o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 10

Ethnic groups fear bloodshed


A luta terminou na Birmânia, por agora, a maioria dos civis que fugiram para a Tailândia para a segurança é dirigido de volta - mas varre os novos e grandes contra os rebeldes são agora provavelmente pelos militares birmaneses. (Foto Reuters)





Os grupos étnicos medo derramamento de sangue



Birmanesas voltam para casa, mas ameaça continua

Publicado em: 2010/10/11 às 12:00

Jornal secção Notícias

A maioria dos civis birmaneses que se refugiaram em Mae Sot distrito de Tak já voltou para casa, apesar das advertências da fronteira continua volátil.

Observadores disseram que as forças do governo da Birmânia ontem pode montar um ataque arrasador, em retaliação contra minorias étnicas ao longo da fronteira. O conflito pode se espalhar para a Tailândia.

Tailandês líderes militares confirmaram que suas tropas se distanciar dos assuntos internos de Mianmar e insistiu em que não mais centros estarão abertos para os refugiados abrigo.

Terceiro comandante do Exército Wannathip Wongwai disse ontem o governador de Myawaddy tinha confirmado a situação na cidade estava sob controle e as tropas birmanesas tinham retomado o controle.

Fronteira passagens em Mae Sot e Rim Moei foram reabertas para birmaneses voltar para casa, Tenente-General Wannathip disse.

Mae Sot-chefe do distrito Kittisak Tomornsak disse que a maioria dos civis birmaneses em Mae Sot tinha começado a voltar para casa depois que as autoridades tailandesas disseram os funcionários birmaneses confirmou a situação em Myawaddy agora era segura.

Pelo menos 20 mil birmaneses, a maioria civis de Karen, fugiram pela fronteira para a Tailândia depois de violentos combates entre rebeldes e tropas do governo Karen birmanesa entrou em erupção nesta segunda-feira _ um dia após a Birmânia realizou sua primeira eleição em 20 anos.

As autoridades tailandesas lhes permitiu tomar refúgio na Patrulha de Fronteira 346 Unidade da Polícia de Mae Sot.

Os confrontos começaram na frente Myawaddy Tak e em frente ao Três Pagodes Passe no bairro Buri Sangkhla de Kanchanaburi.

Os combates eclodiram depois de cerca de 1.000 soldados do Exército Karen Democrata Budista (DKBA) atacaram um acampamento militar em Myawaddy na manhã de segunda-feira.

Sr. Kittisak disse que a maioria civis birmaneses veio principais comunidades Myawaddy. Alguns eram migrantes que trabalham em fábricas em Mae Sot.

representantes da fábrica foram enviados para coletar os trabalhadores da unidade de patrulha de fronteira polícia.

Sr. Kittisak disse que entre 3.000 e 4.000 birmaneses tinham decidido permanecer na unidade, como eles não tinham certeza sobre sua segurança se eles voltaram para a Birmânia.

Em Kanchanaburi, Sangkhla bairro Buri chefe Chamras Kangnoi disse ontem esporádicos combates entre rebeldes e tropas birmanesas Karen continuou em Phaya cidade Su Taung na Birmânia cerca de um quilômetro de Três Pagodes Pass.

Cerca de 1.900 birmaneses fugiram para a Tailândia, perto da passagem de três pagodes, ontem, elevando o número de birmaneses que atravessam a fronteira para cerca de 3.500, o Sr. Chamras disse.

funcionários da saúde Sangkhla Buri disse um menino de nove anos de idade sucumbiu ao birmanês estilhaços feridas ontem, após cruzamento para a Tailândia.

Sete birmanês outros fogem através da fronteira do distrito ficaram feridos, dois deles sustentando ferimentos críticos.

Cerca de 100 tropas suplementares foram mobilizados para a fronteira em Sangkhla Buri noite passada, uma fonte do Exército.

O build-up veio como medo de mais violência esperado levou mais 1.000 aldeões birmaneses a atravessar a fronteira para o distrito na noite passada.

O chefe do exército Prayuth ocha-Chan, disse ontem o Exército continuaria a fornecer civis birmaneses com ajuda humanitária até que a situação do outro lado da fronteira voltou ao normal.

Os planos estão no local para prestar-lhes assistência médica e facilitar a sua casa dos transportes, Gen Prayuth disse.

"Nós iremos fornecer-lhes abrigo temporário e providenciará para enviá-los de volta quando a situação voltar ao normal", disse ele.

Gen Prayuth salientou que não mais centros de refugiados seria criada como o número de campos existentes eram suficientes para lidar com o afluxo de refugiados.

Fonte - Bangkok Post

Nenhum comentário: