o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

o mar do poeta

quarta-feira, novembro 10

Economic rifts loom as G-20 leaders meet





(CNN) - As principais economias mundiais enfrentam profundas divisões sobre o caminho para a recuperação de líderes internacionais se reúnem na Coreia do Sul para o G-20.


Gone é a unidade que marcou a anterior cimeiras do G-20 --- realizada pela primeira vez em novembro de 2008, na esteira da crise financeira --- como rancor sobre "guerras monetárias" catraca tensões entre os Estados Unidos, China, Europa e economias emergentes .

EUA ímpeto para pressionar a China sobre o valor da sua moeda evaporou na semana passada, quando os EUA Federal Reserve anunciou que a bomba 600,000 milhões dolares na economia. O movimento, conhecido como "QE2", vai empurrar para baixo o valor do dólar como moeda pressões emergentes da economia a subir, e tem sido criticado em todo o mundo.

"É a criação de ser um dos mais interessantes do G-20", disse Kirby Daley, estrategista sênior da Newedge Group. "Desta vez, os EUA têm conseguido algo grande;. Isto é, basicamente, transformar o mundo inteiro contra ele QE2 tem a sorte de tornar-se de política dos EUA de facto estranho, porque é essencial que afectam cada país, cada economia, no mundo."

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse em uma conferência na semana passada que, "Com todo o respeito, a política dos EUA é um ignorante." Ele disse que o movimento minou os esforços de Washington e os líderes europeus para persuadir Pequim a permitir que o yuan a subir mais rápido.

"A disputa da taxa de câmbio é o debate mais contra-produtiva no mundo. Apreço não funciona como varinha mágica", disse Li Daokui, um assessor do Banco Central da China, escreveu em um comentário CNN.com. "É como os capitães dos dois navios gigantes gastar um tempo precioso a discutir sobre as melhores técnicas para orientar o curso e fazendo com que os navios eventualmente colidir."

Por que a necessidade EUA a China?

As divisões entre os países do G-20 são inevitáveis, como o mundo se move lentamente para a recuperação, segundo analistas.

Onde está Obama na Ásia hoje?

EUA e do mundo em G-20

TEMAS RELACIONADOS

Nações G20 Industrial

"De certa forma, as cúpulas do ano passado foram um pouco mais fácil na medida em que houve uma convergência de interesses. O mundo estava à beira de um colapso, pois as expectativas e os incentivos de vários líderes estavam alinhados", disse Domenico Lombardi, um membro sênior do Brookings Institution.

"Agora estamos em uma situação completamente diferente, onde a economia global se estabilizou. Mas a recuperação ainda é frágil, ainda desigual, por isso há atitudes diferentes sobre como lidar com isso", disse Lombardi, da sede em Washington "think tank".

O G-20 funciona melhor em uma crise, disse John Kirton, co-diretor do G-20, Grupo de Pesquisa da Universidade de Toronto.

"As cúpulas fez um ótimo trabalho durante a Grande Recessão. É por isso que Washington, Londres e Pittsburgh fez bem. A cúpula Toronto [em junho] foi eletrizado pela crise da Grécia", disse Kirton.

"Agora, no momento, não existe uma crise semelhante à aguda", disse Kirton. "Está de volta a um tipo de negócio como de costume e estes diversos países não cooperar."

O temor é de que em Seul uma reunião de cúpula sem resultados credíveis, poderia minar a eficácia das futuras reuniões.

"A ansiedade entre os coreanos e de outras nações emergentes são de que o G-20 pode não durar", disse Avinash Persaud, presidente do Intelligence Capital, que participou recentemente do G-20 reuniões vice-ministro das Finanças. "Não está claro que é um grupo de sucesso em funcionamento."

A maior parte do trabalho pesado para esta cimeira do G-20 foi realizada no mês passado na reunião dos ministros das finanças, onde os representantes hash a um acordo que dá economias emergentes melhor representação no conselho do Fundo Monetário Internacional. Ainda indescritível, porém, são alvos da empresa nos superávits ou déficits em conta corrente destinada a aliviar os desequilíbrios comerciais.

"Eu não estou à procura de qualquer acordo substantivo que vai mudar a política", disse Daniel Gros, diretor do Centre for European Policy Studies, em Bruxelas, na Bélgica.

"Deixe-os ir embora salvar a face. O principal objetivo é entender quais as forças motrizes são verdadeiras", disse Gros. "Os EUA vai embora sabendo que os chineses não são demoníacos, eles estão apenas preocupados com o modelo de crescimento chinês entender que os EUA não fizeram QE2 ferir suas economias Isso seria útil para acalmar as águas..."



Nenhum comentário: