. Januário, onde o médico olhando para a minha mão, me disse que apresentava uma CONTRATURA DE DUPUYTREN, e aconselhou o articulista a ter uma consulta com o médico de Cirugia Plástica, tendo marcado a respectiva consulta.

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/04/contratura-de-dupuytren_24.html




http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:E0uInlA-VgUJ:nonaenfermaria.blogspot.com/2009/05/contratura-de-dupuytren.html+ainda+a+contratura+de+dupuytren+-+O+mar+do+poeta&cd=5&hl=pt-pt&ct=clnk


Em virtude do signatário ter contraido uma contratura DUPUYTREN, na sua mão direita, teve que se submeter a intervenção cirurgica, a qual se realizou no Hospital Central Conde de S. Januário em Macau.

Tinha o articulista regressado da Tailândia no dia 28 de Abril, marcada tinha para dia 14 de Maio uma consulta com o cardiologista, onde efectou um ECG e efectou análises ao sangue.

No dia 21 de Maio teve uma consulta da Anestesista, ficando combinado que seria anestesiado somente localmente e não totalmente.

Nesse mesmo dia o articulista teve uma consulta com o Dr. Pang Fong Kuong, especialista em cirurgia plástica, tendo o mesmo marcado a data de 26 de Maio, para o articulista baixar ao hospital.

No dia 26 de Maio, o articulista baixou ao hospital de Conde de S. Januário, tendo ficado hospitalizado no terceiro andar, seccção de cirurgia plástica, tendo no dia seguinte sido levado para a sala de operações, onde o médico anestesista informou que teria de ser anestesiado totalmente, e como tal assinar de novo os termos de responsabilidade.

De seguida foi operado pelo Dr. Pang Fong Kuong o qual informou, depois, o signatário que a operação tinha levado 3 horas e tinha decorrido na perfeição.



O articulista na cama do hospital, volvidos uns dias após ter sido operado.

No dia 30 de Maio solicitou ao seu operador que o deixasse sair nesse fim de semana, afim de poder assistir ao casamento de uma sua sobrinha, a qual levou ao altar. Tendo regressando ao hospital no dia 1 de Junho.

Tendo tido alta no dia 2 de Junho, indo depois à consulta médicam nos dias 4, 11 e 15 de Junho.



A mão do signatário, após lhe ter terem sido retirados alguns pontos, e sendo mudado o penso.

No dia 15 de Junho, de novo o signatário foi sunmetido à consulta médica, tendo o Dr. Pang Fong Kuong retirado os restantes pontos da mão direita.

Por conselho médico, o signatário passará a fazer fisioterapia, no Hospital Conde de S. Januário sessões essas que começam a ser realizadas dia 24 do corrente mês de Junho.

Presentemente a mão do articulista ainda se encontra envolta em adesivos, que poderão ser retirados na prómixa quinta feira, podendo a partir dessa data a poder lavar a mão e ir exercitando-a, afim de a mesma começar a ganhar elastecidade e a circulação sanguínia se processe com normalidade, evitando assim o inchaço que ainda tem em algumas partes dos dedos.

Esperançando está o articulista, agora é só uma questão de tempo até que a mão volte ao seu estado normal, porém com as curvas e contracurvas bem visiveis nos dedos, mas até essas curvas deixarão de notar!...

Com a ajuda de Deus todos estes problemas serão superados, tenho Fé...

http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2009/07/ainda-dupuytren-do-articulista.html



Estimados Senhores,


Sou um portugues residente na Asia ja fez 45 anos e sofro dessa contratura, a qual fui operado no passado mes de Maio, num hospital em Macau, China, mas ainda continuo sofrendo do problema.

Porem posso movimentar os dedos e a contratura que tinha no dedo minimo da mao direita, desapeceu.

A operacao a que me sujeitei foi de mao aberta, visto que, que para alem da contratura do dedo minimo, apresentava igualmente alguns nodolos na palma da mao e num dos outros dedos.

Fiz fisioterapia mas nao resolveu a situacao.

Tenho 66 anos de idade, e assim continuarei a pactuar com este problema.

O meu sincero obrigado pela optima informacao.

Um abraco amigo

Antonio Manuel Fontes Cambeta

31 de dezembro de 2009 09:27

=========================================================

Editor: prof.Eraldo dos Santos, Clínica Médica FTESM. disse...

amigo Antonio um grande abraço e obrigado por visitar nosso blog.

Não deixe sua mão parada faça muita fisioterapia

Feliz 2010

7 de janeiro de 2010 22:26

===========================================================

A contratura de Dupuytren ou moléstia de Dupuytren é uma contratura fixa da mão em flexão caracterizada pelo espessamento da fáscia palmar (tecido encontrado abaixo da pele da mão). Essa condição pode variar desde pequenos nódulos até faixas muito espessas, as quais podem tracionar dos dedos em direção à palma da mão.

Acredita-se que exista um componente familiar associado à contratura de Dupuytren já que a incidênicia é maior se existem familiares afetados. Pode, ainda, estar associada com  doenças vasculares, epilepsia e diabetes.

Em geral não é necessário tratamento específico, exceto nos casos em que a contratura interfere na atividade motora. Nestes casos, pode ser realizado tratamento cirúrgico, objetivando liberar o(s) dedos(s) em flexão. Mesmo com a remoção cirúrgica bem sucedida dos tecidos afetados, a contratura pode recidivar no mesmo ou em outros dedos.



O articulista, desde qe foi operado no mês de Maio de 2009, até à presente data, e embora se tenha submetido a várias sessões de fisioteratia e sido visto pelo médico Cirurgião e pelo médico Fisioterapeuta, o problema se tem vindo a agravar, tendo levado o articulista a solicitar a um médico amigo que lhe passa-se uma carta de recomendação, para poder ir, de novo à consulta de Cirurgia Plástica.

A consulta está marcada para dia 23 de Novembro de 2010, o Cirurgião é um médico muito conceituado, e tem o articulista algumas esperanças, até lá vai usando uma pomada Afloxan para lhe tirar as dores, visto que, durante a parte da noite, a mão do articulista fica quase perra, tendo dificuldade em esticar os dedos, havendo até um deles, que não tendo submetido a qualquer tipo de intervenção ficou rigido e o não consegue dobrar.
Teclar já lhe vai custando e deste modo vai evitando ao máximo de utilizart o pc e quando o faz, tecla somente com os dedos da mão esquerda.


Mas sem se deixar abater psicologicamente,  e por cá anda tentando alcançar o pódio.

6 comentários:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Prezado confrade António!
Apesar de conhecer a pouco tempo seu palpitante espaço cibernético já o aprecio sobremaneira, inclusive colocando-o como favorito no meu espaço eletrônico. No dia em curso me deparei com seu relato circunstanciado sobre o mal que o aflige e os percalços que teve até obter um diagnóstico preciso dos asseclas de Hipócrates. Creio que suas ponderações foram de relevância e de utilidade pública, deixando patente nossa condição de inoperância diante de médicos e médicos... Desejo-lhe pronto restabelecimento!
Que a deusa da Justiça e da Sabedoria o tenha como pupilo sempre!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Exmo. Senhor João Paulo de Oliveira,

O meu sincero obrigado por suas gentins palavras e pela honra que me dá em me colocar no seu espaço electrónico.
Sou uma pessoa simples, mas que gosta de andar actualizado, sou um Poeta Louco, onde nem sempre a Musa e a Sabedoria não medesejam em suas aulas, mas teimo e vou caminhando ao sabor do vento e da vontade de Deus.
Um abraço amigo irmão João.

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Caro confrade e amigo António!
A honra é minha em destacar seu palpitante espaço cibernético!!!
Que bom saber que apreciou minhas considerações!
Tomei a liberdade de citá-lo no meu espaço eletrônico com uma postagem que versa sobre a medicina!
Caloroso abraço! Saudações vigorosas e fraternais!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP
Brasil

Unknown disse...

pois bem descubri hoje que eu sofre de fibromatose plantar de facto ha já 3 meses que me doi a planta do pé direito.........e que ao longo deste tempo até hoje saber que eu tenho no pé,descobri que o que me alivia a dor é andar de saltos altos coisa rara que eu fazia.........andar de chinelos nem pensar......depois de ler tudo o que está ai .........mais facil será para min tentar tratar do meu caso......obrigado

Unknown disse...

fernando silva a minha mulher é que sofre desda doença

Unknown disse...

pois bem descubri hoje que eu sofre de fibromatose plantar de facto ha já 3 meses que me doi a planta do pé direito.........e que ao longo deste tempo até hoje saber que eu tenho no pé,descobri que o que me alivia a dor é andar de saltos altos coisa rara que eu fazia.........andar de chinelos nem pensar......depois de ler tudo o que está ai .........mais facil será para min tentar tratar do meu caso......obrigado