o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 17

Évora: Alunos de Artes protestam contra condições de ensino




Dezenas de estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora fecharam esta terça-feira o estabelecimento para exigir a resolução de problemas que "põem em causa a aprendizagem", como o aquecimento e obras no pólo de teatro, em "risco de ruir".

16 Novembro
Os estudantes encerraram a escola, com cadeados nos portões, e concentraram-se junto ao pólo de teatro, empunhando cartazes e gritando palavras de ordem contra a "grave situação" em que dizem estar.

Na Escola de Artes da Universidade de Évora (UE), a funcionar nas instalações de uma antiga unidade fabril, são leccionados os cursos de artes visuais,c design, arquitectura e teatro.

Débora Santos, estudante de teatro e membro do conselho-geral da UE, explicou à agência Lusa que a "luta" dos alunos está relacionada com a privatização do bar, a necessidade de acessos para deficientes motores e pela abertura do estabelecimento 24 horas por dia.

Quanto ao pólo de teatro, em particular, os estudantes exigem obras imediatas, alegando que as instalações

"correm o risco de ruir", e a construção de casas de banho.

"Hoje não temos aquecedores, temos buracos nas salas, temos chuva, temos pombos, temos uma casa de banho unissexo, não temos balneários disponíveis e não temos salas insonorizadas", descreveu a estudante, natural do Barreiro e a estudar há três anos na UE.

Além de criticarem os preços praticados no bar, "iguais aos de qualquer café fora da escola", os estudantes exigem ainda a contratação de docentes, o funcionamento da cantina durante o jantar com a "qualidade necessária" e a criação de uma reprografia e biblioteca.

"A universidade não tem condições financeiras para satisfazer as necessidades dos estudantes. Sobrevive à custa das nossas propinas", criticou Débora Santos, exigindo que o Governo tome uma posição e "defina fazer as obras necessárias".  

Fonte - Correio da Manhã



                                                  FÁBRICA DOS LEÕES

Construída em 1916, a Sociedade Alentejana de Moagem, tornou-se, na década de 70, na Fábrica de massas Leões, uma das mais importantes fábricas existentes na região do Alentejo.

A Fábrica dos Leões foi adquirida pela Universidade de Évora em 1998 e as suas instalações acolhem o Complexo de Arquitectura e Artes Visuais. No futuro, este espaço acolherá, na sua ala direita o Departamento de Artes Cénicas. Existe neste espaço um refeitório, sala de informática.

O articulista conhece bem o local, os momentos lá passados, com os sacos de massas e farinha às costas, jamais poderá esquecer.

Hoje é um polo universitário, mas sem condições, as aulas não tem condições para a dança, mas se dançava de outra maneira alombando com os sacos de 75 kgs às costas, o frio esse nem se sentia, esquentadores para quê, havia sim umas retretes tipo militares e pouco mais, outros tempos.

Agora fazer-se de uma fábrica um polo universitário aí pára!....


http://www.google.com/imgres?imgurl=http://static.dezeen.com/uploads/2009/09/Fine-arts-and-architecture-college-of-Evora-by-Ines-Lobo-Arquitectos-4.jpg&imgrefurl=http://www.dezeen.com/2009/09/22/universidade-de-evora-art-and-architecture-faculty-by-ines-lobo-and-ventura-trindade/&usg=__PpzMvWZeXqmq6znfCCPyeFZ_DOM=&h=300&w=450&sz=44&hl=pt-pt&start=7&sig2=ySRssKrIHYeozdVv6V4eaQ&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=YbvnN51zqeWzGM:&tbnh=85&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Duniversidade%2Bde%2Bevora%2B-%2Bleoes%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26rlz%3D1G1SMSNCENTH355%26tbs%3Disch:1&ei=EnnjTPGPKIz5ceLk2bYL

Um comentário:

Anônimo disse...

"Agora fazer-se de uma fábrica um polo universitário aí pára!...."

Quem lê isto até parece que estamos assim tão mal. Design, Artes Visuais e Arquitectura reunem todas as condições necessárias para o trabalho e desenvolvimento do curso em questão, com bons docentes a acompanhar. Não temos, logicamente, todas as coisas que se podem ter, nem tão pouco o material de topo do mercado, mas temos tudo o que necessitamos. Acrescentando a isso, encontra-se em desenvolvimento uma reestruturação do curso de Design que torná-lo-á num curso muito melhor organizado e estruturado.

Os alunos de teatro podem sim queixar-se. O seu edifício ainda não foi restruturado (cada curso tem um edifício específico), não tendo o dito aquecimento e condições necessárias para o curso.

Encontra-se, de facto, em falta uma biblioteca, acesso a multibanco no pólo (visto que somos o único pólo da UÉvora que ainda não o tem), de uma papelaria (inadmissivel sermos de variante de artes e não termos onde adquirir materiais no pólo) e de uma boa reprografia, já que é algo que se encontra improvisado.

Quanto ao bar... É tudo verdade.